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TV conectada promove alcance e escala às marcas

Presente em 96% dos lares brasileiros com acesso à internet, CTV atrai grandes anunciantes com dados, contexto e visibilidade


19 de junho de 2023 - 0h00

A competição pela atenção do consumidor nunca esteve tão acirrada. Na busca por ofertas de entretenimento, depender de um único serviço não é opção. À medida que as marcas buscam melhores resultados para suas campanhas, a TV conectada (CTV) surge como uma solução que combina o poder da experiência imersiva da televisão com as métricas e segmentações do digital, oferecendo alcance, escala e uma variedade de formatos nativos e de vídeo.

Segundo estudo da Comscore — “A TV Conectada no Brasil” —, 96% das residências do Brasil com conexão à internet, em 2022, já tinham ao menos uma Smart TV. Uma das vantagens, de acordo com o levantamento, é que o público de CTV aceita publicidade e entende o seu valor, engajando mais com os anúncios e tomando ações após ser exposto à comunicação. Depois de ver um anúncio, 31% procuram online o produto anunciado e 15% compram algo que viram.

Microsite (landing page) exclusivo para campanhas via Smart TVs Samsung: imersão completa na publicidade exposta em telas grandes

Microsite (landing page) exclusivo para campanhas via Smart TVs Samsung: imersão completa na publicidade exposta em telas grandes

Samsung Ads: Hardware, serviço e inteligência
Os anunciantes já entenderam as mudanças do comportamento de consumo de conteúdo, marcas e produtos e se movimentam para serem cada vez mais relevantes para os consumidores.

Com a Samsung Ads, marcas conseguem atingir resultados para todas as estratégias, sejam de branding, performance, engajamento e alcance incremental. A empresa possui uma posição privilegiada diante de outros players de mídia por ser, simultaneamente, hardware, serviço e inteligência.

Parte dessa diferenciação deve-se ao ACR (Reconhecimento Automático de Conteúdo), tecnologia que vem embedada nas Smart TVs Samsung, e possibilita dar uma visão holística do consumo de conteúdo em mais de 15 milhões de TVs conectadas, ativas e prontas para receber publicidade, entregando o maior conjunto de dados de consumo de TV no Brasil. Como o nome sugere, o ACR permite reconhecer, automaticamente, todo o conteúdo acessado via TV aberta ou fechada e mapear conteúdo por gênero, programa, capítulo e temporada, tempo de consumo e recorrência, além da publicidade veiculada e games.

Sempre em conformidade com a LGPD, outras ferramentas da Samsung identificam também dispositivos conectados; plataformas de streaming consumidas; tamanho da tela; e serviço de banda larga usado entre outros dados.

“Conseguimos monitorar campanhas nos canais de TV abertos ou pagos veiculadas em nossas Smart TVs e dizer qual dispositivo estava conectado quando o comercial foi ao ar e, consequentemente, se o público-alvo foi ou não impactado pela publicidade. Com esses dados precisos, entregamos recomendações estratégicas de complementariedade de mix para os objetivos de cada anunciante”, afirma Floridi.

Formatos de alto impacto e segmentação avançada
Na CTV, os anunciantes comunicam-se com o público desejado sem desperdiçar orçamentos. Outros benefícios são as sugestões de audiências e formatos. Isso permite a adequação das narrativas ao ambiente em que a comunicação será veiculada. “Reunimos consumidores de todos os gêneros, gerações e plataformas em um local premium e seguro para as marcas, onde os clientes têm acesso a métricas digitais e formatos de alto impacto”, explica.

As TVs inteligentes são uma realidade nos lares brasileiros. “São o hub de entretenimento e conexão de uma casa. Os produtores de conteúdo atentos às multiplataformas ganharão ainda mais espaço. E o consumidor se torna, cada vez mais, streamer. Cerca de 74% do tempo dedicado em uma Smart TV é com conteúdo de streaming, de acordo com nossos dados”, diz o executivo.

Líderes do setor automotivo destacam a força das CTVs
Mitsubishi, Hyundai, Fiat e Audi construíram campanhas personalizadas e de alto impacto com Samsung Ads

Chegar a usuários que não consomem TV aberta ou paga
“Com a possibilidade de criar uma audiência focada em non linears (que não consome mais TV aberta ou paga) e light linears (consome menos de uma hora por dia em TV aberta ou paga), conseguimos impactar 56% desse público dentro do universo da nossa audiência. Foi um resultado excelente para uma primeira ação, que resultou em uma estratégia always on.”
Marcelo Benaci, gerente de marketing da Mitsubishi Motors
Agência responsável: Media.Monks

Amplificar audiências com o mesmo Wi-Fi
“Não é de hoje que estamos atentos a este setor. Uma das ações criadas pela Hyundai, um projeto exclusivo ainda em beta chamado Audience Extension, amplifica o alcance das audiências impactadas nas telas das Smart TVs para os demais dispositivos conectados e que compartilham a mesma residência. Queremos novos formatos de mídia, para explorar não apenas meios tradicionais. O objetivo das nossas campanhas em CTV, geralmente, é interagir com nossos targets de forma assertiva e relevante — e com frequência temos sucesso fazendo esse filtro.”
Jan Telecki, diretor de marketing e comunicação da Hyundai para Américas Central e do Sul
Agência responsável: Innocean

Personalizar mensagens e aumentar o awareness
“A Stellantis inovou sua estratégia de marketing, aproveitando o poder dos dados das TVs para atingir seu público-alvo exclusivo, composto pela classe AB. Por meio de segmentação precisa, elevamos o nível de awareness da marca para nossos consumidores de carros. Essa abordagem baseada em dados nos permitiu personalizar mensagens, estabelecendo conexões profundas e duradouras com nossa audiência.”
Herlander Zola, vice-presidente da Fiat para a América do Sul
Agência responsável: Leo Burnett TM

Maximizar o ROI e impactar em tela grande
“A Audi alcançou novos patamares ao utilizar o poder dos dados das CTVs para atingir seu público de alta renda em TV. Com uma segmentação avançada, incluindo detalhes como tamanho de tela da TV, comportamento de consumo e conteúdo assistido, garantimos que nossa mensagem fosse entregue de forma personalizada e impactante. Essa abordagem inovadora permitiu que nos conectássemos de maneira mais eficaz com nossa audiência, maximizando o retorno sobre o investimento e solidificando nossa posição como líder no segmento automotivo de luxo. Sem contar que as telas grandes são a plataforma perfeita para mostrar a beleza e a tecnologia avançada dos nossos carros.”
Claudio Rawicz, diretor de marketing e comunicação da Audi no Brasil
Agência responsável: ID\TBWA

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