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Reels: conteúdo que gera conexão e estimula negócios

Formato de vídeos curtos ajuda marcas a se conectarem com suas audiências no contexto de momentos culturais relevantes


30 de março de 2023 - 0h00

Mais de 140 bilhões: esse é o número de vezes que usuários de Instagram e Facebook, em todo o mundo, dão o play em um vídeo curto, ou Reels, nos aplicativos da Meta, todos os dias. O formato, que a cada dia ganha mais relevância nas plataformas sociais, permite que o público compartilhe e descubra conteúdo relevante de maneira rápida e imersiva, ao mesmo tempo em que possibilita que as marcas se conectem com tendências culturais emergentes e conversem com o seu consumidor de forma autêntica e genuína.

“Os vídeos curtos vem tornando-se uma parte cada vez maior de como as pessoas consomem conteúdo. Somente do último ano pra cá, as reproduções de Reels no Facebook e Instagram mais que dobraram. É uma maneira de compartilhar e descobrir o conteúdo relevante de maneira rápida, imersiva e divertida. E a Meta está posicionada de forma única para ajudar as marcas a encontrar a melhor maneira de criar essa conexão com sua audiência — seja com foco em Reels ou em uma estratégia integrada com recursos de outros aplicativos, como o WhatsApp”, afirma Laura Chiavone, diretora de agências da Meta no Brasil.

Formato de vídeos curtos vem ganhando cada vez mais relevância no Instagram e Facebook

Formato de vídeos curtos vem ganhando cada vez mais relevância no Instagram e Facebook

Criadores inspiram decisão de compra
A Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, conta com soluções de vídeo que ajudam marcas a contar histórias ao longo da jornada do consumidor, em diversos formatos e durações. No caso de Reels, o Brasil está entre os países que mais produzem vídeos no formato, graças ao ecossistema local criativo e vibrante de criadores. O engajamento que resulta de toda essa geração de conteúdo vai muito além do post: 1 bilhão de Reels são compartilhados, diariamente, por mensagens no Instagram, segundo dados da empresa.

“Os criadores alimentam o ecossistema de Reels e estão redefinindo a dinâmica cultural no mundo dos negócios. Entregar conteúdo em Reels em parceria com criadores permite que as marcas não só capturem tendências em tempo real, mas também inspirem decisões de consumo”, afirma Laura.

Uma pesquisa recente encomendada pela Meta e realizada pela Ipsos revelou que, no Brasil, 56% dos consumidores jovens querem seguir um negócio para se inspirar e descobrir novos produtos, enquanto 60% querem comprar diretamente do criador de forma descomplicada — um dado que mostra como criadores ajudam negócios a construir relacionamentos, já que estabelecem vínculos de confiança com a sua audiência.

Lacta e Magalu: Reels como ferramenta de engajamento e conexão
No ano passado, a Lacta uniu-se à Meta para desenvolver a campanha “Nosso Ano Num Zap”, no WhatsApp, com o objetivo de compilar em um Reels uma retrospectiva das relações nutridas durante o ano — que podia ser compartilhada tanto no aplicativo de mensagens quanto no Instagram. A plataforma trazia um chatbot para conversar com o usuário, buscar informações simples e reunir fotos e vídeos, que eram transformados automaticamente em um Reels. Como resultado, mais de 112 mil vídeos curtos foram criados pelos usuários e a ação tornou-se, organicamente, um Trending Topic no Twitter, com 99% de sentimento positivo nas plataformas sociais.

O Magalu também tem utilizado de forma frequente o formato de vídeos curtos para alavancar suas campanhas nas plataformas da Meta – explorando a combinação de Reels e parcerias com criadores não apenas para capturar tendências e estabelecer uma comunicação mais próxima da marca com o público, mas também encontrando maneiras de, a partir disso, transformar essas conexões em oportunidades de negócio. Aline Izo, gerente de redes sociais do Magalu, afirma: “Reels oferece um universo de possibilidades, tanto para o profissional que trabalha com redes sociais e criatividade, quanto para os criadores de conteúdo, que têm um papel fundamental de traduzir os objetivos de negócios das marcas para as pessoas”.

Ecossistema de soluções para gerar mais negócios

Empresas de todos os tamanhos estão procurando maneiras de superar os desafios da indústria — como a perda de sinais, que leva a uma maior dificuldade de chegar ao seu público-alvo –, além de acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, que acontecem de forma cada vez mais acelerada. Nesse cenário, o ecossistema de soluções oferecido pela Meta alia a capacidade de criar conexões nas plataformas em que as pessoas já passam o seu tempo com ferramentas que trazem eficiência e apoiam resultados de negócios.

De soluções de performance para campanhas baseadas em AI às crescentes soluções de vídeo, em especial Reels, e mensageria de negócios, o ecossistema da Meta trabalha para que os negócios dos parceiros, marcas e agências prosperem em todas as etapas da jornada do consumidor, desde a descoberta de um produto à conversão de compra. Na apresentação do balanço do quarto trimestre de 2022, a empresa destacou que os investimentos em inteligência artificial e aprendizagem de máquina resultaram em 20% mais conversões para os anunciantes no último trimestre de 2022, em comparação ao ano anterior.

Utilizadas de forma integrada ou individual, essas soluções apoiam o crescimento dos negócios de forma rentável, criativa, com economia de tempo e alto retorno sobre o investimento, aliando performance a oportunidades de conexão com quase metade da população mundial de diferentes maneiras. O número de pessoas usando as plataformas da Meta é o maior de todos os tempos: são mais de 3,7 bilhões de pessoas no mundo conectadas por meio do Facebook, Instagram e WhatsApp. No Facebook, são 2 bilhões de usuários ativos diários e quase 3 bilhões mensais — e, no Brasil, um mercado-chave para a Meta, o número de usuários ativos mensais é de 138 milhões.

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