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O poder dos dados no marketing
Retargetly traz ao Brasil soluções que enriquecem campanhas com a combinação entre first e third-party data
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Retargetly traz ao Brasil soluções que enriquecem campanhas com a combinação entre first e third-party data
Será que todo o investimento em publicidade promove resultados assertivos às marcas? Campanhas programáticas orientadas por dados resolvem esse velho dilema da comunicação e do marketing, afirma Sebastián Garcia Padín, country manager da Retargetly no Brasil, uma vez que permitem medir todo o funil, desde a impressão até a conversão.
Com a inteligência dos dados first e third-party combinados, o anunciante evita decorrências frustrantes e o consumidor ganha uma experiência qualificada e customizada com a publicidade. “Quanto mais importante for a informação acerca do público-alvo, maior a assertividade na comunicação. O usuário recebe comunicação relevante, diretamente ligada aos seus interesses e poder de compra”, explica o executivo da empresa de tecnologia e dados.
Produtos para a América Latina
Líder do segmento na América Latina hispânica, a Retargetly processa um volume de dados que gera mais de 3 mil audiências distintas — acessíveis em dispositivos e canais.
Neste ano, a companhia, fundada na Argentina, contratou em todas as áreas, visando dobrar o crescimento e consolidar sua posição nos países onde opera — além de estar presente nos mercados colombiano, chileno, mexicano e brasileiro, também instituiu representantes no Peru, República Dominicana, Espanha e Estados Unidos.
Para Tamiris Gomes, executiva de contas da companhia, o Brasil, atual foco de atuação da Retargetly, vive um crescimento exponencial no uso de dados nas campanhas publicitárias e no planejamento tático da comunicação. “Nossos produtos são pensados para resolver os desafios existentes na região, que ainda precisa avançar quando o assunto é segmentação na programática”, observa. “Muitos players têm no roadmap de produtos um pensamento focado em mercados onde o marketing digital já amadureceu”, adiciona.
Nesse contexto, uma necessidade local é a educação: compreender como usar dados para otimizar o budget dos anunciantes e entender como uma boa estratégia de dados ajuda a marca a criar vantagem competitiva. “Mesmo quem já utiliza dados não sabe como identificar o impacto real nos resultados”, avalia a executiva.
Informações que se complementam
A complementariedade dos dados first e third-party melhora o resultado das campanhas, afirma Thiago Gusmão, head de business development da Retargetly no Brasil. “Dados proprietários são o bem mais valioso de uma marca, mas têm uma certa limitação. A empresa sabe o que um cliente faz no seu próprio site, app e loja física, mas não tem ideia do seu comportamento fora desses ambientes”, explica.
Com as soluções da Retargetly, aos dados de diferentes parceiros são adicionadas camadas de segmentação como: geolocalização, aplicativos instalados no celular, conteúdo acessado durante a navegação e produtos buscados com intenção de compra.
Assim, a marca é capaz de expandir sua base e identificar novos usuários que se encaixem no target desejado — pessoas com perfil similar ao de seus consumidores, clientes dos concorrentes, quem pretende comprar certo produto e público que nunca interagiu com a marca.
Uma campanha programática enriquecida por dados, diz Gusmão, leva mensagens customizadas aos melhores usuários, nos canais e nos momentos mais adequados. “Afinal, dados geram insights que direcionam a uma audiência específica”, diz. “Outra vantagem está na aplicação desses insights para desenvolver novos produtos, melhorar um planejamento e obter mais resultados”, adiciona Gusmão.
Benefícios para os publishers
Outro vértice da cadeia, os publishers, também podem se beneficiar das soluções da Retargetly, ao combinar as centenas de audiências segmentadas da empresa de big data ao seu próprio inventário.
Para o público, veículos que agregam dados aprimoram a experiência do consumo de conteúdo, tornando- -a mais personalizada. Já para fornecer receita aos veículos, a publicidade como modelo de negócio é defendida por Tamiris Gomes.
A comunicação democratiza o acesso ao conteúdo, cumprindo um papel que permite a continuidade da internet aberta, diz a executiva. “Isso gera valor à sociedade e propaga o conhecimento de maneira mais justa. O formato de monetização em que se cobra pelo acesso deixaria publishers emergentes sem espaço no ecossistema”, compara. Todas as soluções da Retargetly estão em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Cases mostram impacto nos resultados
Identificação da própria base A fim de estimular a autocompra no site da marca entre os usuários com seu app móvel instalado, uma seguradora brasileira recorreu à Retargetly. Por meio da solução Retargetly Audience Marketplace, que agrega diferentes parceiros de dados, foi possível identificar quem tinha o aplicativo, quem baixou o app da concorrência e quem efetuava ações específicas nessas plataformas. O cliente, então, realizou a entrega de uma campanha para a audiência desejada no Google Ads. Como resultado, 98% dos usuários que clicaram no anúncio acessaram a opção de autocompra, onde preenchiam um formulário com seus dados, fornecendo ainda à empresa valiosos first-party data.
Audiências personalizadas
Um banco mexicano precisava melhorar uma série de indicadores-chave de desempenho (KPIs), via canal programático. A Retargetly criou para a marca uma audiência personalizada para cada uma de suas campanhas, que tinham diversos objetivos, como aumentar os downloads de seu app, a adoção do novo cartão de crédito e a taxa de cliques (CTR) de produtos de crédito para pequenas e médias empresas. Dados de geolocalização relacionados a pontos de interesse também foram usados, para uma melhor identificação de cada público. As campanhas atingiram índice de 70% de click to session e 6,5% de CTR. Além disso, o tráfego do site cresceu, impulsionando campanhas de retargeting.
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