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Mude leva Wellness Media para todo o país
Especializada em mídia atrelada à saúde e bem-estar, empresa conecta marcas a mais de 18 milhões de pessoas por semana e amplia atuação no Nordeste e Distrito Federal
APRESENTA
Especializada em mídia atrelada à saúde e bem-estar, empresa conecta marcas a mais de 18 milhões de pessoas por semana e amplia atuação no Nordeste e Distrito Federal
Elevar a conscientização sobre a importância da atividade física e promover a utilização consciente dos espaços públicos ao mesmo tempo em que conecta as marcas junto ao público-alvo. Essa é a base de atuação da Mude, empresa especializada em mídia out-of-home (OOH), cujo diferencial é atrelar as ações realizadas pelos anunciantes a espaços voltados à saúde e bem-estar, agregando, assim, valor às campanhas — em um segmento que movimentou R$ 2,5 bilhões em 2023, segundo levantamento do Cenp-Meios.
A empresa atua nas principais capitais brasileiras, integrando estações de exercício, academias ao ar livre e aulas coletivas a espaços públicos, como na orla das praias e praças. Dessa forma, cria oportunidades para as marcas se conectarem às pessoas ao mesmo tempo em que usufruem dos equipamentos, para realizar atividades físicas.
Fundada no Rio de Janeiro, onde mantém forte atuação, a Mude tem expandido rapidamente pelo País, principalmente em cidades do Nordeste. Atualmente, a empresa está presente em 15 cidades — além da capital fluminense, estão entre essas praças São Paulo, Brasília, Florianópolis, Goiânia, Maceió, Recife e, mais recentemente, Fortaleza.
“Por meio de estações de exercício, academias ao ar livre e aulas coletivas, a Mude cria oportunidades para as marcas se sobressaírem em meio à cidade”, afirma Sandro Moretti, Chief Sales Officer & Partner da companhia, que ressalta a segmentação possibilitada pela plataforma. “Nossa tecnologia permite entregar ações geolocalizadas, atreladas a previsão do tempo, e campanhas via programática. Temos sensor de fluxo, o que aumenta a precisão de nossos dados”, diz.
Com propósito nobre e inovação em seu DNA, a Mude consegue impactar mais de 18 milhões de pessoas por semana, e conta com mais de cem clientes ativos, dos mais diversos setores da economia, de fabricantes de bebidas a empresas de tecnologia.
Uma das principais anunciantes é a Exame Medicina Diagnóstica, da rede Dasa, no Distrito Federal, que aproveita as características da Mude em aliar mídia e atividade física para divulgar seus serviços. “Sempre tivemos como missão promover e garantir a saúde e o bem-estar da comunidade. Reconhecemos que a prática regular de exercícios físicos é parte determinante para prevenir doenças, conferindo uma vida saudável ao cidadão. Ao investir na instalação de equipamentos de ginástica ao ar livre, com a supervisão de profissionais qualificados, queremos proporcionar à população uma alternativa acessível e de qualidade para a prática das mais diversas atividades físicas”, afirma Juliana Wolff, Superintendente Regional DASA na região Centro-Oeste.
Maior relevância, melhores conexões
Conheça os quatro serviços pelos quais a Mude gera relevância para as marcas junto ao público
Estações de exercícios
Impactam os usuários que se exercitam nos equipamentos instalados pelas cidades e proporcionam ampla cobertura para as marcas.
Academias patrocinadas
Espaços voltados à musculação, com educador físico e aulas coletivas diárias gratuitas e gerenciadas a partir do aplicativo Mude – Yoga e Fitness.
Brand Experience
Aulas coletivas, em mais de 20 modalidades, que abrangem comunicação visual customizada e diferentes tipos de ativações para os patrocinadores.
Aplicativo
Ponto de partida na interação para ações de Brand Experience e reservas nas academias, oferece aulas gravadas e conteúdos exclusivos, com exposição de marca na tela.
A expansão da Mude no mercado passa a beneficiar os moradores de Fortaleza, que agora têm 30 estações para realizarem exercícios físicos, ao longo da orla da cidade. A chegada à capital do Ceará conta com o Mercado Livre com a cota fundadora. Além da empresa de comércio eletrônico, a Secretaria de Esportes de Fortaleza também apoia a iniciativa, para a instalação de uma academia ao ar livre, que conta com uma sala de musculação e espaço para atividades em grupo.
“A Mude chegou a Fortaleza em maio deste ano. Depois de uma série de benfeitorias na orla, a cidade agora incentiva a prática esportiva. Através de estações de exercício, academias, aulas coletivas e o aplicativo Mude – Yoga e Fitness, estamos levando estrutura e orientação profissional, de forma gratuita para toda população”, explica Moretti.
O Mercado Livre é o principal anunciante da plataforma Mude na capital cearense, com exposição da marca em 60 faces de mídia. Cesar Hiraoka, Diretor de Marketing do Mercado Livre, aponta a presença nos equipamentos como uma iniciativa inovadora. “Nosso aumento de investimento em Fortaleza representa um passo estratégico, que reforça a presença da marca em uma região crucial para o Mercado Livre. Por meio dos projetos que conduzimos junto à Mude, estamos comprometidos não apenas em nos aproximarmos dos consumidores por meio de comunicações inovadoras, mas também em aprimorar a experiência de compra na região”, afirma.
“As estações de exercícios fazem parte da jornada de muitas pessoas. Patrocinar e cuidar desse mobiliário é uma forma de se conectar com a população local, e, de quebra, termos um espaço de mídia qualificado, que aumenta a presença de marca nessa região tão importante para o Mercado Livre”, diz o Head of Media & Effectiveness da agência GUT, Douglas Silveira. “Expandir a parceria com a Mude para o Nordeste reforça o compromisso da empresa em ajudar no desenvolvimento do negócio e da região”.
A presença em Fortaleza é mais um passo da Mude em sua estratégia de expansão no Nordeste. Na região, a empresa também opera em Recife (PE), com ampla cobertura na orla de Boa Viagem. São 128 estações instaladas e um total de 219 faces de mídia OOH, além de brand experience com mais de 20 academias espalhadas pela cidade. Já em Maceió, capital de Alagoas, são oito estações instaladas e um total de 16 faces para exposição de marcas.
Alinhada à missão da companhia em beneficiar as pessoas ao integrar mídia OOH com saúde e bem-estar, a atuação no Nordeste ocorre onde há prática insuficiente de atividade física: em Fortaleza, este índice chega a 41,3% da população; em Recife são 35,4%; em Maceió, 32,9%. Os equipamentos instalados visam reverter esses resultados e auxiliar nas metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, de aumentar a prevalência de atividade física no lazer em 30% até 2030.
Equipamentos aumentam conscientização sobre qualidade de vida
Academia ao ar livre, de maneira gratuita, é um convite para as pessoas se exercitarem e agrega valor à mídia
As características de atuação da Mude, de ser uma empresa de mídia que proporciona às pessoas a oportunidade de realizarem atividade física de maneira gratuita, não só agregam valor às marcas expostas nos equipamentos, como também prestam um importante serviço de conscientização sobre qualidade de vida.
“Por se tratar de uma alternativa gratuita, acessível e inclusiva para a atividade física, a academia ao ar livre da Mude é um valioso recurso para a melhoria da qualidade de vida da população”, diz Giselle Felix, Chief Wellness Officer da Mude.
Dessa forma, os equipamentos instalados pela empresa pelas cidades se tornam uma estratégia eficaz de combate ao sedentarismo, especialmente em locais onde o acesso a infraestruturas de esporte e lazer é limitado.
As estações comportam até 6 usuários simultâneos. Nos equipamentos, podem ser realizados mais de 60 tipos de exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos. A instalação é realizada de maneira simples e sem interferências no solo ou piso. As estações contam, ainda, com uma base autonivelante, que permite ser colocada em qualquer tipo de terreno, inclusive na areia da praia.
Outro diferencial é a estrutura de aço-inox polido, resistente à ação do tempo e maresia. Os equipamentos são próprios para utilização ao ar livre, já que não absorvem o calor, possibilitando, assim, que as pessoas se exercitem a qualquer hora do dia.
Essas características dos locais voltados a exercícios físicos impactam também nos anunciantes que investem na mídia. “As marcas entram em um contexto de saúde, uma vez que estão junto a uma robusta estação de exercício de aço inox”, afirma o Chief Sales Officer & Partner da Mude, ressaltando a maneira como as peças são exibidas ao público. “A plataforma da Mude é, de fato, diferente. No que tange a mídia, é um mobiliário urbano com entrega única, já que todos os painéis são frontais ao fluxo,com dois metros de altura, alta resolução, estão em pontos com grande circulação e a população percebe como um benefício”, diz Moretti.
Do ar livre ao digital
Além das estações e academias, a Mude também consegue impactar o público por meio digital, com o aplicativo Mude – Yoga e Fitness, que conta com 623 mil downloads e 470 mil usuários cadastrados. Na plataforma, a empresa oferece informações de como treinar nas estações de exercícios espalhadas pelas cidades e reservas para as ações de brand experience.
Através da base de dados, a marca patrocinadora consegue saber o público que frequenta as aulas e quantas pessoas estão sendo beneficiadas, além de gerenciar um fluxo de e-mail marketing segmentado, entre outras iniciativas. O aplicativo também permite comunicação das marcas em banners de abertura, verticais e horizontais, que podem levar direto para o site da marca ou para aulas.
Outra novidade da Mude é a instalação de uma academia com novo design em Brasília, para oferecer os serviços de brand experience no Parque da Cidade. O local, que conta com patrocínio da Exame Medicina Diagnóstica, da rede Dasa, e da BlueFit, proporcionará à população aulas gratuitas de diversas modalidades, além de uma sala completa com equipamentos de musculação. Na capital federal, a empresa já atua com mais de 30 estações, abrangendo 87 faces de mídia.
“A escolha do Parque da Cidade para esse projeto garante um local de fácil acesso para muitos, permitindo que pessoas de todas as idades e condições sociais possam se beneficiar. Tenho certeza que estamos contribuindo não apenas para a saúde individual, mas também para o bem-estar coletivo da comunidade do Distrito Federal que sempre nos acolheu”, diz a Superintendente Regional da DASA na região Centro-Oeste. Outras academias já em funcionamento estão em São Paulo, Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (em Ipanema).
Devido à sua atuação com mídia voltada à saúde e bem-estar, a Mude ganhou o prêmio de mais inovadora do Brasil no Desafio RD Eretz.bio de 2021. A parceria entre a incubadora de startups do Hospital Albert Einstein e a rede de farmácias Raia Drogasil reconhece empresas que contribuem para a prática de exercícios físicos e a melhora do sono, da saúde mental e da alimentação dos cidadãos.
Com esse diferencial, a Mude faz planos para levar os equipamentos para novas localidades pelo País. “Por ser uma plataforma única, a expansão se dá em algumas frentes, sempre em linha com o propósito de levar saúde para as pessoas. Entre as frentes de crescimento estão a presença das estações de exercício em outras cidades, o aumento do número de academias patrocinadas e o aumento de aulas coletivas e ativações, tudo passando pelo nosso aplicativo”, aponta Moretti.
Plataforma permite ações diversificadas
Rio Academia YoPRO 2024
Com 25 anos de história nas areias de Ipanema, o projeto Rio Academia é considerado a ativação de brand experience de saúde mais longa do Brasil. Neste ano, a parceria ocorre com a YoPRO, marca de bebidas proteicas da Danone, como patrocinadora oficial. São mais de 1.900 aulas gratuitas realizadas, em 28 modalidades, que vão desde yoga e fit dance a beach cycle, futevôlei e slackline, além de musculação. Chamando a atenção de quem passa pela praia de Ipanema, devido à sua arquitetura integrada ao espaço público, a academia recebeu 1.400 novos usuários no aplicativo da Mude. Os agendamentos corresponderam a 53% das aulas, beneficiando mais de três mil pessoas ao longo do projeto.
Vivo
A Vivo exibe suas campanhas publicitárias por meio da mídia disponibilizada pela Mude, cobrindo mais de 100 quilômetros das praias pelo Brasil. As estações ficam em pontos estratégicos e próximas a locais de grandes eventos, além de se integrarem à jornada de bem-estar dos usuários, chegando a 420 milhões de impactos mensais. A marca ainda patrocinou mais de 200 ações de brand experience com yoga, vôlei de praia e cross training. As aulas oferecidas pela Vivo possuem 80% de agendamento pelo aplicativo da Mude — mais de mil pessoas já foram beneficiadas.
Saiba mais sobre a Mude
Assista à entrevista com Sandro Moretti, Chief Sales Officer & Partner da Mude.
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