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O poder do funil completo por trás do crescimento do streaming no Brasil
A TV por streaming deixou de ser uma construtora de marca para se tornar uma solução de funil completo
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A TV por streaming deixou de ser uma construtora de marca para se tornar uma solução de funil completo
Durante anos, a publicidade na TV foi sinônimo de conscientização em massa: amplo alcance com atribuição limitada na parte inferior do funil. Isso não é mais assim, e não porque a TV tenha perdido seu poder de construção de marca, mas porque as plataformas de streaming transformaram a TV em um canal de desempenho de funil completo que promove descoberta de marca, engajamento e ação.
Em nenhum outro lugar essa mudança ficou mais evidente do que no Brasil, onde a influência do streaming continua crescendo. De acordo com “Por que plataformas de TV por streaming são um investimento indispensável”, a mais recente pesquisa da Magnite, o Brasil tem 86 milhões de espectadores de TV por streaming — dos quais 69 milhões são expostos a conteúdo com anúncios —, levando os anunciantes a tornar a TV por streaming um pilar fundamental de suas estratégias de mídia. A convergência da adoção de smart TVs, conteúdo premium e direcionamento orientado por dados está transformando o streaming em uma das plataformas de publicidade mais poderosas do Brasil.
Segue um olhar mais aprofundado dos principais fatores que impulsionam a dominância do modelo de streaming no Brasil e como as marcas podem aproveitar esse impacto de funil completo para promover resultados mensuráveis.
O panorama de televisão do Brasil passa por uma profunda mudança, e as plataformas de TV por streaming estão superando rapidamente a TV por assinatura tradicional nas residências. Enquanto isso, o uso de TV por assinatura segue em declínio: os 12,3 milhões de assinaturas registrados em setembro de 2023 representam uma queda de 15,1% no comparativo anual. Essa transformação é impulsionada pelo crescimento de smart TVs, presentes hoje em 77% das residências conectadas.
A TV por streaming oferece conteúdo profissionalmente produzido e de longa duração em Smart TVs e dispositivos conectados, proporcionando maior lembrança de anúncios e confiança. Já as plataformas de compartilhamento de vídeos (VSPs) apresentam vídeos curtos gerados pelos usuários, geralmente consumidos em dispositivos móveis, com menor engajamento e eficácia publicitária.
Streaming TV vs. VSP
A aceleração na adoção de smart TVs cria um caminho direto da conscientização para a conversão ao permitir que os consumidores interajam com conteúdo premium ao longo de todo o funil. Essa transformação cria novas oportunidades para anunciantes: a capacidade de fazer remarketing para os consumidores no mesmo dispositivo em que viram um anúncio pela primeira vez, aproveitar o engajamento elevado para ter mais precisão na segmentação e na medição, e unir construção de marca e marketing de desempenho, o que possibilita campanhas de resposta direta mais eficazes.
O impacto dessa transformação já é evidente. Em julho passado, o conteúdo transmitido por plataformas de streaming representou 30,7% do uso de TV no Brasil, o que reforça uma mudança de longo prazo nos hábitos de visualização. Sem apresentar nenhum sinal de redução no ritmo, o crescimento contínuo do modelo de streaming apresenta uma oportunidade poderosa para anunciantes digitais que buscam alcançar audiências engajadas e de alto valor em escala e promover a ação.
Em publicidade, confiança é mais que um ativo de marca: é uma promotora de desempenho. Quando a audiência confia nas marcas as quais é exposta, tende a se engajar, lembrar e agir mais. Diferentemente da natureza imprevisível do conteúdo gerado por usuários, as plataformas de TV por streaming oferecem um ambiente premium e produzido de forma profissional que mantém a atenção dos consumidores, e isso faz toda a diferença.
Gráfico
De acordo com a pesquisa da Magnite, 82% dos espectadores brasileiros afirmam confiar nas marcas anunciadas em plataformas de streaming, superando em muito outros ambientes de vídeo digital. Além disso, 83% concordam que ver anúncios em plataformas de TV por streaming dá mais credibilidade às marcas. Ao mesmo tempo, as plataformas de TV por streaming têm um recall não assistido 19% superior ao de plataformas de compartilhamento de vídeo, o que as torna mais memoráveis e impactantes. Essa taxa de recall é ainda maior do que a observada em outros mercados, destacando o forte engajamento do Brasil com conteúdo premium de streaming.
Para anunciantes, um ambiente publicitário confiável aumenta a percepção e promove o comportamento dos consumidores. Quando um anúncio é considerado um conteúdo de alta qualidade e seguro para a marca, ele proporciona mais credibilidade, engajamento mais intenso e maior probabilidade de conversão.
Para além da conscientização, o modelo de TV por streaming já comprovou ser um poderoso promotor de engajamento e intenção de compra dos consumidores no Brasil. Enquanto a TV tradicional esteve historicamente associada ao branding de topo de funil, as plataformas de TV por streaming exercem impacto em cada etapa da jornada dos consumidores.
A conscientização de topo de funil segue presente: no Brasil, 62% dos espectadores descobrem novas marcas por meio de anúncios em plataformas de TV por streaming, e 49% passam a ter uma opinião mais positiva sobre uma marca depois de assistir a um anúncio. No entanto, essa construção de marca está sendo transferida agora para a ação da parte inferior do funil.
Na mesma linha, a pesquisa da Magnite demonstra que:
Essa mudança apresenta uma grande oportunidade para as marcas irem além da conscientização ampla e gerarem resultados tangíveis. Com o uso de mensagens sequenciais, as marcas podem orientar os consumidores em cada etapa de suas jornadas e reforçar a conscientização com acompanhamentos concentrados que levam à ação.
As marcas se mantêm em destaque ao engajar espectadores com ofertas, promoções ou chamadas à ação relevantes. Ao mesmo tempo, métricas de desempenho em tempo real possibilitam que os anunciantes ajustem minuciosamente suas mensagens e conteúdo criativo para gerar máximo impacto.
“Jornada do consumidor”
Uma grande vantagem do modelo de TV por streaming sobre a televisão tradicional é sua capacidade de proporcionar insights mensuráveis e orientados por dados. A TV conectada em geral e a TV por streaming ainda estão amadurecendo em matéria de medição, mas os avanços tecnológicos estão fechando a lacuna, oferecendo aos anunciantes uma visão mais clara da jornada da audiência, da exposição ao anúncio à pesquisa e à compra. Com os recursos da smart TV e modelos de atribuição mais avançados, as marcas podem monitorar parâmetros de viewability, engajamento e conversão de formas que a TV linear não permite.
Ao mesmo tempo, os recursos programáticos e a segmentação de audiência possibilitam que os anunciantes ajustem suas estratégias de modo detalhado em tempo real. Ao utilizar a automação e insights aprimorados por inteligência artificial, as marcas podem assegurar que cada impressão alcance a audiência certa com a mensagem certa, maximizando assim a eficiência e o retorno sobre o investimento.
Todos esses avanços apontam para o fato de que as plataformas de TV por streaming já não são canais baseados em impressão, mas orientados por desempenho. Os anunciantes podem ir além do alcance abrangente e colocar o foco em resultados concretos, tornando o streaming um componente essencial de estratégias de marketing modernas no panorama digital em rápida evolução do Brasil.
As previsões apontam que a visualização e a receita de plataformas de TV por streaming apresentarão um crescimento constante até 2029, e a oportunidade para os anunciantes é muito clara. A adoção de smart TVs, conteúdo premium e recursos programáticos estão convergindo para tornar o streaming um dos canais mais eficazes e mensuráveis do mercado brasileiro.
Para marcas que buscam maximizar seu impacto, este é o momento certo para reavaliar o papel nas plataformas de TV por streaming em seu composto de mídia. Aquelas que ultrapassarem as métricas tradicionais de alcance e adotarem plenamente a abordagem de funil completo e orientada por dados do modelo de streaming estarão mais bem posicionadas para ter sucesso no panorama de TV e vídeo em rápida evolução do Brasil.
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