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Ampliando as fronteiras do out-of-home

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Ampliando as fronteiras do out-of-home

Com foco em experiências imersivas, interatividade, novos formatos 3D e soluções de sinalização digital para retail media, NEOOH expande atuação e mantém crescimento acelerado


20 de maio de 2024 - 0h00

A capacidade de games mobilizarem clientes dentro das lojas de telecomunicação, o uso de smartphones como joysticks em parques e a presença de garrafas de bebidas alcoólicas em 3D anamórfico saltando das telas em aeroportos. As experiências promovidas pela mídia exterior, quando enriquecidas pelas novas tecnologias, valorizam a capacidade do meio em engajar e ganhar relevância, diante da crescente saturação de canais digitais.

O out-of-home (OOH), que havia angariado R$ 2,16 bilhões em compra de mídia em 2022, terminou o ano passado com uma movimentação de R$ 2,539 bilhões, de acordo com o balanço anual realizado pelo Cenp-Meios. Em termos de share, o setor também cresceu, de 10,2% para 10,8%.

O cenário é impulsionado, sobretudo, pela digitalização e integração com inovações que viabilizam uma comunicação mais dinâmica e interativa entre marcas e consumidores, afirma Leonardo Chebly, chief executive officer (CEO) e fundador da NEOOH, líder nacional em mídia OOH nas verticais de aeroportos, rodoviários e urbanos. Os avanços em conectividade e a adoção de práticas de segmentação e personalização também têm sido cruciais. “Nosso setor obtém cada vez mais importância e investimentos devido à capacidade de alcançar o consumidor em sua jornada diária, oferecendo oportunidades únicas de engajamento”, diz.

Em 2023, a NEOOH cresceu 40% em receita, no comparativo com 2022, encerrando o período com mais de R$ 200 milhões de faturamento. Neste ano, a projeção é ultrapassar R$ 300 milhões. “Nossa adoção de soluções inovadoras, como o uso de realidade aumentada e games interativos nas campanhas, tem nos colocado na vanguarda da transformação digital do setor de OOH brasileiro”, afirma.

Itaú Personnalité instalou uma quadra de beach tennis no Aeroporto Internacional de Florianópolis

Itaú Personnalité instalou uma quadra de beach tennis no Aeroporto Internacional de Florianópolis

5 pontos estratégicos do novo OOH

Experiências imersivas
A NEOOH investe em criar experiências imersivas, responsáveis por capturar a atenção dos consumidores e estimular a interação com as marcas, especialmente em parques, aeroportos e terminais rodoviários. Nos últimos seis meses, a empresa venceu concorrências e passou a ser responsável por todos os projetos especiais de ativação do Aeroporto de Congonhas e Parque Villa-Lobos, além dos demais parques de São Paulo administrados pela Reserva Parques.

Interatividade
No Aeroporto de Congonhas, a empresa utiliza seu sistema phygital touch para ativações na ponte aérea Rio-SP, a mais importante da América Latina. As telas permitem interações da audiência via smartphone e a tecnologia de realidade aumentada ajuda a envolver os passageiros. A NEOOH também adquiriu a Revista 29 Horas, aumentando sua presença de mídia e trazendo o veículo para seu portfólio de produtos.

Novos formatos (3D)
Clientes como Diageo e O Boticário têm usado com frequência o conteúdo 3D anamórfico produzido pela Aioros Studios, startup especializada em projetos interativos, imersivos e 3D, adquirida pela NEOOH. Com a tecnologia, os elementos parecem sair da tela, capturando a atenção do público de maneira mais efetiva e oferecendo uma nova dimensão às campanhas em diversos aeroportos e demais ativos da empresa.

Projetos que engajam
No Aeroporto Internacional de Florianópolis, o Itaú Personnalité instalou uma quadra de beach tennis. Já no Aeroporto Internacional de Salvador, a Cachaça 51 criou um lounge receptivo durante o Carnaval da Bahia. Outro projeto especial foi desenvolvido para o Mercado Livre, que divulgou seu novo programa de benefícios para assinantes em dois cubos de led de grande dimensão e conteúdo em 3D anamórfico, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

Retail media
A NEOOH atua há mais de dez anos no segmento de retail media. Desenvolve soluções de sinalização digital, que personalizam a experiência de compra, direcionando anúncios com base no comportamento do consumidor e em dados de consumo — o que aumenta a conversão nas lojas e ambientes comerciais. Clientes como Tim, Vivo, Santander, Localiza, Lojas Americanas e Carrefour utilizam as ferramentas de retail media da companhia.

Expansão geográfica e de entrega

A NEOOH está expandindo geograficamente e em termos de capacidade de entrega, a fim de desenvolver novas maneiras para as marcas impactarem a audiência — com foco em experiências imersivas, interatividade, formatos 3D e soluções de sinalização digital para retail media.

A companhia atua nos segmentos de aeroportos, parques urbanos, terminais rodoviários, shoppings, metrô, corporativo e arenas, com mais de 35 mil telas digitais distribuídas por 400 municípios brasileiros, que impactam 75 milhões de pessoas por mês. “Com a aquisição de novos ativos digitais, expansão para diferentes mercados e parcerias estratégicas, estamos ampliando nossa cobertura e impacto, que já atinge todo o território nacional”, afirma Cristiano Muniz, copresidente e chief financial officer (CFO) da empresa.

Algumas movimentações recentes foram as aquisições das empresas Info TV, em Santa Catarina, e 29 Horas, que detinha cobertura relevante nos Aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) e abriu para a NEOOH todo um novo campo de atuação, adicionando a oferta de branded content para os clientes.

Além disso, em maio, a NEOOH assumiu o projeto de digital experience das concessionárias Toyota, após processo de concorrência. Por meio da NEOOH PX, sua área de digital signage as a service, a companhia vai implantar sete novos formatos de mídia digital, em ampla escala, em mais de 300 concessionárias distribuídas pelo Brasil, além de 150 na Argentina. O projeto inclui 350 telas de led nas lojas, 700 telas interativas e mais de 3 mil mesas de atendimento que facilitarão a venda dos carros. A personalização de promoções específicas para cada loja, aliada à agilidade e autonomia na comunicação, será um diferencial gerado pela implementação dessas soluções. Todas as instalações serão concluídas até o final deste ano.

Esses investimentos estão alinhados ao propósito da companhia: fazer a diferença, criando um melhor out-of-home a cada dia. Em 2021, a NEOOH tornou-se a primeira empresa de OOH do mundo a compensar 100% de sua pegada de carbono (leia mais no quadro abaixo). Todos os seus circuitos são carbon free, o que inclui os novos ativos e projetos especiais da companhia.

Mercado Livre divulgou programa de benefícios em cubos de led no Parque Villa-Lobos, em São Paulo

Mercado Livre divulgou programa de benefícios em cubos de led no Parque Villa-Lobos, em São Paulo

NEOOH foca em inteligência artificial, ESG e retail media
Tecnologia promove segmentação de campanhas, com maior integração entre varejo digital e físico. Compensação de 100% da pegada de carbono coloca a empresa na vanguarda da sustentabilidade no setor de OOH

Para o segundo semestre de 2024, a NEOOH planeja manter o foco na expansão das operações de OOH e retail media, assim como na integração de mais tecnologias de dados e interatividade.

O processo de inovação na empresa, acelerado com a chegada de Ricardo Marques como chief innovation officer (CIO), será concentrado em inteligência artificial e machine learning, a fim de aperfeiçoar a segmentação e a personalização das campanhas, além da eficiência operacional.

Outra demanda forte é um olhar atento para sustentabilidade e práticas ambientais, sociais e corporativas — uma busca diária da NEOOH. Esse movimento teve início em 2021, quando a empresa se tornou a primeira de out-of-home do mundo a zerar 100% da pegada de carbono em todo o seu circuito.

Retail media é a nova era da publicidade
O digital out-of-home (DOOH) no retail media é frente prioritária para a NEOOH. O formato de publicidade proporciona às marcas a oportunidade de se conectarem com os clientes de forma direcionada e relevante, influenciando suas decisões de compra no momento certo.

“Você pode criar uma experiência de compra diferenciada, fortalecer a imagem da marca, impulsionar as vendas e promover uma interação mais significativa com os consumidores”, avalia Hugo Vieira, chief operating officer (COO) da NEOOH.

Entre os benefícios do modelo de mídia, está a diversificação das receitas, uma vez que a venda de espaços publicitários acaba virando uma nova fonte de renda. Já para as marcas anunciantes, o retail media oferece acesso direto e exclusivo a um público engajado, permitindo que as empresas alcancem os consumidores quando estão mais propensos a adquirir produtos ou serviços relacionados à sua categoria. Isso resulta em um maior retorno sobre o investimento em publicidade (ROI).

Soluçõs programáticas e campanhas omnichannel

Digitalização contínua, aumento da compra programática no digital out-of-home (DOOH) e integração de OOH com dispositivos móveis e dados sobre o comportamento do consumidor são as tendências que a NEOOH considera fundamentais, de acordo com o chief strategy officer (CSO) Gustavo Silva. “Trabalhamos para endereçar todas elas, implementando tecnologias que tornam as campanhas mais dinâmicas e responsivas. Telas sensíveis ao toque, reconhecimento facial para customização de conteúdo e análises preditivas estão transformando o modo como os anunciantes interagem com a audiência”, avalia.

A adoção de inovações é o catalisador que tem feito a NEOOH expandir fronteiras no out-of-home. Isso inclui a implantação de soluções de DOOH programáticas e interativas, que capturam dados em tempo real para otimizar as campanhas.

Em 2024, a NEOOH projeta ultrapassar R$ 300 milhões em receita

Em 2024, a NEOOH projeta ultrapassar R$ 300 milhões em receita

Atualmente, 100% das telas digitais da companhia estão integradas com plataformas programáticas. Em 2022, um braço de inovação constante já havia sido criado, quando a empresa adquiriu participação na startup Aioros Studios. Com sua expertise em projetos de realidade aumentada, interatividade mobile, gamificação das telas e conteúdo 3D anamórfico, a Aioros se tornou uma base comum para conversas e projetos com clientes.

Essas tecnologias não apenas ampliam o impacto das marcas, mas também enriquecem a experiência do consumidor, tornando a mídia OOH um componente integral das estratégias omnichannel, ressalta Silva. “Nosso sistema de phygital out-of-home faz os anunciantes irem além da comunicação de mensagens: eles conseguem engajar diretamente o público, via integração com dispositivos móveis. Inovações assim tornam as campanhas mensuráveis e memoráveis”, acrescenta o CSO.

Saiba mais sobre a NEOOH

Assista à entrevista com Leonardo Chebly, CEO e fundador da NEOOH.

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