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Tecnologia acelera segmentação em OOH
A fim de gerar performance às campanhas e visando transformar o cenário urbano, OOH Brasil oferta projetos baseados em programática, mobile e criatividade
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A fim de gerar performance às campanhas e visando transformar o cenário urbano, OOH Brasil oferta projetos baseados em programática, mobile e criatividade
Eficiência de investimento, flexibilidade em estratégia de comunicação e impacto junto ao público-alvo. Os bons resultados de mídia out-of-home (OOH) são derivados de softwares e iniciativas baseadas em dados.
A inteligência proporcionada pelo uso de tecnologias tem sido o diferencial da OOH Brasil, que está expandindo sua atuação com foco em ativos digitais —disponibilizando 100% das telas para as principais sell side platforms (SSPs) e demand side platforms (DSPs) do mercado, aumentando, assim, as possibilidades de compra programática para as agências e anunciantes no Brasil e mundo.
“A programática permite níveis de segmentação, como perfil do público, geolocalização, awareness, audiência, compra de mídia por diárias e faixa horária. Com isso, os anunciantes têm total autonomia para definição de qual estratégia seguir a partir da cobertura da OOH Brasil, conquistando mais liberdade e precisão para a veiculação de suas campanhas”, explica Felipe Davis, CEO da OOH Brasil.
A investida da companhia está alinhada às tendências globais na área. Segundo a Statista, plataforma especializada em dados, em 2022, a publicidade programática movimentou, em todo o mundo, US$ 493,2 bilhões. A expectativa, para este ano, é atingir US$ 557,6 bilhões, um crescimento de 13%. Já para 2026, são esperados investimentos na ordem de US$ 724,8 bilhões, por meio do software de compra de mídia.
De olho no crescimento da mídia programática, a OOH Brasil oferece ao mercado novas plataformas de planejamento, que visam dar mais autonomia na gestão das campanhas divulgadas no out-of-home, ao possibilitar a veiculação a partir de critérios de segmentação. Por meio de um login de acesso ao sistema de controle de ativos da empresa, as marcas conseguem definir os pontos de contato com o consumidor, arquivos específicos de comunicação para cada local de veiculação de mídia e, até mesmo, horário para a divulgação de materiais.
Circuitos Digitais consolidam atuação no Nordeste
A OOH Brasil chegou ao Nordeste no fim de 2022, ao inaugurar seu Circuito Digital em Fortaleza (CE). Agora, a empresa expande sua atuação na região com a instalação de seus ativos digitais em Recife (PE), aonde chegou no mês passado. De acordo com a companhia, essa ampliação deve-se ao fato de ser uma das regiões de maior crescimento para o segmento de mídia out-of-home no País.
Exemplo desse cenário positivo para dar base a essa expansão são os dados do último ranking nacional IPC (Índice de Potencial de Consumo), que aponta o Nordeste como responsável por 18,2% do consumo nacional, ficando atrás apenas do Sudeste, com 49%. “Estamos muito entusiasmados com as expansões de nossas coberturas em centros tão importantes. Serão pontos fundamentais para o crescimento nacional da OOH Brasil. E para criarmos oportunidades para as marcas de todos os segmentos da economia”, afirma Felipe Davis, CEO da empresa.
Em todas as praças do Nordeste, a empresa prioriza a cobertura e audiência. A fim de gerar maior performance às ações dos anunciantes, as peças estão instaladas em vias de grande fluxo de veículos e pessoas. Em Recife, por exemplo, o Circuito Digital se estende desde Jaboatão dos Guararapes até a cidade de Olinda, o que a faz abranger toda a região metropolitana da capital de Pernambuco.
Ampla cobertura com painéis digitais
A OOH Brasil tem a inovação como um de seus pilares desde o início de sua atuação, há quase 30 anos. Em plena expansão baseada em audiência, cobertura e frequência, com foco em vendas por programática, a companhia conta com Circuitos Digitais de grandes formatos, como bancas, painéis e empenas digitais em cinco capitais do País — Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Recife (PE).
Com essa abrangência, as peças publicitárias alcançam, diariamente, uma audiência de 4,3 milhões de pessoas, com um impacto total superior a 16 milhões de consumidores. Segundo o CEO da OOH Brasil, por meio dessa atuação, a companhia tem como premissa “a criatividade com funcionalidade e produtividade”, diferenciando-se no mercado a partir da cobertura entregue aos anunciantes, onde cada praça tem um roteiro estratégico para impactar o maior número de pessoas. “Entendemos o momento do mercado e a necessidade de uma entrega segmentada. Por isso, estamos fortalecendo nossa operação por programática. Isso otimiza o processo de compra para os clientes unindo inteligência de mercado, por meio de dados, e geolocalização, com foco em cobertura e audiência”, diz Davis.
DNA de inovação e inteligência artificial
Dentro da jornada tecnológica que tem caracterizado sua atuação, a OOH Brasil incrementou a mensuração do impacto de seus ativos ao público com a implementação de um sistema de inteligência artificial (IA), que contabiliza toda a audiência que passa em frente aos painéis.
A empresa consegue entregar aos clientes informações mais específicas em relação aos resultados proporcionados pelas ações divulgadas.
O Brasil é o país que mais utiliza aplicações baseadas nessa tecnologia na América Latina: 63% das companhias que utilizam dados e analytics usam IA, ante uma média de 47% da região. O dado é do estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, da plataforma SAS e realizado pelo IDC.
“A inovação faz parte do nosso DNA. Fomos pioneiros em diversas ações no País e essa mentalidade rege nossa atuação”, comenta o executivo da OOH Brasil, citando que a inteligência de dados também integra um sistema de monitoramento que identifica imediatamente qualquer problema nos painéis distribuídos pelo País, ferramenta que
proporciona uma manutenção mais rápida e assertiva dos equipamentos, elevando, assim, a qualidade da oferta ao mercado.
De olho no comportamento do consumidor
Ainda de acordo com o levantamento do IDC para a SAS, 90% das empresas brasileiras investem em dados e ferramentas de analytics com o objetivo de identificar tendências e padrões de consumo, superando a média latino-americana que é de 60%.
Dentro da OOH Brasil, essa percepção voltada aos novos comportamentos dos usuários levou a companhia a adotar, há três anos, o formato vertical/mobile em seus ativos, com o objetivo de gerar “mais identificação e harmonia com a interação entre público e tela no dia a dia”. Empresas que figuram entre os maiores anunciantes do Brasil, Vivo e Ambev estão à frente de ações que exploram smartphones. A performance das campanhas é reforçada com as dezenas de ativos dos Circuitos Digitais da OOH Brasil, instalados estrategicamente para gerar cobertura e audiência nos locais definidos na estratégia de comunicação.
A OOH Brasil já planeja os próximos passos dentro do mercado brasileiro de out-of-home. A partir do próximo ano, a companhia tem o planejamento de instalar uma nova praça por semestre. Além disso, mantém-se atenta às novas tecnologias e comportamentos dos usuários para incrementar sua atuação baseada na consolidação da venda por programática e push/mobile. “Vamos acelerar ainda mais o nosso ciclo de expansão”, aponta Felipe Davis, CEO da OOH Brasil.
Projetos visam transformação urbana e sustentabilidade
Junto aos mais de cem ativos distribuídos pelas capitais onde atua, a OOH Brasil oferece ao mercado projetos que vão muito além da divulgação de anúncios nas telas e que visam, principalmente, transformar o cenário urbano. Como exemplo, há a empena digital localizada na Avenida Raja Gabáglia, em Belo Horizonte. Além de seu formato, com 12 metros de altura, a peça possui um jardim vertical com mais de 180 metros quadrados composto por mudas nativas que são irrigadas com águas da chuva e estrutura construída com material reciclado.
Outro exemplo é a parceria da empresa com a Urban Arts, considerada a maior galeria de arte urbana do País. A iniciativa contempla exposições temáticas a céu aberto, abordando desde obras em homenagem a datas comemorativas, como o Mês do Oceano, Dia da Mulher e Dia do Meio Ambiente, até ações voltadas a uma maior conscientização sobre Outubro Rosa e Novembro Azul. “Levamos arte para nossas praças de atuação e fazemos dos nossos circuitos digitais ferramentas de impacto positivo no cenário urbano”, explica Felipe Davis, CEO da OOH Brasil.
Cocriação na proximidade com anunciante
Realizados ao lado de grandes marcas, os projetos especiais da empresa aproveitam os Circuitos Digitais instalados nas capitais onde atua para contribuir com o dia a dia da população local, ao levar conteúdo em primeira mão sobre temas diversos, como saúde e bem-estar, esportes, trânsito e automóveis. Os ativos instalados em meio ao fluxo de pedestres permitem a execução de projetos interativos a partir da tecnologia implementada nos equipamentos, como displays, amostras e aromas.
É o caso do trabalho realizado ao lado da Unimed, parceira da OOH Brasil há mais de dez anos. Para abordar o tema saúde, a comunicação é chancelada pela Editoria de Conteúdo, visando gerar engajamento e notoriedade às mensagens divulgadas. De acordo com Davis, a concepção dessas ações especiais tem como base o processo de cocriação. “Estes projetos são sempre desafiadores e, talvez por isso, sejam tão especiais. Na elaboração e execução destas ações, é indispensável a proximidade entre o anunciante e a OOH Brasil”, afirma o executivo.
Ativos em BH funcionam com energia limpa
A sustentabilidade também está presente na atuação da OOH Brasil. A empresa diferencia-se no segmento ao manter 100% dos ativos instalados em Belo Horizonte funcionando com energia limpa. “Isso significa que, além de pioneiros na responsabilidade ambiental dessa operação, temos responsabilidade com o recurso natural urbano”, afirma Davis. A empresa está presente na capital mineira desde 1994 e, hoje, conta com Circuito Digital na cidade, entre empenas, painéis e bancas. Para reduzir o consumo de energia, as telas digitais ainda contam com tecnologia com controle de luminosidade automático.
Além disso, a OOH Brasil, em parceria com Os Greenies, compensará o seu consumo anual de gás carbônico (CO2). Serão 90 mudas de árvores, equivalente a 20 tons de CO2 em uma área de 540 metros quadrados de floresta. Essa neutralização compensará um ano de emissões da empresa, a partir de julho.
Saiba mais sobre a OOH Brasil
Assista à entrevista com Felipe Davis, CEO da OOH Brasil.
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