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Inspiração e contexto: Pinterest Ads chega ao Brasil
Com 46 milhões de usuários, plataforma social inaugura espaço único para inclusão de marcas
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Com 46 milhões de usuários, plataforma social inaugura espaço único para inclusão de marcas
O Brasil é o primeiro mercado da América Latina a receber as soluções de ads do Pinterest. Com mais de 46 milhões de usuários no País, a plataforma passa a comercializar anúncios entre os consumidores nacionais. Já de início, os profissionais de marketing podem contar com uma vantagem estratégica: o consumo de conteúdo no ambiente do Pinterest é altamente relacionável às marcas e, ainda, pouco explorado.
No universo de pesquisas mais frequentes da plataforma, 97% delas são feitas sem a identificação de uma marca. Isso dá ao anunciante a possibilidade de inserção em um ambiente que é tão vasto quanto propício aos negócios. As pessoas vão ao Pinterest para buscar inspiração. E inspiração é essencial no momento da compra.
A mídia certa, na hora certa
Uma pesquisa da consultoria LRW, realizada com dados coletados dentro da própria rede social, apontou que, para 66% dos consumidores, buscar referências é um dos maiores fatores de decisão no momento de compra. No ambiente, os anúncios são adicionais àquilo que a pessoa já está procurando. Ao mesmo tempo, a conexão entre consumidor, pesquisa e marca é impulsionada pela mídia programática.
Se, por exemplo, um aficionado em decoração está em busca da cadeira com revestimento de palinha perfeita para a sala de jantar, o anúncio do próprio móvel não poderia vir em melhor hora.
Há anos, os brasileiros já usam o Pinterest para achar o que querem – seja na escolha de um produto, na decisão do destino de uma viagem ou na busca por um novo look. Assim, o conteúdo produzido e veiculado pelas marcas melhora a experiência do usuário dentro da plataforma.
Força brasileira
Entre os jovens consumidores, o alcance da plataforma atinge 45% dos que pertencem à geração Z e têm acesso à internet no Brasil, segundo dados da Comscore. O número de usuários dessa faixa etária cresceu, globalmente, 50% em um ano.
“O Brasil é um dos nossos maiores mercados, fora dos Estados Unidos”, afirma Jon Kaplan, head de vendas globais do Pinterest. “Nossa escala, unida com a mentalidade única das pessoas no Pinterest, faz da audiência um público incrivelmente valioso para os profissionais de marketing. Estamos felizes de poder trazer essa oportunidade aos anunciantes que atuam no Brasil e queremos expandir a disponibilidade das ferramentas para mais mercados na América Latina.”
Soluções eficientes
Com um painel dedicado à comercialização de mídia, os anunciantes podem agora se beneficiar das soluções da empresa. As ferramentas atingem marcas de todos os portes e incluem uma segmentação robusta, painéis de mensuração interativos, inclusão da opção ao consumidor de finalizar uma compra em anúncios, além de outras ferramentas que auxiliam a gerenciar e maximizar os efeitos de uma campanha.
Ainda assim, a adaptação às melhores práticas dentro da plataforma é necessária, pois o Pinterest não é uma rede transacional. Dentro do feed, os pins certos dependem da capacidade inspiracional que eles conseguem gerar nos usuários.
Isso é essencial para a própria navegação dentro da rede: entre os usuários semanais do Pinterest, nove em cada dez afirmam que a plataforma é um oásis online.
Samsung e Diageo já vêem resultados em seus negócios
Para apresentar a novidade comercial ao mercado, o Pinterest realiza sua primeira apresentação às marcas que atuam no território nacional. O Pinterest Presents acontece em 12 de maio e incluirá insights sobre o público brasileiro, além de palestras e revelações de novidades para as agências e para os anunciantes do País.
O evento contará com a participação de André Loureiro, que assumiu a direção geral do Pinterest para a região em novembro do ano passado, e, desde então, promoveu uma ampliação da equipe para a chegada do Pinterest Ads no Brasil. Além de Loureiro, diversos especialistas da rede social participarão do evento. Entre eles, Ben Sibermann, co-fundador da plataforma e CEO global da empresa.
Antes mesmo do lançamento das ferramentas pagas, um grupo de anunciantes brasileiros foi convidado a participar de uma prévia com as soluções de marketing do Pinterest. Entre eles, estava a Samsung. Desde a inclusão no teste beta, a marca tem usado a plataforma para promover os produtos da linha Galaxy.
A Diageo é outra companhia que se beneficia do Pinterest Ads. Ela já possui um acordo global com a plataforma e, agora, passa a incluir o Pinterest no planejamento de mídia das marcas Baileys e Johnnie Walker no Brasil.
“Pinterest superou as expectativas em termos de resultados de impressão e cliques. Mas, muito mais que isso, a rede social tem todo o fit das nossas marcas e dos nossos assets”, afirma Marco Frade, head of media, digital & CRM da Diageo.
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