Assinar

Consumidor no centro da evolução tecnológica

Buscar

Consumidor no centro da evolução tecnológica

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Consumidor no centro da evolução tecnológica

NEOOH colhe frutos da digitalização de 90% do portfólio, amplia número de ativos e investe em inovação

  • A NEOOH caminha em direção à interatividade e explora dinâmicas gamificadas

    A NEOOH caminha em direção à interatividade e explora dinâmicas gamificadas

Slideshow


13 de abril de 2022 - 0h00

Entre as empresas de out-of-home (OOH) que almejam se manter relevantes, é unânime a consciência acerca da importância da digitalização do inventário. Essa transformação não é, no entanto, uma corrida com linha de chegada. Permanecer atualizada, valorosa e notável é mais complexo do que parece.

A inovação é um processo constante, e a jornada do consumidor, o centro de qualquer evolução tecnológica. No Brasil, esse peso é ainda maior, diante da alta lembrança de marca gerada pela mídia OOH: segundo dados da Kantar Ibope Media, 85% das pessoas foram impactadas por campanhas em out-of-home, ao longo de 2021— nos Estados Unidos, este índice foi de 55%; e, no Reino Unido, 60%. Em 2021, no País, o OOH recebeu R$ 1,69 bilhão das verbas dos anunciantes, o que representa 8,6% do total do bolo publicitário, de acordo com o painel divulgado pelo Cenp-Meios.

Para a NEOOH, empresa de mídia OOH com um inventário massivamente digitalizado — mais de 90% das telas! —, a evolução tecnológica se materializou em novas soluções a anunciantes, aquisição de uma desenvolvedora de games e ampliação do portfólio. “Durante o período de pandemia, investimos muito em tecnologia. Tivemos, em 2021, um resultado muito bom, superando o faturamento de 2019”, afirma Leonardo Chebly, CEO na NEOOH. Em 2022, o objetivo da companhia é dobrar o faturamento do ano passado.

Para alcançar as metas, a NEOOH conta com uma série de inovações proprietárias. Entre elas, uma ferramenta de interatividade, que, ao conectar smartphones da audiência à uma tela de led, permite, por exemplo, que o usuário participe de uma dinâmica gamificada. Lançado em março, na loja da Vivo do Shopping Morumbi, em São Paulo, o modelo funciona via leitura de QR Code, o que elimina a necessidade de baixar um aplicativo, diminui a fricção entre marca e consumidor e melhora experiência do usuário.

“A ferramenta abrirá infinitas possibilidades de troca de informações e conteúdo, de maneira natural e intuitiva. Nossos painéis digitais serão verdadeiras janelas de contato do mundo real com o virtual”, afirma Caroline Magalhães, chief marketing officer da NEOOH.

Carrefour: digital signage como aliado do varejo

A NEEOH, por meio do seu braço Founders, foi responsável pela digitalização da comunicação de 70 lojas do Carrefour. A parceria contempla comunicação interna e pontos de venda (PDVs). O projeto é dividido em diferentes canais dentro da loja, para comunicar aos clientes oportunidades em diferentes momentos da compra. Para implementar o modelo, é responsabilidade da Founders a manutenção de infraestrutura, hardware, software, gerenciamento, monitoramento, criação dos conteúdos, manutenção e backup.

 

A NEOOH está à frente da digitalização da comunicação de 70 lojas do Carrefour

A NEOOH está à frente da digitalização da comunicação de 70 lojas do Carrefour

São mais de 1,8 mil pontos de contato com os consumidores. Com eles, é possível segmentar conteúdos por canal, loja ou região e publicá-los instantaneamente, sem a necessidade de uma logística complexa e custosa de materiais impressos. Além das promoções do próprio Carrefour, as marcas de bens de consumo também passaram a figurar nas telas e, ao longo do ano, a indústria adotou a iniciativa. São seis patrocinadores máster.

“A sinalização digital para o varejo proporciona uma comunicação eficaz com o consumidor final e possibilita receitas extras para os estabelecimentos. Auxilia na prática de storytelling e propõe experiências dinâmicas, atendendo demandas de loja, indústria e clientes”, afirma Hugo Vieira, COO da Founders.

Conteúdo e realidade aumentada
Também em março, a empresa anunciou a aquisição de 30% da Aioros, uma empresa especializada em desenvolvimento de conteúdo de realidade aumentada e games. A operação se unirá à exibidora para ampliar a interação entre tecnologia e criatividade, a favor do anunciante. O objetivo é fazer com que a audiência mantenha um relacionamento com os produtos anunciados. Com uma solução de realidade aumentada, uma montadora pode transformar o saguão de um aeroporto em um showroom da marca.

Para Caroline, a chegada da Aioros ao portfólio da NEOOH será essencial à evolução do “Phygital OOH”. “A Aioros dá vida a novas ideias, por meio de novas tecnologias altamente disruptivas, e, com as novas soluções, o resultado será potencializador ao usuário impactado e ao nosso cliente”, explica a executiva.

A aquisição também ampliará a oferta da NEOOH para o virtual out-of-home (VOOH). Os painéis são inseridos dentro do contexto de um jogo, sem que haja qualquer interrupção do conteúdo e podem ser complementares à narrativa apresentada. Dessa forma, afirma a empresa, as taxas de rejeição são nulas, e as taxas de percepção de marca, maiores.

“A NEOOH é a primeira empresa de out-of-home a integrar as telas do mundo real com o OOH do mundo virtual dos games. Conectamos nossas milhares de telas em aeroportos, parques, terminais urbanos e rodoviários ao universo dos jogos eletrônicos. Nosso OOH uniu-se à publicidade em games, para oferecer mensagens integradas ao ambiente dos jogos”, afirma Delen Bueno, diretor comercial da NEOOH.

Aeroportos: portfólio em crescimento
A inovação é um dos caminhos para alcançar a meta de dobrar o faturamento da empresa em 2022. Porém, não é a única estratégia da NEOOH. A ampliação do portfólio também segue acelerada. São mais de 20 aeroportos e cem terminais rodoviários e urbanos em todo o País. Recentemente, essa lista ficou ainda maior.

A empresa conquistou a licitação comercial de uma das mídias aeroportuárias mais importantes, os fingers (pontes que ligam os portões às aeronaves) do Aeroporto de Congonhas, na capital de São Paulo. Também ampliou a atuação no Aeroporto Internacional de Brasília, o segundo mais movimentado do País. Nele, a empresa detém a exclusividade da mídia out-of-home em toda a área externa, atingindo todo o fluxo de embarque e desembarque de passageiros do terminal.

Tem mais: houve um acréscimo na presença da empresa no Aeroporto de Salvador — o principal aeroporto do Nordeste, com cerca de 8 milhões de passageiros por ano. Como operadora máster, foram adicionadas 25 telas de led de alta definição. E o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebeu novos pontos considerados de altíssimo impacto, para deixar o circuito interno e externo do aeroporto mais atrativo aos anunciantes.

“Com a ampliação dos ativos NEOOH, nossos anunciantes passam a ter uma maior cobertura na jornada do consumidor”, afirma Delen, da NEOOH.

Presença em parques públicos: um ponto de conexão
Além dos terminais dos aeroportos, a empresa inaugurou uma nova frente: os parques públicos da cidade de São Paulo. O principal ativo é o Parque Ibirapuera, que, em outubro de 2020, passou a ser uma iniciativa privada da Urbia. Em julho de 2021, a NEOOH tornou-se responsável pelas telas do espaço, um ponto de conexão entre a administração e os frequentadores. Nas telas, o parque divulga a agenda cultural, as regras de uso, a previsão de tempo e mais uma série de informações. Como era esperado, o modelo rapidamente atraiu anunciantes líderes de seus setores. Entre as marcas que estão no Ibirapuera, figuram nomes como Bradesco, Uber, Stellantis, Lenovo, C&A, HBO Max, Instagram, Netflix, Loft e Nike.

 

Em julho de 2021, a NEOOH tornou-se responsável pelas telas do Parque Ibirapuera

Em julho de 2021, a NEOOH tornou-se responsável pelas telas do Parque Ibirapuera

A NEOOH também administrará a mídia de outros sete parques da capital — Cantareira, Horto, Faria Lima, Lajeado, Eucaliptos, Jacintho Alberto e Jardim Felicidade. “Tanto os parques quanto os terminais são projetos que já estão consolidados. Porém, não paramos. Anunciaremos novos ativos em novas verticais, ao longo de todo o ano. Divulgaremos praticamente um novo ativo por mês”, diz Chebly.

 

Leonardo Chebly, CEO da NEOOH (ao centro), e os sócios da Aioros, Rafael Mendes (á esq.) e Rafael Araujo

Leonardo Chebly, CEO da NEOOH (ao centro), e os sócios da Aioros, Rafael Mendes (á esq.) e Rafael Araujo

A inovação do NEOOH Phygital Lab

Para divulgar todas essas novidades ao mercado, a empresa decidiu desenvolver o NEOOH Phygital Lab. É um espaço onde os clientes e as agências de comunicação podem ver, na prática, o que há de mais avançado no portfólio da empresa; e para que startups tragam, para a NEOOH, soluções que possam aumentar o passo da evolução tecnológica do out-of-home.

A iniciativa é um reflexo da expansão agressiva do time, com mais de 25 novas contratações em 2022. A equipe Comercial foi estruturada por Delen Bueno, novo diretor comercial do grupo, e Kleber Costa, que está à frente de novos negócios. Além de mudanças estratégicas dentro do time, Caroline Magalhães torna-se CMO, responsável pelas áreas de marketing, inovação e criação, mídia e novos canais, assumindo um papel estratégico com foco em ampliar a atuação e o relacionamento com clientes.

O NEOOH Phygital Lab é um desdobramento do NEOOH Connect, que, em 2020, inaugurou uma iniciativa de open innovation, com o objetivo de atrair e investir em ideias inovadoras para a evolução da indústria de OOH. Outro fruto desse movimento foi a aproximação da empresa com a climatech Moss. Juntas, elas fizeram da NEOOH a primeira exibidora de out-of-home no mundo a neutralizar a sua pegada de carbono. Para isso, a empresa é responsável pela conservação de áreas ameaçadas de desmatamento na Amazônia.

Saiba mais sobre a NEOOH
Assista à entrevista com o Leonardo Chebly, CEO da NEOOH:

Publicidade

Compartilhe

Veja também