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OPL Digital impulsiona IA para potencializar campanhas com personalização, segurança e resultados aprimorados
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OPL Digital impulsiona IA para potencializar campanhas com personalização, segurança e resultados aprimorados
O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como os anunciantes se conectam com o público-alvo, possibilitando interações mais precisas, escaláveis e alinhadas às exigências de privacidade dos usuários. Para a plataforma de mídia 360º OPL Digital, essa evolução representa o caminho para o futuro da publicidade digital. A empresa já incorpora essa abordagem em suas campanhas, oferecendo soluções que potencializam a comunicação das marcas parceiras com eficiência e responsabilidade.
Nos últimos anos, a OPL Digital investiu na criação de um ecossistema robusto de integração de ferramentas de machine learning, permitindo avanços significativos em diferentes frentes. As soluções possibilitam desde a personalização criativa das campanhas até uma segmentação de audiência mais eficiente. Além disso, inclui mecanismos sofisticados de prevenção de fraudes e otimização na compra de mídia programática, aumentando a eficácia das campanhas publicitárias.
O impacto da união dessas ferramentas pôde ser sentido nas métricas das campanhas, como melhora na taxa de engajamento e redução do desperdício de impressões. “Acreditamos que a IA é uma ferramenta poderosa, mas que precisa ser operada por um time especializado, garantindo que as estratégias sejam ajustadas conforme o contexto e as necessidades do cliente”, afirma Rodolfo Darakdjian, CEO e fundador da plataforma de mídia 360º.
Na OPL Digital, ferramentas de machine learning permitem personalização criativa e segmentação de audiência
O uso de ferramentas de IA permeia todas as etapas da construção e execução de campanhas veiculadas pela OPL Digital, a fim de garantir resultados precisos. Desde a segmentação de anúncios até a criação de personas e a prevenção de fraudes, a tecnologia é integrada de forma estratégica para otimizar o alcance, o engajamento e o retorno sobre o investimento (ROI).
Na segmentação de anúncios e mídia, a OPL Digital utiliza a sua demand side platform (DMP) proprietária equipada com IA e machine learning para definir audiências de maneira inteligente, sem depender de cookies de terceiros. A abordagem permite que as marcas alcancem o público no momento mais relevante, otimizando investimentos em mídia. Para isso, a plataforma faz uso da análise preditiva, identificando padrões de comportamento para encontrar os públicos mais propensos a se engajar com as campanhas. Além disso, emprega segmentação contextual por IA, que analisa conteúdo e interesses em tempo real, exibindo anúncios alinhados com o contexto de navegação do usuário, sem violar a privacidade.
Entre as soluções de segmentação, destaca-se o retargeting inteligente, que utiliza a inteligência artificial para analisar as interações anteriores dos usuários e impactá-los de forma personalizada, e a geolocalização estratégica, usada para alcançar consumidores em locais específicos, otimizando a relevância da comunicação para as marcas. Juntas, essas tecnologias permitem uma alocação otimizada de recursos e ajustes automáticos de lances em leilões digitais, maximizando o retorno sobre o investimento. Essas são apenas algumas das soluções da OPL Digital que fazem uso de inteligência artificial. Todos os produtos da empresa contam com a segmentação sem cookies, que depende da IA para entregar mídia efetiva respeitando os mais severos padrões de privacidade.
A OPL Digital também utiliza IA na criação de personas e públicos detalhados, com o objetivo de mapear canais estratégicos e permitir a ativação de campanhas inteligentes com segmentações refinadas, sem depender de categorias demográficas genéricas. Isso proporciona um planejamento de mídia altamente eficiente, guiado por insights precisos sobre o comportamento do público-alvo.
Também há a possibilidade de realizar testes A/B de maneira inteligente, incluindo a otimização automática de criativos. A ferramenta de inteligência artificial da OPL Digital analisa diferentes versões de um mesmo anúncio ou mensagem para identificar qual a variação mais eficaz. O sistema otimiza a campanha em tempo real, fazendo uma distribuição dinâmica dos anúncios para públicos selecionados, analisando o desempenho das peças e ajustando o foco para aqueles criativos que tenham melhor engajamento.
Há, ainda, uma atribuição adicional das ferramentas de inteligência artificial como solução criativa: o uso de ferramentas generativas para criar banners e imagens otimizadas, garantindo agilidade e inovação no desenvolvimento de campanhas publicitárias. A prática garante a redução no tempo de produção de anúncios, amplia o engajamento e a retenção do público e, de quebra, aprofunda a otimização em tempo real.
Além disso, a OPL Digital desenvolve estruturas de IA com foco na prevenção de fraudes. A solução previne qualquer desvio da campanha, permitindo que anúncios apareçam apenas em sites e apps com conteúdo apropriado. A solução evita desperdícios do investimento com tráfego inválido ou bots, por exemplo.
“O grande diferencial da OPL Digital não está apenas no uso da IA, e sim na forma como integramos essa tecnologia à nossa expertise humana. Nossa equipe acompanha, ajusta e garante que cada campanha seja estrategicamente planejada e otimizada, para entregar resultados reais para nossos clientes”, afirma Silmara Vinha, head of business.
Tecnologia impulsiona monetização e segurança para publishers
Inteligência artificial da OPL Digital aprimora segmentação, aumenta engajamento e destaca inventários publicitários com soluções inovadoras
A integração de ferramentas de inteligência artificial (IA) na OPL Digital não só otimiza campanhas publicitárias, como também traz benefícios diretos para os publishers parceiros, aumentando o valor de seus inventários publicitários. Com segmentações mais precisas e anúncios altamente relevantes, as taxas de engajamento crescem, resultando em uma monetização mais eficiente das páginas.
A IA também contribui para uma qualificação mais apurada da audiência, exibindo anúncios que realmente interessam aos visitantes do site. Isso reduz a rejeição de anúncios e melhora a experiência do usuário, aumentando o tempo de permanência na página e fortalecendo o relacionamento com o público. Além disso, a segmentação contextual por IA permite que os publishers maximizem seus espaços publicitários sem depender de cookies de terceiros, mantendo-se em conformidade com as regulamentações de privacidade.
“Além de todos esses pontos, a segurança digital e a prevenção a fraudes são fatores críticos para os publishers. Com o uso da IA, conseguimos identificar e bloquear acessos fraudulentos e tráfego inválido, garantindo um ambiente de monetização mais seguro e eficiente”, destaca Rodolfo Darakdjian, CEO e fundador da plataforma de mídia 360º.
O desenvolvimento dessas ferramentas também permitiu à OPL Digital quebrar paradigmas do setor. O principal deles era o de que esse tipo de solução estaria limitada apenas às campanhas de performance.
A personalização em larga escala e os anúncios interativos têm sido amplamente usadas em campanhas de branding dos parceiros da OPL Digital. Entre as principais soluções apresentadas estão: Audio Ads, que permite a entrega de anúncios com base no que o usuário fala perto do celular; Search Target, que entrega impactos baseados nas pesquisas recentes do consumidor; Geolocalização Inteligente; e a sincronização da mídia DOOH e dos anúncios de rádio e TV com as peças entregues no celular, ampliando o alcance de uma campanha.
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