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Acelerando negócios no universo do marketing de influência

Pioneira no segmento, Mynd preza pela inovação e diversidade, e aposta na cocriação para elevar a eficiência das campanhas entre marcas e influenciadores


7 de agosto de 2023 - 0h00

O marketing de influência cresceu exponencialmente nos últimos anos, em meio à digitalização do mercado e a presença dos usuários no ambiente online.

Em 2023, os investimentos globais no segmento devem ultrapassar os US$ 21 bilhões, número 29% maior do que o do ano passado (US$ 16,4 bilhões), segundo levantamento da empresa dinamarquesa Influencer Marketing Hub — que entrevistou 3.500 pessoas, entre colaboradores de agências de propaganda e anunciantes, e influenciadores e criadores de conteúdo. Em 2016, esse montante era de apenas US$ 1,7 bilhão.

Em parceria com a Mynd, o ator e cantor Tiago Abravanel apresentou a conta digital banQi aos seus seguidore

Em parceria com a Mynd, o ator e cantor Tiago Abravanel apresentou a conta digital banQi aos seus seguidores

Heterogeneidade entrega ações plurais
Há 12 anos, o crescimento do setor de influência é acompanhado pela Mynd, líder do mercado no Brasil. A empresa conta com mais de 350 funcionários — deste número, 45 integram a área comercial — e um casting com mais de 400 artistas e influenciadores.

“Estruturamos a agência de uma maneira eficiente, capaz de prestar suporte ágil e perspicaz em todas as suas frentes de atuação, com um olhar ampliado sobre as campanhas e marcas”, afirma Fátima Pissara, fundadora e chief executive officer (CEO) da Mynd.

Um dos objetivos desde a concepção da companhia é construir uma empresa representativa e diversa, o que explica, segundo a executiva, o sucesso da Mynd no mercado.

Atualmente, 50% dos colaboradores são pessoas pretas distribuídas em todos os níveis hierárquicos, 65% são mulheres e mais de 70% representam a comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, a equipe abrange diversidade regional, indígenas e pessoas com deficiência.

A heterogeneidade é uma das bases de atuação da empresa. Para que a diversidade e a representatividade estejam em projetos e ações, o primeiro passo é contar, internamente, com pontos de vista plurais. “Os resultados são enormes, porque trabalhamos com pessoas reais, para pessoas reais”, aponta Fátima.

Expansão ao lado de creators abrange modelos de negócios
Pesquisas de mercado e nichos com poucos macro influenciadores apontam oportunidades de crescimento para o marketing de influência

Pioneira no marketing de influência, a Mynd adapta-se constantemente ao mercado devido ao crescimento exponencial que o segmento tem alcançado nos últimos anos. A agência está atenta aos movimentos para aproveitar as oportunidades e manter seu protagonismo nas ações envolvendo influenciadores e marcas.

Para Fátima Pissara, fundadora e CEO da Mynd, os próximos passos podem ocorrer tanto no Brasil quanto no exterior. “Estamos sempre de olho no mercado, seja nacional ou internacional, com o objetivo de entender para onde está se expandindo, seja com produtos, streaming, produção, licenciamento e novas áreas que podem gerar negócios”, afirma, citando que o foco é expandir a presença do influenciador tanto em novos mercados como em modelos de negócios.

O desenvolvimento do marketing de influência no País passa diretamente pelos hábitos dos brasileiros, que estão entre os maiores usuários de redes sociais do mundo — segundo levantamento da Comscore, do ano passado, o Brasil só fica atrás da Índia e Indonésia. “Isso impacta positivamente, pois, quanto mais pessoas conectadas, maior é o consumo de conteúdo nas redes sociais”, diz Carlos Scappini, sócio e COO da Mynd, reforçando que a agência está sempre atenta “às possibilidades de crescimento e inovação”.

Entre as oportunidades, o executivo avalia que ainda há muitos nichos com poucos macro influenciadores, o que aponta para um grande potencial de crescimento do marketing de influência. “Buscamos estar sempre um passo à frente, acompanhando as demandas da sociedade e traçando novas estratégias”, acrescenta.

Carlos Scappini, sócio e COO, Fátima Pissara, fundadora e CEO, e José Cirilo, CMO da Mynd

Carlos Scappini, sócio e COO, Fátima Pissara, fundadora e CEO, e José Cirilo, CMO da Mynd

Cocriação gera resultados e identificação
A atuação da Mynd ganha ainda mais destaque pela relevância do Brasil no mercado global.

Segundo pesquisa da Nielsen realizada entre novembro de 2021 e abril do ano passado, o País ficou em primeiro lugar em número de influenciadores digitais, considerando apenas o Instagram — com 10,5 milhões perfis e pelo menos mil seguidores, cada um. Levando em conta todas as plataformas — Instagram, TikTok e YouTube —, o Brasil ficou atrás dos Estados Unidos.

Neste cenário positivo, a agência encara a cocriação como um fator fundamental para gerar resultados nas ações com marcas e influenciadores. “As marcas precisam entender de uma vez por todas que não existe ninguém que conheça melhor o seu público do que o próprio influenciador. Por isso, ele sempre será a melhor pessoa para dizer o que funciona ou não em suas redes sociais”, diz a chief executive officer da Mynd.

O principal benefício em montar a estratégia de maneira conjunta é a capacidade de otimizar os processos, tornando, assim, as atividades mais precisas e eficientes. “O tempo de resposta torna-se mais rápido, o que para as marcas, que precisam estar cada vez mais atentas ao real time nas redes sociais, é ótimo”, aponta Fátima.

A cocriação também é vista como benéfica junto aos consumidores por gerar uma maior aproximação com as marcas. Ao incluir o ponto de vista do influenciador nas ações, a agência avalia que as histórias contadas se tornam mais reais, reforçando a identificação e fidelidade entre o anunciante e o público-alvo.

Um exemplo é a campanha “Sua vida com um Q a mais”, desenvolvida pela Mynd para o banQi — conta digital das Casas Bahia. O objetivo era gerar engajamento dos internautas ao longo do ano. A primeira fase da ação contou com a participação do ator e cantor Tiago Abravanel, que convocou seus seguidores a conhecer o banQi, suas vantagens e novidades aos clientes.

Ao mesmo tempo, a publicidade nas redes sociais não pode ser vista como um comercial de TV, cujo processo é engessado, segundo a executiva da Mynd. “Precisa ser pensada individualmente. Sabemos que dar espaço para o influenciador opinar e cocriar é a melhor escolha para que a mensagem final alcance o maior número de pessoas”, aponta.

Acelerando as oportunidades para o mercado
Ao atuar junto a uma audiência específica, os influenciadores expandem as oportunidades para o mercado anunciante em duas frentes: na geração de impacto mais segmentado, onde as marcas conseguem conversar diretamente com seu público-alvo; e na realização de ações de novos negócios, direcionada aos seus produtos e serviços. “O marketing de influência reduz os custos que uma marca teria investido em merchandising ou em um espaço publicitário”, avalia José Cirilo, chief marketing officer (CMO) da Mynd. “O influenciador ainda consegue ser mais assertivo, já que possui credibilidade com o público-alvo”, completa.

Em meio à rápida expansão do segmento e maior relevância que os influenciadores têm ganhado na estratégia de comunicação das marcas, a Mynd precisou se adaptar ao longo dos anos com novas frentes de atuação e, hoje, oferece um trabalho 360° com soluções completas ao mercado.

A agência criou, no ano passado, uma área de produtificação de influenciadores, que visa gerar fontes de renda aos criadores de conteúdo para além das redes sociais. Com o objetivo principal de dar longevidade para suas carreiras, o braço de atuação abrange desde o auxílio para o desenvolvimento de uma marca própria ou produto específico até a aproximação junto a startups para iniciarem uma sociedade. “Damos todo o apoio e a orientação necessários para os criadores de conteúdo se posicionarem como aceleradores de novos negócios e terem resultados excepcionais”, afirma o chief marketing officer da Mynd.

No Dia dos Namorados, Thiago Nigro e Maíra Cardi participaram de ação para Chevrolet

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Talentos da Mynd foram destaques no Festival de Cannes

O Brasil conquistou um total de 92 troféus no maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions, na França. Desse número, a Mynd foi a agência com o maior número de talentos em campanhas premiadas. No total, três ações que contaram com a empresa como responsável pela curadoria e gestão de influenciadores receberam Leões.

A principal delas foi “Mais uma Voz”, criada pela Gut para o Mercado Livre e que foi estrelada por Pabllo Vittar. A peça recebeu Ouro e Bronze na categoria Radio & Audio e Prata em Entertainment for Music.

Outra campanha premiada foi “Other MCs”, criada pela Africa em parceria com Soko e Agência Haute para a Heinz. Contou com as participações de Mc Taya e Don Juan. A ação recebeu Bronze em Social & Influencer. Também Bronze na mesma categoria, a campanha “Atura o Baile”, desenvolvida pela Africa Creative e Gana para a Budweiser, teve Kondzilla na trilha sonora, além das participações de Eddy Jr., Julio Beltrão, Fernando Medeiros, Yuri Marçal e Xamã.

Relacionamentos estratégicos e parcerias de sucesso
Para Unilever e CIF, Mynd entrega expertise em tempo real, criatividade e curadoria de influenciadores

CIF realizou uma das primeiras ações de marca no Threads no mundo

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Unilever
Em maio deste ano, a Mynd foi escolhida pela unidade de negócios de Cuidados para a Casa, da Unilever, com o objetivo de “construir conexões genuínas por meio de conversas reais”. Denominado Cleanfluencers, o projeto envolve um movimento com milhares de criadores em uma grande rede de relacionamento, prestação de serviço e entretenimento.

Um exemplo é a CIF. O conteúdo orgânico da consumidora Biatriz Pincelli gerado para a marca chamou a atenção pelo engajamento com diversos depoimentos sobre o produto. Ao ser mapeado pela equipe da agência, a conversa foi amplificada, abrindo novas oportunidades para falar sobre os benefícios de CIF. A ação ganhou tanta força que chegou ao programa Encontro com Patrícia Poeta, da Globo, que conversou ao vivo com Biatriz Pincelli para contar sua história. “Somos especialistas em conectar marcas e creators. Esse projeto dá espaço para cocriação, relacionamento a longo prazo, liberdade criativa e representatividade”, diz Fátima Pissara, fundadora e CEO da Mynd.

Ainda para CIF, foi realizada a primeira campanha digital da marca no Threads, nova rede social da Meta. Contou com os influenciadores Babu Santana, Thelma Assis, Nah Cardoso, Pequena Lo, entre outros. Intitulada #CIFnoThreads, a ideia foi abordar os benefícios de limpeza do produto ao convidar os novos usuários a limpar a nova plataforma, antes do público em geral entrar na rede social. Segundo a Meta, essa foi a primeira ação de marca no Brasil e uma das primeiras no mundo dentro do aplicativo.

Banca digital
A Mynd é responsável pela venda de espaços publicitários nos mais de 40 perfis de entretenimento que compõem a Banca Digital — especializada em construir conversas virais e publicidade orgânica —, alcançando cerca de 80 milhões de seguidores em suas redes sociais. “Cada perfil tem uma redação própria, criando, divulgando e produzindo conteúdo em vários formatos e exclusivo para as necessidades de cada cliente”, aponta a CEO da agência.

Um exemplo foi a ação da General Motors com o influenciador Thiago Nigro, que queria surpreender Maíra Cardi com uma Chevrolet Equinox no Dia dos Namorados. A ação foi amplificada pelos jornalistas Léo Dias e Luiz Bacci, além de contar com 12 perfis da Banca Digital para dar mais capilaridade e alcance. Como resultado, o conteúdo da ação recebeu mais de 1 milhão de curtidas e 210 mil compartilhamentos. E junto com a Banca Digital, as mensagens foram amplificadas e atingiram mais de 29 milhões de impressões.

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