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Sincronização omnichannel reforça objetivo da marca

Ao integrar mídias off-line e online, soluções da OPL Digital trazem alta performance com investimento reduzido

  • A tecnologia de notificações push para celular, da OPL Digital, ajuda a reimpactar usuários

    A solução de sincronização da OPL Digital conecta mídias off-line, como OOH, TV, rádio e cinema, ao universo mobile

Slideshow


18 de abril de 2022 - 0h00

A convivência entre os ambientes físico e digital é cada vez mais intensa e exige que as marcas priorizem estratégias omnichannel. A oferta de uma melhor experiência ao cliente, o crescimento da consciência de marca e as diversas possibilidades em torno de comunicações personalizadas estimulam vendas e fidelização: para 60% dos brasileiros, a pandemia da Covid-19 incitou o consumo híbrido (online e off-line) de produtos e serviços do varejo; e, entre os que aderiram a estratégias de conteúdo entre canais, 16% realizaram suas primeiras compras online. Os dados são da All iN e da Social Miner, que, em parceria com a Opinion Box, ouviu 1.079 pessoas no primeiro trimestre de 2021.

OPL Digital: integração potencializada
Você está assistindo a um jogo de futebol pela TV e, no intervalo, é exibido o comercial de uma cerveja. Na sequência, visualiza, em seu smartphone, um anúncio com os pontos de venda dessa cerveja mais próximos de sua casa. No dia seguinte, você está em seu carro, ouvindo as principais notícias do dia, quando ocorre a inserção publicitária de um banco. Mais tarde, você também é impactado por uma publicidade desse mesmo banco, enquanto usa seu celular.

Essas são algumas possibilidades das soluções de sincronização omnichannel oferecidas pela OPL Digital, focada em marketing mobile 360º. Ao conectar ações de mídia off-line e online, a tecnologia permite que, após o contato com ações físicas, o usuário seja impactado com anúncios em seu smartphone, via aplicativos, portais de notícias e outros sites mapeados pela OPL Digital.

Entre as possibilidades de formatos para a comunicação, estão, por exemplo, estático, vídeo, push, GIF e áudio.

Segundo Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital, a construção conjunta de campanhas online e off-line rentabiliza investimentos. “As estratégias para diferentes canais devem caminhar juntas. Quem não faz isso está perdendo tempo e dinheiro”, diz. O celular, amplamente disseminado no Brasil, é o grande elo. “A sincronização valoriza e complementa a campanha off-line, reduz a sua dispersão e traz uma grande fonte de dados sobre o consumidor, que só o digital oferece. Somente o público escolhido será impactado, reforçando ainda mais os objetivos do cliente”, adiciona.

Dessa forma, são acionados mais pontos de contato com o consumidor ao longo de sua jornada, aumentando as possibilidades de conversão e reforçando a mensagem da marca. “Expandimos a conversa que começa no off-line para algo mais íntimo e direcionado com o usuário, sempre com a premissa de promover um call to action”, explica Ana Matozo, head comercial da OPL Digital.

Apesar do foco em empresas médias e grandes, a solução de sincronização omnichannel está disponível para clientes de qualquer porte e segmento, sejam anunciantes, agências ou veículos. Como a OPL Digital possui um enorme portfólio de soluções, um de seus principais diferenciais é oferecer serviços integrados e de alta qualidade, com investimento reduzido e modelos comerciais flexíveis. “A OPL Digital é a única empresa no Brasil que oferece todas as possibilidades de integração mobile 360°, atendendo qualquer tipo de mídia off-line. O cliente não precisa contratar diversos fornecedores para ter toda a cobertura, pois oferecemos tudo que ele precisa de forma assertiva e simplificada”, afirma Ana.

Sincronização omnichannel: resultados de fôlego

A boa execução de estratégias omnichannel traz excelentes retornos para as marcas.

Como exemplo, há a parceria entre Nestlé e Lojas Americanas para Páscoa de 2020, um dos períodos mais sensíveis da pandemia, que contou com o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais. Na ação, os consumidores puderam comprar ovos online e retirá-los em mais de 1.700 lojas físicas da rede. Houve um crescimento de 830% na receita digital proveniente de chocolates da Lojas Americanas, em comparação com 2019 — os produtos Nestlé representaram 28% das vendas totais da categoria. A rede ainda teve um aumento de 85% na CTR (taxa de cliques) de seus anúncios e 54% dos clientes que participaram da ação compraram outros produtos no ambiente off-line.

A OPL Digital coleciona cases de sucesso. Com o objetivo de aumentar a cobertura de sua campanha de OOH em pequenas praças, onde há poucas opções de painéis e outdoors, uma empresa do segmento de delivery por aplicativos utilizou a estratégia de notificações push no celular. “Nossa estratégia foi conversar melhor com o target, por meio da tecnologia da OPL Digital, onde os usuários que passassem pelos pontos de OOH fossem reimpactados pelo celular. O retorno foi muito eficiente e satisfatório para o cliente. Além disso, entender a audiência off-line depois da campanha nos traz informações relevantes para os próximos passos”, explica Rodrigo Spedanieri, diretor comercial da agência AD+R Media Company, que atuou junto à OPL Digital e esse cliente.

 

A tecnologia de notificações push para celular, da OPL Digital, ajuda a reimpactar usuários

A tecnologia de notificações push para celular, da OPL Digital, ajuda a reimpactar usuários

A mesma dinâmica foi usada para uma marca da área de educação. A intenção foi gerar tráfego qualificado para uma página de inscrição, utilizando a sincronização do mobile com a campanha de out-of-home. A maior entrega foi para o público masculino, adequado ao curso oferecido; pessoas com idade entre 31 e 35 anos foram as que mais aderiram à campanha; e as taxas de performance das peças atingiram até 2,9% de CTR.

Para impactar novamente o público de interesse pelo celular, gerar tráfego no site e incentivar a compra de um novo produto, uma marca de produtos alimentícios, por sua vez, utilizou a solução de sincronização da OPL Digital, após exibição de filme publicitário na TV. A maior entrega de impressões e interação foi para o público masculino, alcançando 71% do volume de impressões e 58% dos cliques. O público mais jovem, entre 25 e 30 anos, liderou com 42% de impressões e 1,54% dos cliques, além das peças atingirem até 2,16% de CTR.

Um plano de saúde, também cliente da OPL Digital, usou a sincronização de mídia no mobile para impactar mais de uma vez o consumidor, após a veiculação de spot publicitário no rádio. A maior entregabilidade de impressões e interação foi para o público masculino. O público mais jovem, de 20 a 30 anos, teve maior alcance de impressões, e as peças atingiram até 1,90% de CTR.

Tecnologias de ponta
A OPL Digital possui atuação global e conta com uma ampla gama de tecnologia de dados, com inventários em todos os continentes, que atingem 95% da internet. Suas plataformas próprias reúnem mais de 2 milhões de sites, aplicativos e redes sociais; e mais de 140 milhões de usuários, com elevado poder de segmentação e assertividade. O vasto portfólio para mídia mobile 360º atende a demandas digitais e físicas, com soluções customizadas, integradas e mensuráveis.

Seus relatórios de desempenho das campanhas são precisos, com indicadores robustos e bem delimitados junto ao contratante. As soluções da OPL Digital estão alinhadas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com as boas práticas de privacidade e segurança; e são auditadas e verificadas por parceiros independentes, como Nielsen, IAS e a Moat, que demonstram os riscos de brand safety e de fraude. Em todas as campanhas, é garantido viewability mínimo de 70%.

 

Para mais informações sobre a OPL Digital e suas soluções de sincronização de mídia, acesse: https://opldigital.com/.

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