Assinar

Machina completa cinco anos com performance sob medida

Buscar

Machina completa cinco anos com performance sob medida

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Machina completa cinco anos com performance sob medida

Agência de growth investe em soluções personalizadas, estrutura modular, equipe sênior e atuação consultiva para acelerar o crescimento de marcas


7 de abril de 2025 - 0h00

Prestes a completar cinco anos de atuação no segundo semestre de 2025, a Machina, agência especializada em marketing de performance e soluções de growth, consolida seu espaço no mercado de comunicação ao investir em um modelo de negócios centrado na personalização e consultoria estratégica. A empresa, fundada por Allan Guedes e Gabriel Moraes, é parceira de crescimento para marcas que buscam soluções sob medida, como Michelin Sascar, Too Seguros, Tibi (do grupo BTG), Astrazeneca, Moderna e OMeuChip.

O foco em entregas individualizadas tem gerado relações duradouras: em média, cada parceria com a Machina se estende por dois anos e meio. Para Guedes, coCEO e chief business officer, o segredo está na profundidade do envolvimento com cada cliente. “Abrimos gavetas do cliente, no bom sentido, porque não somos uma agência fast food. Somos uma agência hamburgueria artesanal. De uma forma consultiva, damos os melhores direcionais para o cliente, sem produtos de prateleira. Vamos desde a operação de mídia até a conversa com o vendedor para entender a dor e ajustar as campanhas”, afirma.

Allan Guedes e Gabriel Moraes (esq. à dir.) fundaram a Machina com o objetivo de impulsionar os resultados de anunciantes

Allan Guedes e Gabriel Moraes (esq. à dir.) fundaram a Machina com o objetivo de impulsionar os resultados de anunciantes

Estrutura modular e equipe sênior

Na Machina, a personalização não é apenas um diferencial – é o centro da proposta de valor. A agência descarta abordagens automatizadas ou soluções genéricas, preferindo investigar a fundo cada etapa da jornada entre marca e consumidor. O objetivo é identificar pontos de fricção, ineficiências e oportunidades reais de otimização. Esse modelo exige um nível elevado de especialização e flexibilidade. Por isso, a estrutura da Machina funciona de forma modular: a cada novo projeto, a agência monta equipes com profissionais sêniores específicos para a demanda da conta. A empresa opera com núcleos consolidados em mídia de performance, Search Engine Optimization (SEO), redes sociais, Customer Relationship Management (CRM), tecnologia e desenvolvimento, o que garante uma operação multidisciplinar e integrada.

“A Machina nasceu com veia de performance, mas evoluímos para outras áreas à medida que nossos clientes precisavam de soluções mais completas”, afirma Moraes, coCEO e chief media officer. “Nosso diferencial está no nível de atenção que oferecemos. Com uma equipe sênior, entregamos um nível superior a um valor competitivo – sempre trabalhando com poucos e bons anunciantes”. Segundo os fundadores, o futuro da agência está em continuar atraindo marcas com um tíquete médio elevado, com desafios complexos e que busquem parceiros de comunicação capazes de uma entrega ágil e próxima.

Machina impulsiona marcas com estratégias sob medida
De agência in-house à conquista de novos mercados, cases com Michelin Sascar, Too Seguros e setor hospitalar mostram como a empresa transforma dados em valor de negócio

A partir de uma abordagem centrada na personalização profunda, a Machina está desenvolvendo estratégias de crescimento sob medida para marcas de diferentes segmentos, com foco em resultados tangíveis e de longo prazo. Entre os principais cases, estão Michelin Sascar e Too Seguros, que ilustram como a agência vai além da comunicação tradicional para atuar na estruturação de processos, geração de inteligência de dados e criação de soluções adaptadas às necessidades de cada cliente.

Para a líder de fabricação e comercialização de pneus, serviços e experiências, a Machina atua desde 2023 com foco na integração de sistemas e coleta estruturada de dados dos clientes, o que possibilita a geração de insights estratégicos para orientar ações de comunicação. A operação levou à ampliação do escopo e à criação de uma agência in-house no escritório da marca, na Grande São Paulo. Já com a Too Seguros, a agência desenhou uma operação digital voltada ao segmento business to business (B2B). A estratégia ajudou a posicionar a empresa como a segunda maior fornecedora de seguros habitacionais do País em número de contratos.

Outro case de sucesso envolveu uma fabricante de equipamentos hospitalares. A partir de uma análise minuciosa de canais de atendimento, a Machina identificou um público que não era contemplado na estratégia da marca: consultórios médicos de alto padrão. A empresa, que focava exclusivamente em hospitais, passou a direcionar investimentos para esse novo segmento, com apoio de uma equipe de comunicação dedicada. Em apenas um ano, a frente gerou um incremento de R$ 1 milhão no faturamento.

Know-how e visão de futuro

O conhecimento de mercado dos sócios é um dos pilares da agência. Allan Guedes traz passagens por agências como R/GA, DPZ&T, New Vegas e i-Cherry, enquanto Gabriel Moraes vem do universo de tecnologia e performance, com experiência em empresas como Google, PósClique e ClearSale.

A dupla fundou a Machina com a proposta de atuar como uma extensão das equipes de seus clientes, criando o conceito que batizaram de “partner beyond”. “Queremos trabalhar com marcas que realmente aproveitem o potencial que a Machina oferece. Sabemos montar projetos avançados, enfrentar grandes desafios e entregar valor real para os negócios”, resume Moraes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também