27 de março de 2017 - 10h48
Fruto da fusão entre a TAM e a LAN Airlines do Chile, a LATAM Airlines tornou-se uma das maiores companhias aéreas do mundo em valor de mercado e em conexões da malha aérea, fornecendo serviços a passageiros em aproximadamente 138 destinos em 25 países.
A Graphene, uma agência do Grupo Interpublic criada exclusivamente para atender a conta no mundo todo, com escritórios no Brasil e no Chile, levou a sério o desafio de construir uma estratégia focada em superioridade de performance.
“Precisamos assegurar que nossos clientes consigam nos encontrar sempre que fizerem uma busca relacionada a viagens”, diz Javier Morales Muñoz, gerente de performance marketing para e-business do LATAM Airlines Group.
A agência havia observado o Bing Ads sendo usado nos EUA com resultados positivos, e deu início a testes em mercados importantes como Argentina e Chile, antes de distribuí-lo com êxito em toda a região. “Hoje o Bing está dentro da nossa programação por mérito próprio”, diz André França, Diretor de Mídia da Graphene Brasil. “Na verdade, é porque dá resultado“ completa.
A chave foi não fazer todas as apostas em um único mecanismo de busca. Cada plataforma oferece características que podem ser valiosas para a empresa. “É importante estar no Bing Ads para alcançar os usuários que preferem este mecanismo de busca e que apresentam intenção de compra”, relata Pablo Contreras, Diretor de Contas Digitais da Graphene no Chile.
O Bing Ads também apresentou vantagens por sua flexibilidade, seu conjunto de recursos e controle avançado, para ajudar a LATAM a alcançar seu público-alvo:
Os resultados não param por aí. “Com o Bing, a gente já conseguiu uma melhora mês a mês de quase 50% do faturamento e de 30% do custo por venda”, destaca Deborah Pecsi, supervisora de mídia performance da Graphene Brasil. “Isso tudo conseguindo pagar mais barato por clique.” Algumas palavras-chave, por exemplo, acabaram tendo CPCs 50% menores que em outras plataformas de busca, com o mesmo nível de conversão.
Com o crescimento observado e as ferramentas usadas até agora, a LATAM espera que esse relacionamento continue prosperando. “O Bing oferece inúmeras alternativas e soluções estratégicas para garantir que, sempre que nossos clientes precisarem de algo, especialmente neste cenário complexo e supercompetitivo, consigamos atendê-los imediatamente”, diz Morales Muñoz. “Sem dúvidas, esse é um dos caminhos para uma estratégia sólida e robusta, que nos proporciona eficiência de custos e um grande retorno.”