21 de abril de 2025 - 0h00
A audiência dos terminais de ônibus operados pela RZK Digital reflete a dinâmica de uma grande cidade em movimento: urbana, jovem, diversa, conectada e economicamente ativa. Diariamente, mais de 2,3 milhões de pessoas circulam por esses espaços e são impactadas pelas telas digitais da empresa brasileira de digital out-of-home (DOOH) — um dado que, segundo Claudia de Armas, head de ciência de dados, “demonstra não apenas escala, mas também amplitude de penetração em diferentes territórios sociais da metrópole”.
A maior parte da audiência está na faixa etária de 18 a 30 anos (49%), seguida por adultos entre 31 e 40 anos (17%), com equilíbrio entre os gêneros. A força do público, no entanto, vai além dos dados demográficos: está no seu poder de consumo. Estudos da RZK Digital indicam que esses consumidores movimentam mais de R$ 108 bilhões por ano em setores essenciais e aspiracionais, como supermercado, turismo, e-commerce, beleza e streaming.

Casas Bahia realizou uma ação de live commerce nos painéis digitais da RZK Digital, no Terminal Pinheiros (SP)
“O público dos terminais da empresa valoriza praticidade, conveniência e ofertas personalizadas. São consumidores que comparam preços, pesquisam antes de comprar, respondem bem à comunicação contextual e estão abertos a novos produtos e marcas”, explica a cientista de dados. Esse perfil, combinado ao tempo médio de permanência nos terminais — de 7 a 12 minutos — garante às marcas um ambiente de atenção qualificada e alta taxa de exposição.
Para Claudia, os dados revelam um novo olhar sobre o consumo urbano: “Trata-se de um Brasil que consome de forma consciente, movimenta os centros urbanos e precisa ser reconhecido como um motor econômico estratégico pelas marcas. Mais do que entregar audiência em massa, a RZK Digital oferece volume com intenção de compra real, perfis identificados, dados acionáveis e ambiente de alta exposição.”
Foco em tecnologia e inteligência de dados
A RZK Digital investe em inteligência de dados para entender, com profundidade, quem são os milhões de consumidores que circulam diariamente pelos terminais urbanos e como se comportam diante das marcas. Por meio do RZK Insights — sistema proprietário de análise de audiência —, a empresa coleta e interpreta informações em tempo real, revelando padrões de consumo, preferências e hábitos de compra de um público altamente conectado, em constante movimento.
Os dados mostram uma audiência com alto poder de consumo recorrente, presente tanto nas compras cotidianas quanto em datas comemorativas. O público faz compras online com frequência, utiliza bancos digitais, acessa a internet pelo celular diariamente e responde bem à publicidade — 85% dos usuários declaram assistir às telas da RZK Digital e demostram interesse pelas campanhas exibidas, seja pelo entretenimento, conteúdo útil ou descoberta de produtos.
Com essa base robusta de dados, a companhia consegue cruzar diferentes variáveis com alto nível de precisão, desenhando perfis detalhados de audiência por terminal, horário, comportamento e padrão de consumo. Um exemplo foi o levantamento realizado para o Dia das Mães, que revelou audiência, com tíquete médio estimado em R$ 150 — o que representou um potencial de consumo de R$ 492 milhões apenas nessa data.
RZK Digital amplia rede de DOOH e fortalece programática
Empresa cresce presença geográfica, aposta em formatos de alto impacto e fortalece atuação em mídia programática com foco em dados e performance
Entre os movimentos mais recentes da RZK Digital que reforçam seu compromisso com a inovação, está a chegada da empresa ao maior terminal urbano de ônibus do Brasil, localizada no Plano Piloto de Brasília, onde serão instaladas 70 telas de grande porte — o dobro do tamanho padrão utilizado em São Paulo.
A expansão também avança em outras regiões. No Nordeste, a operação em Recife deve dobrar de tamanho, até o final de 2025. Já na capital paulista e região metropolitana, a meta é aumentar em 25% o número de telas no mesmo período.
Entre os formatos inovadores, destaca-se o cubo de Pinheiros, uma estrutura de grande impacto visual instalada em uma das áreas mais movimentadas de São Paulo. O sucesso do projeto transformou-o em um case de percepção e lembrança de marca, que já tem previsão de ser replicado em Brasília e mais três pontos estratégicos da capital paulista — Terminal Carrão (Radial Leste), Espraiada (esquina com a Berrini) e Ana Rosa (Vila Mariana).
Esses cubos fogem dos formatos tradicionais de publicidade e abrem possibilidades para as marcas, com quatro telas coordenadas e recursos de produção 3D”, afirma Paulo Queiroz, CEO da RZK Digital.
A atuação em mídia programática — que já representa 30% das vendas — também será ampliada com novos formatos, maior integração com demand side platforms (DSPs) e aumento do inventário programável. Com esses avanços, a RZK Digital se prepara para operar uma rede total de 1.100 telas digitais, mantendo a inteligência de dados como pilar central. Segundo Queiroz, a empresa projeta um crescimento de 90% no volume de negócios em 2025, em relação ao ano passado.

Diariamente, mais de 2,3 milhões de pessoas são impactadas pelas telas digitais da RZK Digital
Precisão e contexto elevam o impacto da mídia exterior
Segundo Yuri Berezovoy, head de adtech da RZK Digital, o trabalho é sustentado por um ecossistema tecnológico integrado, que coleta, trata e interpreta os dados de forma contínua. A estrutura apoia-se em três pilares principais: sensores de presença com visão computacional, pesquisas via Wi-Fi social e a integração com bases públicas e algoritmos próprios. Todas as informações são processadas em tempo real, em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“O nosso sistema permite mensurar a audiência em tempo real, com alta confiabilidade, oferecendo base sólida para campanhas segmentadas e integradas à mídia programática”, acrescenta André Almeida, head comercial da RZK Digital. Ele compara a audiência da empresa ao horário nobre da TV aberta, com uma diferença crucial: a exposição é contextual, frequente e parte da rotina das pessoas. Isso amplia as oportunidades para setores como varejo, finanças, educação, saúde, e-commerce e bens de consumo.
De mídia complementar a canal de performance
A mensuração precisa de audiência deve se consolidar como critério central para compra de mídia e estará no centro das estratégias dos anunciantes já a partir de 2025, destaca Paulo Queiroz, CEO da RZK Digital. “O mercado está migrando de uma lógica baseada em localização para aquela baseada em dados reais de impacto”, diz.
Outra tendência é o avanço da mídia programática e das campanhas contextuais, que se adaptam em tempo real a variáveis como clima, horário e comportamento da audiência. Segundo Queiroz, o futuro do DOOH está na convergência entre inteligência de dados, programática e automação. O setor caminha para um cenário em que a mídia out-of-home será planejada, comprada, ativada e mensurada com a mesma sofisticação vista hoje nas grandes plataformas digitais.
“A RZK Digital está preparada para essa próxima etapa”, afirma o CEO. “Nossa estrutura já conta com sistemas de mensuração em tempo real, sensores em toda a rede, modelos preditivos de audiência minuto a minuto e integração com o ecossistema programático. Estamos operando hoje com a lógica do amanhã — entregando segmentação, contextualização e performance com, total transparência”, adiciona.

Time da RZK Digital investe em inteligência de dados para entender como os milhões de consumidores que circulam pelos terminais se comportam diante das marcas
Marcas exploram impacto em massa e atenção qualificada
Burger King, Casas Bahia e Santander apostam no potencial de campanhas contextuais e orientadas por dados
A Zamp, operadora do Burger King no Brasil, é um dos exemplos de marcas que vêm explorando o potencial dos terminais da RZK Digital como plataforma estratégica de comunicação. A empresa realizou campanhas de forte presença visual, ativação em massa e alto nível de contextualização de mensagens.
Segundo Igor Puga, chief marketing officer (CMO) da Zamp, foi possível transformar o ambiente de espera do transporte público em um espaço de atenção qualificada. “A combinação entre instalação inteligente, sincronização de telas, dados de sensores e Wi-Fi gratuito fez com que a marca amplificasse seu impacto com precisão e controle de frequência — algo raramente alcançado em outros veículos out-of-home”, diz.
Também merece destaque o uso de campanhas contextuais, que adaptam criativos de acordo com variáveis como clima e local. A capacidade de responder ao contexto em tempo real amplia a relevância da mensagem e potencializa os resultados.
Foi o caso da Casas Bahia, que realizou uma ação de live commerce em tempo real nos painéis digitais da RZK Digital no horário de pico no Terminal Pinheiros — um dos pontos de maior fluxo de São Paulo. A estratégia uniu audiência qualificada, dados em tempo real e o momento ideal de veiculação. “Transmitir uma live no terminal foi estratégico. A ação ampliou a visibilidade da nossa comunicação e potencializou o impacto da campanha, ao aproveitar o alto fluxo de pessoas em um dos pontos mais movimentados da cidade”, diz Amanda Assis, gerente executiva de marketing do Grupo Casas Bahia.
Já o Santander escolhe a mídia da RZK Digital pela capacidade da plataforma de unir tecnologia, inteligência de dados e segmentação precisa em suas entregas. “Com recursos como inteligência artificial e geolocalização, criamos campanhas personalizadas, que atingem o público certo no momento ideal, maximizando o impacto”, afirma afirma Raphael Lima, head de mídia e marketing do banco. “Com painéis digitais em terminais de ônibus urbanos estrategicamente posicionados, a empresa ajuda o Santander a fortalecer a consistência da marca e dominar territórios-chave com público”, adiciona o executivo.
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Aprenda as melhores práticas para transformar a presença nas ruas em impacto real, com Yuri Berezovoy, head de adtech, Claudia de Armas, head de ciência de dados, André Almeida, diretor comercial, Edilson Buda, head de relações com o mercado, e Paulo Queiroz, CEO da RZK Digital, em 24 de abril, às 10 horas.