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Integração multiplataforma leva inovação ao OOH

NEOOH entrega campanhas de alta performance a grandes anunciantes, ao adotar tecnologias avançadas em telas interativas e soluções de conteúdo customizado


4 de novembro de 2024 - 0h00

Telas interativas e ecoeficientes, conectividade com dispositivos e plataformas digitais, conteúdo personalizado e gestão de campanhas em tempo real são algumas das inovações que fazem da mídia exterior a segunda mais consumida entre os brasileiros. O out-of-home (OOH) atinge, hoje, 89% da população, com destaque para praças como Distrito Federal (com 95% de penetração), Recife (95%) e Fortaleza (93%), segundo o estudo Inside OOH 2023, realizado pela Kantar Ibope Media.

Presente em locais de grande circulação — 41 aeroportos, 59 terminais rodoviários, 81 terminais urbanos, 15 parques, 18 shoppings e 30 WeWorks —, a NEOOH é destaque na adoção de tecnologias que aproximam marcas e agências de seus públicos-alvo e objetivos de negócio. O investimento em soluções de conteúdo customizado e experiências imersivas levam suas mais de 30 mil telas digitais distribuídas em mais de 400 cidades do Brasil a impactarem, por ano, mais de 800 milhões de pessoas.

A NEOOH está à frente de um sistema de sinalização digital nos ambientes de trabalho do Itaú

A NEOOH está à frente de um sistema de sinalização digital nos ambientes de trabalho do Itaú

OOH, games e comunicação corporativa

A plataforma de mídia, por exemplo, é capaz de se integrar a soluções de digital signage com tecnologia 3D ou experiências de games, criando um ecossistema interativo que vai além da simples exibição de anúncios. “A NEOOH consegue gerar engajamento real e uma coleta de dados valiosos para as marcas. A atuação multiplataforma proporciona uma experiência verdadeiramente phygital”, afirma Gustavo Silva, chief sales officer da NEOOH.

A retenção da atenção do consumidor provavelmente é um dos maiores desafios no mercado, diz Juliana Marques, head de planejamento da NEOOH. “Para atender a essa demanda pela busca de experiências personalizadas e mais significativas, procuramos trabalhar com uma abordagem que combina criatividade e tecnologia”, adiciona. Segundo o estudo da Kantar Ibope Media, para os consumidores, as características mais marcantes dos anúncios em mídia exterior são a criatividade (57%) e tecnologia utilizada nas campanhas (32%).

Inovação e conectividade para grandes marcas
Projetos com a NEOOH envolvem tecnologias avançadas e abrangem desde telas interativas a soluções de conteúdo customizado

Americanas: digital signage e programática
A NEOOH desenvolveu um canal de digital signage para Americanas, modernizando a comunicação junto aos consumidores nas unidades da marca, com campanhas dinâmicas e alta capacidade de segmentação. Além de apresentar conteúdo institucional e promocional, o canal atua como uma forma de monetização de espaços, contribuindo para melhorar a performance de parceiros e fornecedores, como a PepsiCo. Já são mais de 600 telas distribuídas por 210 lojas da Americanas, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “A iniciativa é uma oportunidade para marcas anunciantes transformarem a experiência do cliente no ponto de venda”, afirma Hugo Vieira, chief operating officer da NEOOH.

Também para a rede varejista, uma ação programática foi planejada para criar um momento de alta visibilidade: o jogo entre São Paulo e Flamengo, pelo Brasileirão, no MorumBIS. A partir de parceria com a plataforma Display&Video 360 (DV360), do Google, a campanha realizada em tempo real contou com um ring led 360º. Por meio de uma integração programática, a Americanas veiculou conteúdo buscando impactar os mais de 55 mil torcedores presentes e os telespectadores que assistiam à partida pela TV aberta e Pay-Per-View. O diferencial foi a divulgação de mensagens dinâmicas como “Ah, é Chocolate! Ah, é Chocolate! Na Americanas, tem!”, após lances emocionantes da partida, criando uma conexão entre os momentos de euforia dos torcedores e a comunicação da marca.

Tim: integração entre o digital e o físico
O projeto de digital signage para a TIM transforma a experiência do consumidor no ponto de venda com a integração entre o digital e o físico. São 1,9 mil canais distribuídos por mais de 650 lojas pelo Brasil, que abrangem as etapas da jornada do cliente. Cada canal é otimizado com conteúdo personalizado em motion graphics e inclui recursos de segmentação por dia, horário e localização. “Isso garante uma comunicação mais assertiva e direcionada”, diz Vieira. A ação também conta com monitores touch screen que permitem explorar o conceito de prateleira infinita, onde os consumidores podem visualizar e interagir com produtos de forma dinâmica e imersiva. Outra oferta é a utilização de gamificação em campanhas especiais.

Itaú: interatividade e gestão em tempo
O projeto para o banco conta com a implementação de um sistema de sinalização digital, que une tecnologia de ponta, interatividade e gestão em tempo real, para adaptar o conteúdo às necessidades de cada momento nos ambientes de trabalho. A iniciativa impacta diretamente mais de 1,4 mil colaboradores em suas sedes. Em painéis de led, são divulgadas desde informações institucionais até notícias sobre esportes, economia e tecnologia. É possível a personalização de conteúdo para os colaboradores, com compartilhamento de informações em tempo real. Soluções gamificadas e de phygital touch que fazem a integração entre os celulares dos funcionários e os monitores são outras experiências interativas realizadas por meio da Aioros Studios.

Parques e terminais rodoviários: propícios à interação

Entre os locais onde a empresa está presente, os parques têm um papel estratégico para reforçar a atuação multiplataforma da NEOOH, uma vez que oferecem uma oportunidade única de conexão entre as marcas e o consumidor. Além de serem ambientes controlados e voltados ao esporte, lazer e grandes eventos, são locais onde os visitantes permanecem por um tempo médio elevado. “Os parques não apenas amplificam a visibilidade, mas criam experiências memoráveis, tornando-se verdadeiros hubs de interação e fortalecimento de marca”, aponta o CSO da NEOOH.

Os aeroportos e terminais rodoviários também se destacam e se adequam à estratégia da companhia, já que são locais que oferecem segurança e conforto, com um tempo médio de permanência dos visitantes mais longo. Ainda de acordo com Silva, essa combinação de fatores permite que as marcas interajam de forma mais próxima e verdadeira com seu público-alvo, criando “experiências que ressoam com as expectativas e o estilo de vida dos consumidores”.

Com essa oferta, a empresa consegue atender a demanda das marcas em gerar impacto e engajamento, em meio aos novos comportamentos do público. Para Juliana, um exemplo disso são os feedbacks positivos das marcas que a NEOOH tem recebido de ativações realizadas recentemente: “Essas percepções se devem à nossa capacidade de adaptar as estratégias de comunicação às mudanças nos hábitos de consumo, já que a busca por experiências mais personalizadas é cada vez maior”.

Retail media, programática e dados

No processo de atuação da NEOOH ao lado de anunciantes e agências, o uso de mídia programática tem um papel fundamental, já que permite uma segmentação precisa e proporciona maior flexibilidade na criação de campanhas, que podem ser gerenciadas em tempo real.

Para ampliar os pontos de contato das marcas junto aos consumidores, a atuação da companhia abrange a NEOOH PX, braço especializado em retail media e comunicação corporativa que oferece soluções as a service em digital signage para empresas de diversos setores. O foco da empresa é entregar uma experiência visual moderna e dinâmica, conectando marcas com seus públicos de maneira eficiente em ambientes corporativos e de varejo.

Esse canal de comunicação já está presente em 210 pontos de venda, a fim de possibilitar interações personalizadas junto aos clientes. A presença abrange redes como Lojas Americanas, Hortifruti, universidades do Grupo Cogna, TIM, Vivo e as farmácias da rede Drogal no interior de São Paulo. “Entendemos que o retail media será uma via importante de crescimento para a nossa companhia nos próximos anos, assim como a expansão contínua do inventário em novos mercados e setores”, diz Silva, ao comentar que a expansão deve gerar mais de 1 bilhão de impactos por ano, a partir de 2025, considerando que diferentes ações podem ser exibidas diversas vezes para uma mesma pessoa.

Junto com essa abrangência, a NEOOH reforça a inovação em seu portfólio a partir da Aioros, empresa de tecnologia do grupo responsável por potencializar as ativações a partir de maior interatividade para as campanhas. Para isso, atua com games, 3D, inteligência artificial e realidade aumentada, proporcionando experiências imersivas e interativas junto ao público. Um exemplo do uso de novas tecnologias foi a instalação de uma air fryer gigante no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, que liberava cheiro de batata frita para proporcionar uma experiência multissensorial e conectar os visitantes à marca de maneira diferente e impactante.

“Nos destacamos com a adoção de tecnologias inovadoras que maximizam a interação entre marcas e público”, afirma Ricardo Marques, chief innovation office da NEOOH.

A companhia também tem reforçado a atuação com inteligência de dados a partir da implantação de sensores nos ambientes onde atua. A NEOOH captura informações sobre o comportamento da audiência, que são integradas à plataforma de mídia para incrementar as ações dos anunciantes. “Isso nos permite oferecer às marcas uma visão mais precisa do público, permitindo campanhas mais direcionadas e com métricas apuradas”, explica Marques.

A NEOOH tem a expectativa de aumentar em 50% o faturamento até o final deste ano, em comparação com 2023 — taxa de crescimento que deve ser mantida para 2025. Os próximos passos já estão desenhados para a empresa continuar se diferenciando no OOH. O plano visa a expansão dos negócios em fusões e aquisições (M&A); participação em concorrências e licitações; e crescimento orgânico.

Para Americanas, a NEOOH desenvolveu um canal digital signage com alta capacidade de segmentação

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NEOOH reforça integração de plataformas em parceria com o UOL
Iniciativa vai acelerar o crescimento da empresa de out-of-home com novos produtos e expansão geográfica

A NEOOH fechou, recentemente, uma parceria com o UOL, um dos maiores portais de notícias do País, com o objetivo de reforçar sua atuação multiplataforma via oferta de campanhas integradas, unindo a capacidade de impactar o público no ambiente físico com a precisão de dados e da geolocalização em tempo real, típicos do ambiente digital.

De acordo com Leonardo Chebly, CEO da NEOOH, a empresa está promovendo uma nova era no out-of-home (OOH), em que as campanhas são otimizadas por dados e conectadas a múltiplas plataformas para maximizar o alcance e a relevância. “A parceria com o UOL possibilita acelerar nosso crescimento, tanto no âmbito de novos produtos quanto na expansão geográfica por aquisições e concorrências”, afirma o executivo, ressaltando que o investimento realizado pelo veículo na empresa intensifica a diversificação dos negócios de forma orgânica e inorgânica, via compra de players do setor e tecnologias.

Para os anunciantes, eficiência e engajamento
A parceria, que abrange tanto a integração de conteúdo segmentado do UOL nas telas da NEOOH quanto a criação de soluções dentro do conceito phygital, amplia a capacidade de personalização e engajamento da empresa de mídia OOH e os diferenciais na oferta aos anunciantes. O trabalho conjunto entre as empresas vai permitir o desenvolvimento de projetos especiais de conteúdo que serão distribuídos de forma mais eficiente, aumentando o engajamento das audiências.

“Para nossos clientes, isso se traduz em campanhas mais impactantes e direcionadas, aproveitando o potencial da mídia programática e a segmentação de audiências em tempo real”, afirma Chebly. As iniciativas realizadas com a integração de dados entre as plataformas se adequam às regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Saiba mais sobre a NEOOH
Assista à entrevista com Gustavo Silva, CSO da NEOOH.

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