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Mídia mobile garante assertividade em meio a desafios econômicos
Canal se consolida como um meio de comunicação essencial para marcas que buscam alcançar consumidores de forma personalizada e eficiente
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Canal se consolida como um meio de comunicação essencial para marcas que buscam alcançar consumidores de forma personalizada e eficiente
A economia brasileira dá sinais antagônicos – e não é de hoje. No segundo semestre de 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE), o consumo das famílias avançou 4,9%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou crescimento de 1,4% frente ao primeiro trimestre deste ano, seguindo uma tendência de alta acima das expectativas do mercado. Por sua vez, o valor de mercado das empresas que formam o Ibovespa, o principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou o primeiro semestre de 2024 com perda acumulada de 7,7%. Além disso, a escalada da dívida pública e a baixa taxa de investimentos nas empresas privadas do País ameaçam interromper o ciclo de crescimento da economia, com um risco real de descontrole inflacionário.
Diante desse cenário de incertezas, na comunicação, é comum que as empresas optem por reduzir investimentos em compra de mídia, uma decisão que pode ter consequências profundas a longo prazo. É essencial adotar uma abordagem que garanta a eficácia da compra e distribuição de publicidade, especialmente em campanhas de construção de marca. Nesse contexto, a mídia mobile tem se destacado como uma solução estratégica para as marcas e agências.
Isso porque esse tipo de ferramenta otimiza o investimento em razão da sua assertividade, se tornando uma aliada em momentos de incerteza econômica e ganhando destaque por ser um investimento mais seguro.
“A mídia mobile continua sendo crucial em cenários de insegurança macroeconômica por sua flexibilidade e alta capacidade de segmentação. Em um momento em que as marcas precisam maximizar cada real investido, a mídia mobile permite alcançar o consumidor correto, no momento certo, de forma altamente eficiente”, afirma Rodolfo Darakdjian, CEO e fundador da OPL Digital, uma das plataformas de mídia mobile 360º que se tornou referência no mercado nacional.
O comportamento do usuário faz da mídia mobile um canal único para garantir que os anunciantes construam estratégias efetivas e conquistem resultados assertivos. Além do crescimento de acesso à internet via dispositivos móveis – no Brasil, dos 149 milhões de usuários na internet, mais de 92 milhões (62%) acessam o ambiente online exclusivamente pelo celular, segundo a pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil –, a maioria dos brasileiros já são adeptos a realizarem compras pelo smartphone: 67% preferem adquirir produtos e serviços por meio de seus celulares, aponta um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
O CEO e fundador da OPL Digital ressalta o potencial da mídia mobile em acompanhar o consumidor ao longo de toda a sua jornada diária. Desde o momento em que sai de casa, o usuário pode ser impactado por campanhas de geolocalização; ao assistir à televisão, por anúncios sincronizados via TV Sync; e por publicidade decorrente da ferramenta Áudio Ads, que consegue impactar usuários que já buscam e falam da marca, produto, concorrente ou serviço próximo ao smartphone. Por meio desses pontos de contato, uma marca consegue manter sua presença permanente e personalizada.
“Fazer um apagão na compra de mídia mobile pode resultar em uma desconexão entre a marca e seus consumidores e, consequentemente, levar à perda da participação de mercado. Interromper o investimento em mídia mobile abre espaço para os concorrentes preencherem esse vazio, ganhando relevância junto ao público”, diz Darakdjian.
A chave para garantir que a mídia mobile seja efetiva, mesmo em cenários adversos, dizem os especialistas da OPL Digital, é a personalização.
Ao usar a segmentação precisa e a análise de dados em tempo real, é possível atingir públicos específicos. Com isso, cada consumidor é impactado com a mensagem que mais apela aos seus desejos, diminuindo a margem de erro para o investimento em mídia. A automação da mídia mobile permite o ajuste das campanhas, conforme o comportamento demonstrado pelos usuários impactados se apresenta ao anunciante. O uso de formatos interativos é uma ferramenta poderosa na relação entre o consumidor e uma marca. Esse tipo de anúncio amplia o engajamento e melhora a experiência do usuário na página ou no aplicativo em que ele está.
Todas essas ferramentas estão no portfólio da OPL Digital. A empresa oferece uma vasta gama de soluções que permitem às marcas se comunicarem de forma eficaz. Entre os principais ativos, estão: geolocalização, Áudio Ads, Store Visit, MDOOH, TV/Rádio Sync, App Behavior e estratégias de Google. “Nossa demand side platform (DMP) própria garante uma segmentação precisa e assertiva, oferecendo dados exclusivos que não são compartilhados com terceiros. Isso proporciona uma personalização única das campanhas, aumentando a relevância e maximizando o retorno sobre o investimento”, afirma Silmara Vinha, head of business da OPL Digital.
OPL Digital transforma campanhas em resultados
Soluções de geolocalização e Áudio Ads da plataforma de mídia mobile 360º demonstram como ações personalizadas impulsionam vendas, tráfego e engajamento
Diversas campanhas da OPL Digital indicam a capacidade de contribuir a objetivos de negócio, mesmo durante cenários de incerteza macroeconômicas.
Com uma rede de supermercados, a empresa realizou duas campanhas com o mesmo objetivo: gerar volume de tráfego. Para isso, definiu um raio de dois quilometros entorno da loja e geolocalizou a campanha para os clientes da região. Como resultado, a empresa contou com um aumento de 200% nas vendas de produtos da categoria anunciada durante o período da campanha.
Com uma segunda rede do varejo alimentar, a OPL Digital desenvolveu uma campanha no formato Áudio Ads — quando a plataforma capta o áudio e analisa o conteúdo daquilo que é falado perto do celular para entregar peças relacionadas aos interesses do usuário. A taxa de cliques (CTR) das dez categorias abordadas pela campanha variou de 26,18% até 30,11%.
“As marcas precisam investir em estratégias que vão além de apenas vender produtos. É necessário construir uma conexão emocional com os consumidores, oferecendo valor e uma experiência diferenciada. Ferramentas como a mídia mobile, especialmente com a segmentação precisa da OPL Digital, permitem que as marcas personalizem suas campanhas e criem experiências mais significativas, destacando-se mesmo em meio à concorrência”, destaca Silmara Vinha, head of business da OPL Digital.
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