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APRESENTA
Ampliando as fronteiras do out-of-home
Com foco em experiências imersivas, interatividade, novos formatos 3D e soluções de sinalização digital para retail media, NEOOH expande atuação e mantém crescimento acelerado
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Com foco em experiências imersivas, interatividade, novos formatos 3D e soluções de sinalização digital para retail media, NEOOH expande atuação e mantém crescimento acelerado
A capacidade de games mobilizarem clientes dentro das lojas de telecomunicação, o uso de smartphones como joysticks em parques e a presença de garrafas de bebidas alcoólicas em 3D anamórfico saltando das telas em aeroportos. As experiências promovidas pela mídia exterior, quando enriquecidas pelas novas tecnologias, valorizam a capacidade do meio em engajar e ganhar relevância, diante da crescente saturação de canais digitais.
O out-of-home (OOH), que havia angariado R$ 2,16 bilhões em compra de mídia em 2022, terminou o ano passado com uma movimentação de R$ 2,539 bilhões, de acordo com o balanço anual realizado pelo Cenp-Meios. Em termos de share, o setor também cresceu, de 10,2% para 10,8%.
O cenário é impulsionado, sobretudo, pela digitalização e integração com inovações que viabilizam uma comunicação mais dinâmica e interativa entre marcas e consumidores, afirma Leonardo Chebly, chief executive officer (CEO) e fundador da NEOOH, líder nacional em mídia OOH nas verticais de aeroportos, rodoviários e urbanos. Os avanços em conectividade e a adoção de práticas de segmentação e personalização também têm sido cruciais. “Nosso setor obtém cada vez mais importância e investimentos devido à capacidade de alcançar o consumidor em sua jornada diária, oferecendo oportunidades únicas de engajamento”, diz.
Em 2023, a NEOOH cresceu 40% em receita, no comparativo com 2022, encerrando o período com mais de R$ 200 milhões de faturamento. Neste ano, a projeção é ultrapassar R$ 300 milhões. “Nossa adoção de soluções inovadoras, como o uso de realidade aumentada e games interativos nas campanhas, tem nos colocado na vanguarda da transformação digital do setor de OOH brasileiro”, afirma.
5 pontos estratégicos do novo OOH
Experiências imersivas
A NEOOH investe em criar experiências imersivas, responsáveis por capturar a atenção dos consumidores e estimular a interação com as marcas, especialmente em parques, aeroportos e terminais rodoviários. Nos últimos seis meses, a empresa venceu concorrências e passou a ser responsável por todos os projetos especiais de ativação do Aeroporto de Congonhas e Parque Villa-Lobos, além dos demais parques de São Paulo administrados pela Reserva Parques.
Interatividade
No Aeroporto de Congonhas, a empresa utiliza seu sistema phygital touch para ativações na ponte aérea Rio-SP, a mais importante da América Latina. As telas permitem interações da audiência via smartphone e a tecnologia de realidade aumentada ajuda a envolver os passageiros. A NEOOH também adquiriu a Revista 29 Horas, aumentando sua presença de mídia e trazendo o veículo para seu portfólio de produtos.
Novos formatos (3D)
Clientes como Diageo e O Boticário têm usado com frequência o conteúdo 3D anamórfico produzido pela Aioros Studios, startup especializada em projetos interativos, imersivos e 3D, adquirida pela NEOOH. Com a tecnologia, os elementos parecem sair da tela, capturando a atenção do público de maneira mais efetiva e oferecendo uma nova dimensão às campanhas em diversos aeroportos e demais ativos da empresa.
Projetos que engajam
No Aeroporto Internacional de Florianópolis, o Itaú Personnalité instalou uma quadra de beach tennis. Já no Aeroporto Internacional de Salvador, a Cachaça 51 criou um lounge receptivo durante o Carnaval da Bahia. Outro projeto especial foi desenvolvido para o Mercado Livre, que divulgou seu novo programa de benefícios para assinantes em dois cubos de led de grande dimensão e conteúdo em 3D anamórfico, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
Retail media
A NEOOH atua há mais de dez anos no segmento de retail media. Desenvolve soluções de sinalização digital, que personalizam a experiência de compra, direcionando anúncios com base no comportamento do consumidor e em dados de consumo — o que aumenta a conversão nas lojas e ambientes comerciais. Clientes como Tim, Vivo, Santander, Localiza, Lojas Americanas e Carrefour utilizam as ferramentas de retail media da companhia.
A NEOOH está expandindo geograficamente e em termos de capacidade de entrega, a fim de desenvolver novas maneiras para as marcas impactarem a audiência — com foco em experiências imersivas, interatividade, formatos 3D e soluções de sinalização digital para retail media.
A companhia atua nos segmentos de aeroportos, parques urbanos, terminais rodoviários, shoppings, metrô, corporativo e arenas, com mais de 35 mil telas digitais distribuídas por 400 municípios brasileiros, que impactam 75 milhões de pessoas por mês. “Com a aquisição de novos ativos digitais, expansão para diferentes mercados e parcerias estratégicas, estamos ampliando nossa cobertura e impacto, que já atinge todo o território nacional”, afirma Cristiano Muniz, copresidente e chief financial officer (CFO) da empresa.
Algumas movimentações recentes foram as aquisições das empresas Info TV, em Santa Catarina, e 29 Horas, que detinha cobertura relevante nos Aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro) e abriu para a NEOOH todo um novo campo de atuação, adicionando a oferta de branded content para os clientes.
Além disso, em maio, a NEOOH assumiu o projeto de digital experience das concessionárias Toyota, após processo de concorrência. Por meio da NEOOH PX, sua área de digital signage as a service, a companhia vai implantar sete novos formatos de mídia digital, em ampla escala, em mais de 300 concessionárias distribuídas pelo Brasil, além de 150 na Argentina. O projeto inclui 350 telas de led nas lojas, 700 telas interativas e mais de 3 mil mesas de atendimento que facilitarão a venda dos carros. A personalização de promoções específicas para cada loja, aliada à agilidade e autonomia na comunicação, será um diferencial gerado pela implementação dessas soluções. Todas as instalações serão concluídas até o final deste ano.
Esses investimentos estão alinhados ao propósito da companhia: fazer a diferença, criando um melhor out-of-home a cada dia. Em 2021, a NEOOH tornou-se a primeira empresa de OOH do mundo a compensar 100% de sua pegada de carbono (leia mais no quadro abaixo). Todos os seus circuitos são carbon free, o que inclui os novos ativos e projetos especiais da companhia.
NEOOH foca em inteligência artificial, ESG e retail media
Tecnologia promove segmentação de campanhas, com maior integração entre varejo digital e físico. Compensação de 100% da pegada de carbono coloca a empresa na vanguarda da sustentabilidade no setor de OOH
Para o segundo semestre de 2024, a NEOOH planeja manter o foco na expansão das operações de OOH e retail media, assim como na integração de mais tecnologias de dados e interatividade.
O processo de inovação na empresa, acelerado com a chegada de Ricardo Marques como chief innovation officer (CIO), será concentrado em inteligência artificial e machine learning, a fim de aperfeiçoar a segmentação e a personalização das campanhas, além da eficiência operacional.
Outra demanda forte é um olhar atento para sustentabilidade e práticas ambientais, sociais e corporativas — uma busca diária da NEOOH. Esse movimento teve início em 2021, quando a empresa se tornou a primeira de out-of-home do mundo a zerar 100% da pegada de carbono em todo o seu circuito.
Retail media é a nova era da publicidade
O digital out-of-home (DOOH) no retail media é frente prioritária para a NEOOH. O formato de publicidade proporciona às marcas a oportunidade de se conectarem com os clientes de forma direcionada e relevante, influenciando suas decisões de compra no momento certo.
“Você pode criar uma experiência de compra diferenciada, fortalecer a imagem da marca, impulsionar as vendas e promover uma interação mais significativa com os consumidores”, avalia Hugo Vieira, chief operating officer (COO) da NEOOH.
Entre os benefícios do modelo de mídia, está a diversificação das receitas, uma vez que a venda de espaços publicitários acaba virando uma nova fonte de renda. Já para as marcas anunciantes, o retail media oferece acesso direto e exclusivo a um público engajado, permitindo que as empresas alcancem os consumidores quando estão mais propensos a adquirir produtos ou serviços relacionados à sua categoria. Isso resulta em um maior retorno sobre o investimento em publicidade (ROI).
Digitalização contínua, aumento da compra programática no digital out-of-home (DOOH) e integração de OOH com dispositivos móveis e dados sobre o comportamento do consumidor são as tendências que a NEOOH considera fundamentais, de acordo com o chief strategy officer (CSO) Gustavo Silva. “Trabalhamos para endereçar todas elas, implementando tecnologias que tornam as campanhas mais dinâmicas e responsivas. Telas sensíveis ao toque, reconhecimento facial para customização de conteúdo e análises preditivas estão transformando o modo como os anunciantes interagem com a audiência”, avalia.
A adoção de inovações é o catalisador que tem feito a NEOOH expandir fronteiras no out-of-home. Isso inclui a implantação de soluções de DOOH programáticas e interativas, que capturam dados em tempo real para otimizar as campanhas.
Atualmente, 100% das telas digitais da companhia estão integradas com plataformas programáticas. Em 2022, um braço de inovação constante já havia sido criado, quando a empresa adquiriu participação na startup Aioros Studios. Com sua expertise em projetos de realidade aumentada, interatividade mobile, gamificação das telas e conteúdo 3D anamórfico, a Aioros se tornou uma base comum para conversas e projetos com clientes.
Essas tecnologias não apenas ampliam o impacto das marcas, mas também enriquecem a experiência do consumidor, tornando a mídia OOH um componente integral das estratégias omnichannel, ressalta Silva. “Nosso sistema de phygital out-of-home faz os anunciantes irem além da comunicação de mensagens: eles conseguem engajar diretamente o público, via integração com dispositivos móveis. Inovações assim tornam as campanhas mensuráveis e memoráveis”, acrescenta o CSO.
Saiba mais sobre a NEOOH
Assista à entrevista com Leonardo Chebly, CEO e fundador da NEOOH.
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