Assinar

Shutterstock revela Tendências de 2025

Buscar

Shutterstock revela Tendências de 2025

Buscar

post patrocinado

Por

Shutterstock revela Tendências de 2025

Plataforma criativa mapeia temas baseados em dados de busca e geração de imagens por IA


28 de abril de 2025 - 0h00

O que vai dominar o imaginário criativo de 2025?
Em um mundo onde a tecnologia avança a uma velocidade estonteante, a inspiração pode vir de lugares inesperados. Da textura nostálgica de um vinil até o olhar cativante de um robô kawaii – fique por dentro das tendências que estão moldando as campanhas e histórias ao redor do mundo – e também no Brasil.

Este ano, os insights da Shutterstock provêm não apenas das tradicionais buscas em seu gigantesco acervo de imagens, vídeos e músicas, mas traz como novidade a análise integrada da atividade em sua plataforma de IA generativa, inaugurada em 2023. Através de uma abordagem ética e responsável, a Shutterstock foi pioneira em oferecer cobertura jurídica para o uso de conteúdo gerado por IA para marketing e publicidade, contabilizando até agora mais de 103 milhões de imagens geradas desde seu lançamento.

Com mais de dois milhões de usuários ativos no mundo todo, a Shutterstock conta com uma extensa base de dados sobre o comportamento de profissionais da indústria criativa em diversos segmentos como Publicidade, Marketing, Jornalismo, Entretenimento, Mídias Sociais, Moda e Design.

A análise destas informações se traduz em quatro grandes tendências que prometem dominar o cenário criativo do ano: Sonhos Analógicos, Berry Chic, Vozes da Ancestralidade e O Futuro Cibernético Sorri. Confira a seguir:

Sonhos Analógicos: tendência que resgata a sensação tátil das mídias. Crédito da imagem: Vira Simon’s Studio / Shutterstock

Sonhos Analógicos

Em um mundo hiper-conectado, dominado pelas telas digitais, os profissionais de Criação ao redor do mundo parecem convidar o público a desacelerar e se reconectar com a beleza tátil e imperfeita do passado.

Este movimento une gerações, permitindo que a Geração Z explore as histórias e a estética de um mundo que não vivenciou, abraçando o charme de ícones retrô como símbolos de autenticidade e individualidade.

Buscas que sinalizam a ascensão da tendência incluem termos em inglês como “80s retro” com crescimento de 591% e “VHS texture” 103%, assim como palavras-chave em português, como “toca discos” com aumento de 115%.

Na plataforma de Inteligência Artificial, um ranking de objetos gerados por IA traz o “vinil” no topo da lista, seguido por “cassette” e “CD”:

Créditos das imagens: Shutterstock AI para vinil, cassete e CD

Sonhos Analógicos revisita texturas vintage, tecnologia retrô e o charme tátil do analógico — uma intersecção de história e modernidade, reinventada para os dias de hoje.

Berry Chic: tendência que celebra as cores, os sabores e as formas das frutas vermelhas. Crédito da imagem: Shutterstock AI Generator

Berry Chic

O fascínio das frutas vermelhas anda na vanguarda do design, da moda e da gastronomia.
Seus tons vibrantes de escarlate e rubi, aliados a charmosos e inconfundíveis contornos inspiram estampas divertidas e designs elegantes, transformando essas frutas em ícones de estilo e criatividade.

Em combinações arrasadoras com creme ou chocolate, sua doce acidez e suas texturas exuberantes provocam experiências sensoriais inesquecíveis elevando sobremesas e drinks.

Entre os termos em inglês que apresentam crescimento dentro desta tendência estão “cherry” com crescimento de 54% e “strawberry cake” com 79%, assim como “brigadeiro morango” em português subindo 125% nas buscas por conteúdo.

Na plataforma de Inteligência Artificial, no ranking das frutas vermelhas mais geradas por IA, o morango desponta em primeiro lugar, seguido pela cereja e pela framboesa:

Créditos das imagens: Shutterstock AI para morango, cereja e framboesa

Das passarelas de moda às mesas mais requintadas, criativos talentosos estão explorando a beleza, o sabor e o apelo atemporal destes doces presentes da natureza.

Vozes da Ancestralidade: convite à reconexão com raízes culturais africanas. Crédito da imagem: Jacob Lund / Shutterstock

Vozes da Ancestralidade

Esta tendência traz a riqueza das cultura africanas para o centro do palco, celebrando os legados artísticos e espirituais de uma história compartilhada que enriquece o presente e inspira o futuro.

Dando destaque à estética potente das máscaras, a beleza atemporal dos turbantes, o ritmo dos tambores e a energia espiritual dos orixás, o movimento é uma fusão vibrante de tradição e design contemporâneo.

Puramente brasileiro, este tema se materializa através de termos como “comida africana” crescendo 787%, “estampas africanas” crescendo 800% e “agogo africano” apresentando aumento de 1767% nas buscas de conteúdo na Shutterstock.

A plataforma de IA generativa também se mostrou uma força criativa nesta tendência, como ilustra este exemplo de prompt, com grande riqueza de detalhes:

Crédito da imagem: Shutterstock AI

Vozes da Ancestralidade é um convite para a compreensão mais profunda da nossa identidade e das nossas raízes, homenageando a resiliência e a criatividade de culturas que transcendem as fronteiras e o tempo.

O Futuro Cibernético Sorri: uma visão otimista do futuro através dos olhos fofinhos de robôs. Crédito da imagem: Shutterstock AI

O futuro cibernético sorri

De personagens no estilo kawaii a designs futuristas que misturam humanidade e tecnologia, IA e robôs são retratados através de um olhar mais amigável segundo esta tendência.

À medida que a IA e os robôs assumem papéis cada vez mais importantes na indústria e no bem-estar humano, os criativos andam procurando cenas que destaquem esta cooperação. Elas simbolizam um futuro onde a tecnologia não é fria ou ameaçadora, mas uma aliada que aumenta nossas habilidades e enriquece nossas vidas.

A plataforma da Shutterstock apresenta crescimento de impressionantes 2.423% em buscas pelo termo “robotics automation” e de 2.100% por “androides humanos 3d” – para além deste senso de colaboração, chama atenção a procura por robôs fofinhos, que se traduzem em buscar por olhos fofinhos de robôs, retratados em estilos graciosos de desenho como “kawaii” ou “chibi”:

Crédito da imagem: Shutterstock AI Generator

A Inteligência Artificial tem sido ferramenta para, curiosamente, gerar imagens sobre um tema em que ela mesma é protagonista, como nestes dois exemplos de prompts, originalmente em inglês e espanhol:

Créditos das imagens: Shutterstock AI Generator para mãos unidas e cabeça de robô

A visão do futuro é positiva: um mundo onde inovação e empatia andam de mãos dadas, construindo um amanhã não só de avanços, mas também recheado de sorrisos.

Para inspirar criativos em seus próximos projetos, a Shutterstock realizou uma curadora de conteúdo e traz coleções especiais do Shutterstock Trends 2025 nesta página, juntamente com um e-book para download. A plataforma também realizou uma apresentação online das tendências, cuja gravação pode ser assistida aqui:

Interessados em conhecer soluções corporativas da Shutterstock podem agendar uma chamada com um consultor especializado neste link.

Publicidade

Compartilhe

Veja também