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Inovação em áudio aproxima marcas de seus públicos
Com conteúdo imersivo e relevante culturalmente, Spotify Advertising conecta anunciantes a audiência engajada
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Com conteúdo imersivo e relevante culturalmente, Spotify Advertising conecta anunciantes a audiência engajada
O áudio é íntimo, próximo e capaz de reter a atenção dos ouvintes como nenhuma outra mídia. Essas atribuições sempre foram intrínsecas ao meio, mas ganharam uma nova dimensão com o desenvolvimento de plataformas de streaming e o fomento à indústria de podcasts.
Para as marcas, o áudio é um parceiro de mídia digital que traz uma audiência engajada e imersa, conteúdo exclusivo e inovação no formato, alcançando as pessoas que estão cada vez mais fatigadas do uso de telas e distraídas com o excesso de informação disponível.
Um estudo do Spotify em parceria com o IPG Mediabrands identificou que, para 82% dos consumidores, esse cansaço é um dos motivos de terem aumentado o consumo de áudio durante a pandemia.
Diversidade de formatos e soluções customizadas
Nesse cenário, o Spotify tem uma posição única. É a maior plataforma de streaming de áudio do mundo, com mais de 400 milhões de ouvintes mensais.
Com o Spotify Advertising, a conexão entre marcas e uma comunidade global de ouvintes é capaz de levar uma mensagem à audiência sem qualquer intromissão e de maneira completamente auditável.
As soluções para isso são amplas. Entre elas está a possibilidade de falar com os usuários gratuitos da plataforma através de mensagens de áudio que são transmitidas entre uma música e outra, junto com um banner que pode direcionar o consumidor para a página de uma marca.
Há também oportunidades como o Sponsored Sessions, em que o usuário que visualiza uma campanha completa ganha direito a trinta minutos sem interrupções; o Video Takeover, quando uma ação ganha a tela do celular no momento em que o usuário navega ativamente na plataforma; além de playlists patrocinadas e mais uma série de formatos.
Ao mesmo tempo, soluções personalizadas permitem o uso de toda a força de análise de dados da plataforma. Em parceria com o Spotify, as marcas podem fazer uma ação na qual o perfil de consumo de áudio na plataforma indique o produto que mais tem afinidade com o ouvinte, dentro do portfólio de uma companhia. Ou, então, criar playlists patrocinadas para incentivar a descoberta de músicas novas.
A força do conteúdo
Parte essencial na estratégia de retenção e engajamento de usuários do Spotify é a curadoria e a produção de conteúdo. Isso se traduz de diversas maneiras. Os editores da plataforma são responsáveis pelo desenvolvimento de playlists únicas, que conversem com cada público de maneira distinta. Ao mesmo tempo, a comunidade de usuários desenvolve de maneira orgânica uma curadoria que é essencial para a interação entre os ouvintes.
Assim, fica mais fácil a descoberta de novas músicas e conteúdos por meio de uma interação verdadeiramente personalizada.
A vertical de podcasts segue a mesma lógica. O Spotify é responsável pela coprodução de dezenas de programas no Brasil. Entre eles estão sucessos de audiência como Mano a Mano, Calcinha Larga, Batman Despertar e Paciente 63.
“Com os podcasts Originais do Spotify queremos contribuir com a melhor oferta de conteúdo baseada na diversidade de temas e estilos e, assim, chegar a todos os usuários. Os podcasts são, em muitos aspectos, como a música — conteúdo de áudio que conecta você à cultura de uma forma profunda e pessoal”, afirma José Melchert, diretor de vendas do Spotify Brasil.
Podcast Upbeat: marcas ditam o tom, em série gravada no ProXXIma
As gravações da primeira temporada do podcast Upbeat estiveram entre as principais atrações do ProXXIma, realizado em 1 e 2 de junho, em São Paulo. São dez episódios que reúnem entrevistas com as principais lideranças do marketing no Brasil. Toda a captação foi feita no coração do evento, ao lado do palco principal, onde o estúdio do Spotify Advertising recebeu os convidados. Ao longo das conversas, os profissionais destacaram o papel do áudio no futuro da comunicação.“ O áudio prende muito a atenção. Muito mais do que outros assets. Vemos um número cada vez maior de pessoas aproveitando momentos de locomoção para ouvir um audiolivro, por exemplo”, destaca João Clark, diretor de marketing do iFood.
A tendência destacada pelo executivo do aplicativo de entregas se traduz, para os anunciantes, em uma oportunidade de aumentar o conhecimento e a consideração da própria marca, por meio de uma mídia altamente imersiva e pouco intromissiva. “Em outros formatos de mídia, o consumidor é mais disperso. Não gera tanta atração, ou tanta atenção, quanto quando você ouve um podcast, por exemplo”, destaca Rafael Montalvão, diretor de marketing do Grupo Netshoes.
Os dois primeiros episódios do Upbeat já estão disponíveis. A cada semana, duas novas conversas vão ao ar. Confira no Spotify no link abaixo!
OUÇA A SÉRIE UPBEAT
https://open.spotify.com/show/3JV2T31as25w2FkAwn5Hg4?si=8be0491c02214071
Podcasts para as massas
A plataforma também lidera a indústria quando o assunto é monetização de podcasts. Em abril do ano passado, o Spotify lançou globalmente uma solução nativa para fornecer assinaturas pagas aos programas, além de uma plataforma de acesso aberto e a ativação de criadores independentes, como parte da Spotify Audience Network.
No Brasil, é possível monetizar tanto os conteúdos Originais quanto os que a plataforma detém exclusividade de transmissão, por meio da tecnologia proprietária Streaming Ad Insertion, que oferece vantagens, como a inserção de anúncio em tempo real, além de segmentação
e relatórios mais precisos.
Somente nos primeiros três meses de 2022, o Spotify registrou um aumento de dois dígitos em novos podcasts, na comparação com o mesmo período do ano anterior — mais de 85% desses foram criados na plataforma de criação, divulgação e monetização de podcasts adquirida pelo Spotify, a Anchor.
Segurança e assertividade
Para o Spotify, a criação de um ambiente seguro é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade global saudável e para a inserção das marcas nesse ambiente. A plataforma faz parte da Aliança Global por uma Mídia Responsável. A empresa abriu, recentemente, a possibilidade de as marcas optarem por eliminar conteúdo de um determinado podcast selecionado, que não esteja alinhado com os objetivos da campanha, dos anunciantes e da estratégia da marca. Os profissionais de marketing podem, ainda, aproveitar uma variedade de soluções de segmentação contextual para controlar onde seus anúncios são exibidos e o conteúdo ao qual aparecem ao lado. É possível, por exemplo, aplicar uma segmentação por gênero e playlist de músicas para que os anunciantes possam executar anúncios durante momentos específicos dos usuários, como ao fazer exercício ou cozinhar.
Ao mesmo tempo, as métricas são essenciais para garantir a efetividade de uma campanha. Para aumentar a visibilidade sobre o impacto dos anúncios no Spotify, a plataforma lançou recentemente uma solução de brand lift interna. O modelo pode ser usado para empresas de todos os tamanhos. Tal medição avalia a eficácia dos anúncios em áudio, vídeo e display, além do impacto geral sobre as métricas da marca, de forma transparente e científica. “O Spotify Brand Lift trabalha com pesquisas na plataforma e avalia a performance das campanhas, ajudando os anunciantes a entenderem o valor dos anúncios no Spotify e o desempenho deles, sem considerar outras ações de marketing”, explica Melchert.
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