Como a Inteligência Artificial está ajudando as campanhas de sustentabilidade

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Como a Inteligência Artificial está ajudando as campanhas de sustentabilidade

E-book da Shutterstock aponta visuais ecológicos com crescimento em performance, segundo dados


5 de junho de 2023 - 0h00

Cada vez mais empresas e marcas se preocupam com seu impacto no planeta, trabalhando em iniciativas para contribuir para um futuro mais sustentável.

Consumidores estão de olho no impacto das marcas no meio ambiente

A sustentabilidade está deixando de ser tendência para se consolidar como preferência

Os consumidores hoje têm o poder de pressionar as empresas a realizar mudanças em prol do meio ambiente. Pesquisas recentes indicam um consumidor mais consciente e exigente.

  • 72% das pessoas compram produtos mais ecológicos do que há cinco anos¹
  • 34% das pessoas preferem pagar mais por um produto sustentável²

As pessoas estão escolhendo serviços e produtos alinhados com os seus próprios valores.

A preferência por produtos eco-friendly está se consolidando

Para facilitar esta escolha, torna-se essencial que as campanhas reflitam visualmente estes valores e comuniquem de forma efetiva e fiel as preocupações de uma marca com seu impacto ambiental.

Imagem Westend61 on Offset/Shutterstock

Inteligência Artificial: uma aliada na construção de campanhas de sustentabilidade

A Inteligência Artificial tem a capacidade de analisar dados de performance publicitária em uma velocidade inigualável. Uma base de dados robusta permite realizar análises e gerar relatórios sobre quais elementos visuais relacionados à Sustentabilidade têm gerado mais engajamento junto ao público de determinado segmento, levantando possibilidades do que considerar no momento de criar e produzir as peças.

A Shutterstock.AI, com o maior conjunto de dados de marketing da indústria (700 bilhões de pontos de dados de marketing), pode responder a perguntas como:

  • Quais tipos de energia alternativa andam gerando mais cliques nas peças publicitárias?
  • Que tipos de embalagens atraem mais a atenção dos consumidores?
  • Quais meios de transporte mostram crescimento no engajamento das audiências?

Mais ainda, pode oferecer detalhes específicos de um setor, tornando os insights ainda mais relevantes para uma determinada fatia de consumidores.

Para dar visibilidade ao potencial da IA, a Shutterstock lançou recentemente seu e-book sobre Sustentabilidade e Diversidade, dedicado à indústria de Bens de Consumo Industrializados (CPG, da sigla em inglês Consumer Packaged Goods). O material inclui insights de IA que podem incrementar o desempenho das campanhas na hora de escolher imagens e vídeos, além de orientações para para incorporar os dados da IA na fase de pré-produção de campanhas.

Plant-based é destaque entre insights de sustentabilidade

Com todo o interesse dos consumidores por produtos ecológicos, não é de surpreender que a atenção está se voltando para imagens e cenas que incluem plantas. Ao analisar os dados de performance da base da Shutterstock.AI na indústria de CPG:

  • os buquês de flores estão entre os itens que mais recebem cliques, com aumento de CTR 53% nos buquês de rosas
  • o desabrochar das flores cresceu 700% em CTR, comprovando o poder deste belo elemento da natureza

Imagem: nastya_ph / Shutterstock

Mais além da decoração, os itens que se originam das plantas também são sucesso em alimentos e bebidas. As frutas em geral recebem 6% mais cliques do que outros vegetais comestíveis e podem agregar um toque a mais de engajamento.

Além disso, a Inteligência Artificial consegue mergulhar nos dados e obter insights ainda mais granulares: no setor de bebidas alcóolicas, o blueberry (mirtilo) viu o CTR aumentar em 18%.

Inteligência Artificial aponta insights específicos no setor de bebidas

Estes e muitos outros insights estão no E-book da Shutterstock, disponível para download gratuitamente.

Dados de Inteligência Artificial podem dar dicas sobre materiais e embalagens

O e-book aborda como a Inteligência Artificial é combinada com a Criatividade Humana, gerando os melhores resultados. Afinal, os dados por si só não garantem uma campanha de sucesso, é preciso o talento e o olhar dos profissionais de criação para que os insights sejam convertidos em peças vencedoras.

Neste sentido, o material traz exemplos através de moodboads belíssimos, para inspirar a escolha dos visuais incorporando as dicas da IA.

Lindos moodboards ilustram o e-book

Atenção para a autenticidade

O tipo de imagem diz muito sobre os valores de uma empresa ou de um negócio.
Os consumidores conseguem detectar imagens clichês num piscar de olhos, e as clássicas fotos de uma grama verdinha, das mãos segurando o planeta, do vasinho de planta com um broto crescendo já andam desgastadas.

Vale colocar uma lupa não apenas no “que” mostrar, mas também no “como”.
É importante que as imagens sejam autênticas e transmitam naturalidade. Muitas vezes os elementos que sinalizam práticas sustentáveis não precisam estar explícitos ou ser o tema principal de uma cena. Pequenas atitudes como a reciclagem podem estar sutilmente inseridas no contexto. A ideia é focar na experiência humana e como as práticas impactam suas vidas.

Produção de conteúdo sustentável

Ainda sobre o assunto “como” mostrar os valores de sustentabilidade, a forma como o conteúdo é produzido também deve ser um ponto de atenção. Grandes deslocamentos de equipes significam consumo de recursos, afetando a pegada de carbono de uma campanha.
Soluções de produção passam por uma revisão dos métodos tradicionais, abrindo espaço para inovações. A Shutterstock, por exemplo, tem um braço global de produção, o Shutterstock Studios, que oferece vantagens bastante interessantes quando o assunto é sustentabilidade:

  • Por ser uma rede espalhada pelo mundo todo, dispensa esforços, gastos (de tempo e dinheiro) e consumo de recursos relacionados a viagens, desenvolvendo a economia local
  • Tecnologia de produção virtual, com a flexibilidade de aplicar a ação em ambientes virtuais, também economizando produções gigantescas de cenários e deslocamento de equipes, bem mais amigável com o meio ambiente

Mais informações e cases de sucesso do Shutterstock Studios podem ser encontrados no seu hub de conteúdo.

Complementando o tema da Sustentabilidade, o ebook da Shutterstock também aborda a Diversidade, outro pilar fundamental nos valores de ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança), que tem dominado a pauta dos negócios.

E-book une insights de IA e visuais inclusivos

Webinar apresenta boas práticas e inovações da Shutterstock

Os insights de IA e as boas práticas também foram destaque em uma apresentação online da Shutterstock com sua equipe multidisciplinar abordando inovações de IA na plataforma, como o lançamento da nova ferramenta de IA generativa, que gera imagens a partir de prompts de texto, além das soluções sustentáveis de produção e experiências imersivas para a Web3 de Shutterstock Studios.

Você pode acessar a gravação do webinar clicando aqui

O futuro é eco-friendly

Uma boa foto conta uma história. Boas ideias criativas garantem uma narrativa sólida.

Ainda que muitas empresas tenham um objetivo em comum de crescer seu faturamento, os desafios são diversos no momento de casar seu branding com suas práticas sustentáveis. Não existe uma fórmula que sirva para todos, mas a IA pode ajudar a pensar em possibilidades, baseadas em informações que antes não eram de tão fácil alcance.

Uma coisa é certa: a sustentabilidade veio para ficar. A expectativa por produtos mais ecológicos está ficando mais alta, com consumidores mais exigentes em relação à responsabilidade das empresas.

Uma marca pode se destacar na medida que abraça sua identidade única e incorpora a sustentabilidade de maneira ética, usando visuais autênticos e inclusivos para ajudar a transmitir seus valores, ao entender que se trata de algo maior do que uma expressão criativa – é uma forma de viver.

Fonte:
1. Simon-Kucher & Partners: https://www.businesswire.com/news/home/20211014005090/en/Recent-Study-Reveals-More-Than-a-Third-of-Global-Consumers-Are-Willing-to-Pay-More-for-Sustainability-as-Demand-Grows-for-Environmentally-Friendly-Alternatives
2. Accenture: https://www.businessnewsdaily.com/15087-consumers-want-sustainable-products.html

 

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