Por meio da plataforma PicPay Ads, companhia aproveita a jornada financeira dos seus 36 milhões de usuários ativos para oferecer, às marcas, soluções baseadas em inteligência de dados, em um novo segmento da publicidade digital
Ao mesmo tempo em que os players do setor financeiro estão percebendo o valor de seus dados proprietários e explorando formas de monetizá-los por meio de soluções de mídia, os anunciantes passam a ter em mãos um novo canal de marketing para se conectar com os consumidores e a oportunidade de diversificar seus investimentos em comunicação. Segundo estudo da Emarketer, a expectativa é que o mercado de Financial Media mais que quadruplique nos próximos dois anos. Por isso, o PicPay enxerga o movimento como a quarta onda da publicidade digital.
PicPay Ads tem como base os dados de 36 milhões de usuários ativos
Dados proprietários e ampla base de usuários
A fim de potencializar a inteligência de dados no impulsionamento de marcas dentro de sua própria plataforma, o PicPay apresenta-se como a primeira instituição financeira da América Latina a utilizar dados e insights gerados pela jornada financeira de seus clientes para impactá-los com campanhas publicitárias. A companhia, que entrou no segmento de Financial Media em março deste ano por meio de seu braço de atuação publicitária PicPay Ads, se destaca pelo vasto conhecimento sobre os hábitos de consumo de seus usuários — 36 milhões, com mais de 3,8 bilhões de interações mensais.
Esse robusto conjunto de dados permite criar audiências inovadoras para segmentar as campanhas publicitárias, transformando a plataforma em um canal eficiente para anunciantes e agências. O PicPay Ads gera insights exclusivos sobre preferências de consumo e comportamento, capazes de auxiliar as marcas a entenderem o público e a planejarem uma estratégia para conquistar resultados superiores.
Segundo Felipe Julião, executivo de ads do PicPay, a ampla base de usuários ativos diferencia a área de publicidade digital do app em três frentes: oferta de alcance massivo com alta taxa de engajamento dos clientes e atuação nacional do PicPay; audiências e insights incomparáveis devido ao uso de first-party data de comportamento financeiro; e cobertura de uma jornada imersiva, impactando o usuário quando ele está 100% focado no processo financeiro.
Atenção plena garante exposição e lembrança de marca
Os anunciantes ainda contam com a exposição de suas marcas em momentos de grande atenção do público, como a realização de pagamentos via Pix, o que garante anúncios de alta visibilidade e com interação significativa. “A atenção total, aliada à capacidade de construir audiências relevantes, confere ao PicPay Ads resultados de engajamento superiores aos vistos no mercado digital”, afirma Julião.
O executivo ressalta o conhecimento único que a instituição tem sobre seus clientes por estar presente nos momentos de transações financeiras, onde a utilização de first-party data permite traçar o perfil e identificar atitudes e estilos de vida das pessoas para oferecer campanhas mais eficientes às marcas. “Oferecemos insights que ajudam os anunciantes a otimizar suas estratégias, aumentar o engajamento e conhecer melhor o comportamento dos consumidores”, aponta Julião.
Soluções abrangem toda a jornada financeira dos consumidores PicPay Ads aproveita o uso recorrente do Pix pelos clientes para reforçar as ações das marcas
Para reforçar as campanhas dos anunciantes junto aos usuários, o PicPay Ads oferece ao mercado uma gama completa de soluções que permitem às marcas a realização de ações por toda a jornada financeira dos consumidores no aplicativo da instituição. Além do impacto em momentos de grande atenção do público, as inserções publicitárias ocorrem de maneira contextualizada e integrada à experiência dos usuários na plataforma.
Um dos espaços é focado no Pix, meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros e que movimentou R$ 29 bilhões em transações apenas no primeiro semestre de 2024, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O formato de alto impacto, inserido no recibo e no loading do Pix, potencializa a conexão das marcas com os consumidores ao aproveitar o momento em que as pessoas estão totalmente concentradas na realização do pagamento ou transferência bancária.
“Com milhões de brasileiros utilizando o Pix diariamente para pagamentos e transferências, esse é um momento estratégico para as marcas se conectarem com o público de maneira assertiva, garantindo reconhecimento e lift de marca”, afirma Felipe Julião, executivo de ads do PicPay, citando o diferencial do anúncio de ocorrer diretamente no fluxo da jornada transacional do usuário, garantindo total atenção. “Ninguém olha para o lado ao fazer um Pix. O foco está completamente no celular até a finalização da transação, o que coloca a marca em total destaque para o usuário”, comenta o executivo.
Devido ao grande uso da ferramenta e o potencial de conexão junto aos usuários, o PicPay Ads lançou em setembro o Pix Day, um formato de diária exclusiva que permite às marcas dominarem o inventário do loading do Pix por um dia inteiro.
O portfólio oferecido pela plataforma de publicidade do app abrange ainda uma variedade de formatos para os anunciantes, como display, vídeo, CRM e branded content, que podem ser utilizadas para a divulgação de anúncios nos diferentes momentos de uso do aplicativo pelos usuários.
Além da diversificação de espaços publicitários, o PicPay Ads oferece um ambiente brand safe, garantindo segurança para a divulgação dos anúncios. Dessa forma, as peças são inseridas de maneira contextualizada, respeitando a jornada do cliente e sem interromper a sua experiência ao realizar uma compra ou pagamento.
“O tráfego do PicPay é 100% logado, de modo que sempre sabemos quem está sendo impactado pela comunicação. Além disso, respeitamos a privacidade de dados dos nossos usuários, só sendo possível criar audiências de forma anônima e agrupada”, explica.
Integração com Google: facilidade na gestão das campanhas
A plataforma do PicPay oferece diversas facilidades para os anunciantes para a divulgação de campanhas. A partir de uma parceria com o Google, os clientes conseguem realizar suas ações de maneira direta ou por meio da rede da gigante de tecnologia, que está diretamente conectada ao inventário da instituição. Dessa forma, as marcas podem explorar o canal a partir de uma única rede.
A parceria permite que os clientes realizem a compra e o acompanhamento das campanhas de forma centralizada, podendo otimizar recursos e entender os indicadores-chave de desempenho (KPIs) dos anúncios divulgados. As marcas conseguem programar, controlar e potencializar a campanha de maneira fácil e unificada. “Essa integração pode tornar o processo mais simples para os anunciantes e agências, que podem utilizar seus dados proprietários já existentes para explorar o ecossistema financeiro do PicPay como um novo canal”, diz o executivo de Ads do PicPay.
Na vanguarda do financeiro e da publicidade digital
Felipe Julião, executivo de ads do PicPay, aponta que a entrada da empresa no setor de mídia também foi influenciada por mudanças no cenário da publicidade digital. O movimento global de restrição do rastreamento de usuários na internet vem levando o mercado a valorizar dados proprietários.
Felipe Julião, executivo de ads do PicPay: “Oferecemos insights que ajudam os anunciantes a otimizar suas estratégias, aumentar o engajamento e conhecer melhor o comportamento dos consumidores”
“Todo esse cenário nos fez entrar no mercado de advertising para oferecer soluções inovadoras e audiência incomparáveis, em um momento da jornada onde a atenção do usuário é total. Nosso propósito é posicionar o PicPay na liderança de uma transformação que acreditamos ter um impacto profundo tanto no mercado publicitário quanto no setor financeiro”, afirma Julião.
As quatro ondas da publicidade digital Financial Media ganha relevância e transforma o investimento publicitário na internet
Primeira onda: mecanismos de busca
Com o Google liderando o segmento de mecanismo de busca, os anunciantes passaram a aparecer diretamente nos resultados de pesquisa dos usuários, de forma relevante e contextualizada.
Segunda onda redes sociais
Por meio de dados dos usuários e cookies de terceiros, plataformas, como Facebook, Instagram e TikTok, possibilitaram aos anunciantes alcançar os usuários com base em seus interesses.
Terceira onda: retail media
Empresas de varejo, como Amazon e Mercado Livre, perceberam que os dados de compra dos clientes são uma poderosa ferramenta para publicidade e passaram a oferecer espaços publicitários em seus próprios marketplaces.
Quarta onda: financial media
Instituições financeiras aproveitam dados proprietários de seus usuários, como compras e pagamentos, para oferecer insights precisos sobre comportamentos e hábitos dos clientes.
Inovação e educação criam oportunidades para anunciantes
Devido ao pioneirismo em Financial Media, o PicPay Ads tem trabalhado na apresentação desse novo segmento ao mercado, mostrando seus diferenciais e potenciais.
“A inovação traz a necessidade de educar o mercado no uso do comportamento financeiro para criar audiências publicitárias”, aponta o executivo de ads do PicPay. “Temos a missão de mostrar como essa possibilidade pode ser uma ótima oportunidade para anunciantes diversificarem seus canais de mídia, adicionando mais pontos de contato de suas comunicações em uma jornada inovadora e imersiva”, completa.
Saiba mais sobre a PicPay Ads
Assista à entrevista com Felipe Julião, executivo de ads do PicPay.