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Tecnologia e dados guiam expansão do OOH
Especializada em DOOH para locais de grande fluxo, RZK Digital triplica de tamanho com atuação baseada em plataformas digitais que facilitam a compra de mídia
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Especializada em DOOH para locais de grande fluxo, RZK Digital triplica de tamanho com atuação baseada em plataformas digitais que facilitam a compra de mídia
Lado a lado com o contínuo crescimento do investimento de mídia em out-of-home (OOH), está aumentando a necessidade por parte das empresas do segmento em qualificar a entrega das peças dos anunciantes junto aos públicos-alvo. Destacam-se companhias que munem seus clientes com métricas, responsáveis por avaliar o desempenho e otimizar as estratégias de marketing, e que contam com profissionais aptos a compreenderem a importância da comunicação segmentada e da necessidade de as marcas estarem onipresentes nos mais diversos pontos de contato com o consumidor.
Adtech especializada em mídia digital out-of-home (DOOH) para locais de grande fluxo, como terminais de transporte público e centros de compras, a RZK Digital tem atuação pautada em tecnologia e dados. Pioneira global na adesão de múltiplos tipos de sensores para medição de audiência (first-party data), a RZK Digital compatibiliza suas métricas com demandas multiplataforma, alinhadas aos padrões internacionais e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com a oferta de informações referentes à impactos, demografia, visualizações concluídas, inserções, ad-plays, alcance, visitas, frequência e usuários, a empresa triplicou de tamanho no primeiro semestre deste ano. São 716 telas digitais distribuídas por São Paulo e Recife.
Uma campanha pode atingir 60 milhões de impactos semanais com a RZK Digital. Na capital paulista e Grande São Paulo, a cobertura alcança 800 quilômetros quadrados e abrange 49% da população adulta. Já na capital pernambucana, a empresa atua de maneira soberana com espaços publicitários no transporte. “Ter mídia nesses locais nos permite alcançar uma audiência diversificada e economicamente ativa em momentos de espera, o que aumenta a exposição às nossas mensagens”, afirma Eduardo Mantegazza, fundador e CEO da RZK Digital.
A integração tecnológica da RZK Digital permite a execução de estratégias de acordo com as necessidades de cada cliente e em ambientes dinâmicos. “A razão pela qual temos a maior audiência no transporte em São Paulo é a nossa abordagem centrada em dados, que nos permite posicionar a mídia onde terá o máximo de impacto. Também estamos, geograficamente, posicionados em todas as zonas populosas de São Paulo”, diz Mantegazza.
A fim de apoiar o seu braço de business intelligence na tomada de decisões operacionais e estratégicas, os dados permeiam as mais diversas entregas realizadas pela RZK Digital. A empresa passou a desenvolver ferramentas para identificação de ameaças, fraquezas, forças e oportunidades, com o objetivo de apoiar todas as áreas da companhia, do comercial ao marketing.
A partir de elementos como duração do anúncio, locais de veiculação e número de aparições na grade, os simuladores da empresa conseguem criar diferentes cenários e gerar métricas de funil de marketing. Os dados incluem inserções, visitas e sessões, bem como moedas de audiência comparáveis com o mundo online ou mesmo com a TV, como impactos, gross rating points (GRP) e visualizações concluídas. Esse conteúdo pode ser verificado em um mapa interativo, que ajuda a visualizar a cobertura e os impactos esperados durante as etapas de planejamento da campanha.
“Desenvolvemos automações para nossos processos, o que faz da RZK Digital uma empresa mais ágil e competitiva”, afirma Claudia de Armas, head de ciência de dados da RZK Digital. “Utilizamos a inteligência de dados para otimizar operações, tomar decisões baseadas em fatos e fornecer métricas robustas sobre o desempenho das campanhas”, complementa.
Audiência ampla atrai marcas de diversos segmentos
Presente principalmente em terminais de transporte público, distribuídos geograficamente por toda a área urbana de São Paulo e Recife, a RZK Digital consegue impactar o consumidor em diferentes momentos da jornada diária, bem como atrair anunciantes de diversos segmentos. Nesses locais, que concentram majoritariamente a massa trabalhadora, as possibilidades de comunicação envolvem um grande leque de marcas e produtos.
A companhia mantém também operações em centros de compras como o Catarina Fashion Outlet e o Raposo Shopping, que tendem a ser explorados em ações mais exclusivas e de marcas de luxo.
Independentemente das características do local, entretanto, a estratégia da marca é baseada na inteligência de dados, afirma Yuri Berezovoy, head de programática e adtech da empresa. “O ponto principal é a geocontextualização. A RZK Digital oferece para as marcas um conhecimento de localização e contexto que podem ser utilizados para mensagens direcionadas ao local e a hora do dia”, diz.
Audiência mapeada
Após impactar o público, a RZK Digital também usufrui da inteligência das plataformas digitais para qualificar a medição de audiência das campanhas com o cruzamento de diversas fontes de dados.
São usados sensores próprios baseados em visão computacional (Quividi) e Wi-Fi (AllUnite e 4yousee) para levantar o fluxo de pessoas, e identificar a audiência única e o tempo de permanência nos locais. Nos terminais de transporte público, os dados são cruzados com informações oficiais da SPTrans e do Metrô.
“Com dados precisos de audiência em tempo real, conseguimos avaliar o alcance das ações e o público impactado”, afirma Claudia de Armas, head de ciência de dados da RZK Digital.
A mensuração pode incluir informações demográficas e comportamentais, o que facilita a personalização das campanhas. Os sensores de medição de audiência fornecem insights quantitativos e qualitativos que permitem otimizar campanhas, entender o público-alvo e tomar decisões estratégicas.
A mídia programática é uma das propulsoras dos bons resultados apresentados pela RZK Digital. A empresa disponibiliza 100% de seus ativos para compradores nacionais ou internacionais, via conexão com mais de 35 dos principais demand side platforms (DSPs) globais. Por meio dessas plataformas, os anunciantes obtêm maior controle na execução de suas campanhas, e os clientes podem otimizar as peças com base em dados externos, como pontos de interesse, volume de audiência, condições climáticas e resultados esportivos.
As plataformas programáticas permitem consolidar resultados de diversos meios digitais em uma interface. Para além dos resultados exibidos nos DSPs, a RZK Digital oferece um relatório com verificação das métricas pós-campanha, com base na medição de seus sensores em tempo real. A inclusão de inventários DOOH em demand side platforms já utilizadas pelas agências tornam as métricas mais acessíveis aos diferentes meios, e alavanca os resultados de campanhas online, mobile e em mídia social, quando executadas ao mesmo tempo.
“A RZK Digital é a pioneira global em um padrão de tecnologias e ferramentas digitais para o DOOH, que possivelmente pode ser considerado o mais completo da atualidade, por ser compatível com padrões de publicidade digital presentes e futuros”, comenta Yuri Berezovoy, head de programática e adtech da empresa.
Os locais onde as telas da RZK Digital estão distribuídas por São Paulo e Recife somam um fluxo mensal de 76 milhões de visitantes.
Além do impacto gerado pelos anúncios exibidos em equipamentos posicionados estrategicamente para atrair a atenção dos consumidores, a empresa usa tecnologias para incrementar ainda mais os resultados a partir da sincronização das peças em um único ambiente.
Normalmente, por ser sistemas independentes, as telas mostram conteúdo de maneira individualizada. Entretanto, para gerar mais impacto em determinadas ações, a RZK Digital utiliza uma avançada técnica de sincronização entre os sistemas que permite que um mesmo anúncio seja exibido em diversos equipamentos simultaneamente. A
inovação tem como objetivo criar um efeito de dominação visual de elevado impacto para a marca.
A RZK Digital pretende encerrar este ano com a oferta de mais de 800 telas ao mercado de DOOH. A empresa deve expandir a rede com painéis digitais em pontos estratégicos e aprimorar a experiência do anunciante e a interação com o público, por meio do uso de tecnologias.
Recentemente, a RZK Digital expandiu sua atuação no ABCD Paulista, em cinco terminais (Diadema, Piraporinha, Santo André Leste e Oeste, São Bernardo e São Matheus), que somam 56 painéis e 57 milhões de impactos mensais.
Cases ressaltam a presença do DOOH em vários setores
Ações da Unilever, P&G, Bradesco e NBC nas telas da RZK Digital expõem a diversificação de clientes
Bradesco
O segmento financeiro marcou presença nas telas da RZK Digital. Utilizando pela primeira vez mídia programática da empresa de mídia OOH, o Bradesco esteve presente nos principais terminais de cada região da cidade de São Paulo para reforçar sua campanha de alerta antifraude com milhões de passageiros.
Unilever
A gigante de produtos de consumo Unilever veiculou uma campanha de Dove Men nas telas da RZK Digital, via mídia programática. Para a comunicação, a força do contexto foi fundamental, já que os terminais urbanos localizados em locais estratégicos se adequaram ao plano de ação da empresa e ao target alvo.
P&G
A multinacional P&G utilizou as telas da RZK Digital para realizar a campanha de lançamento do novo shampoo Pantene. A opção pela mídia DOOH nos terminais de transporte público foi pela garantia de alto fluxo de pessoas do target e a proximidade com a grande variedade de pontos de venda da marca.
NBC
Com sua rede de telas conectadas às principais demand side platforms (DSPs) globais, a RZK Digital possibilitou uma compra via mídia programática vinda do exterior para a NBCUniversal. A campanha, veiculada nas telas digitais da empresa, divulgou a opção de compra ou locação do filme Velozes e Furiosos 10.
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