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Rich media: o futuro interativo da publicidade digital

OPL Digital desenvolve anúncios avançados, com estúdio próprio especializado em HTML5 e equipe de designers exclusiva


14 de outubro de 2024 - 0h00

A busca por diferenciação é um dos maiores desafios impostos pela competitividade do ambiente digital aos anunciantes. Nesse contexto, a evolução tecnológica permite o desenvolvimento de novas estruturas capazes de impulsionar estratégias criativas dentro dos times de comunicação e marketing. Um desses pilares de inovação que vem ganhando destaque é o uso do formato rich media, anúncio com recursos avançados, como vídeo, áudio, imagens animadas, formas 3D e interação via touch, que oferecem experiências mais interativas e dinâmicas do que campanhas tradicionais.

Segundo um estudo da consultoria eMarketer, os anúncios em rich media apresentam uma performance até 267% maior do que os banners estáticos, quando a métrica usada é a taxa de clique (CTR). Outra pesquisa, da Tubular Insights mostra que esse tipo de comunicação é especialmente efetiva nas iniciativas de construção de marca, mostrando que as audiências expostas a anúncios de vídeo em rich media desenvolveram um aumento de 2,3% em brand favorability.

Anúncios em rich media possuem uma performance até 267% maior do que os banners estáticos, quando a métrica é CTR, de acordo com a eMarketer

Anúncios em rich media possuem uma performance até 267% maior do que os banners estáticos, quando a métrica é CTR, de acordo com a eMarketer

Investimento em rich media para HTML5

A OPL Digital, plataforma de mídia mobile 360º referência na segmentação assertiva de públicos-alvo por meio de uma demand side platform (DSP) própria, está desenvolvendo, junto às marcas, uma série de formatos de rich media em Linguagem de Marcação de Hipertexto 5 (HTML5). A fim de tornar a experiência do consumidor mais imersiva e envolvente, o investimento da empresa no formato publicitário permite a incorporação de elementos como vídeos, animações e interações aos anúncios.

“Ao invés de apresentar apenas um conteúdo estático, o rich media permite que os consumidores se envolvam diretamente com o anúncio, interagindo com uma animação ou um comando do banner em questão. Essa interatividade aumenta significativamente o engajamento e a memorabilidade da marca. Com essas ferramentas, as marcas conseguem criar uma conexão mais profunda com seus consumidores, resultando em maior engajamento e fortalecimento do branding”, afirma Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital.

Rich media é trunfo para publishers com inventário aberto
Formato de anúncio aumenta interação entre marcas e audiência e fornece novas formas de mensuração

Anúncios em rich media trazem benefícios aos publishers com inventário aberto. Além de permitir a interação entre marcas e audiência, sem forçar o usuário a deixar a página do veículo para dar início ao relacionamento com a marca, o formato é mensurável, permitindo que os canais de mídia acompanhem métricas detalhadas e entendam quais itens de interatividade do formato engajou mais o anunciante em cada campanha.

Ao incluir formatos de rich media no inventário, os publishers se posicionam como empresas de mídia ávidas por novas tecnologias que dão sustentação à conversa entre marcas e consumidores. O investimento tem como resultado a valorização do inventário de um veículo. “É usual que o CPM de um anúncio em rich media seja mais alto do que o de um banner estático, permitindo o aumento da receita publicitária de publishers na fronteira da inovação”, explica Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital.

Equipe de designers exclusiva oferece personalização

Para fazer frente aos desafios criativos que o modelo impõe, a OPL Digital inaugurou um estúdio próprio especializado em HTML5 e uma equipe de designers que atuam exclusivamente no atendimento aos clientes que anunciam em formatos de rich media. Assim, a empresa garante que os anunciantes consigam extrair o máximo das oportunidades de cada ativo no inventário de publishers premium da OPL Digital.

“O fluxo de trabalho permanece similar ao que já utilizamos, mas agora oferecemos uma solução mais personalizada, com base nas informações que coletamos, por meio de um formulário específico para esses formatos. Assim, conseguimos atender melhor às necessidades criativas de nossos clientes. Ou seja, nesse processo, desenvolvemos os formatos de mídia por aqui, já em relação aos outros formatos padrão, recebemos diretamente do cliente”, afirma Silmara Vinha, head of sales da OPL Digital. O formato de rich media é 100% customizável, ou seja, pode ser elaborado conforma solicitação e briefing da marca.

Mensurando taxa de cliques, visualização e engajamento

Outra vantagem dos formatos de anúncios em rich media é a possibilidade de ampliar a mensuração do comportamento dos usuários. A solução mede as interações de forma mais detalhada, levando em conta taxa de cliques, tempo de visualização e engajamento com elementos interativos.

Dessa forma, os anunciantes conseguem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores, o que permite otimizar a campanha e ajustar as mensagens de maneira mais precisa, resultando em uma comunicação mais eficaz e criativa com o público final. “Com essas ferramentas, as marcas conseguem criar uma conexão mais profunda com seus consumidores, dando vida a campanhas com maior engajamento e fortalecimento do branding”, afirma Darakdjian.

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