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Série de podcast explica como fugir das armadilhas no processo de construção de posicionamento e aponta as principais tendências de branding


13 de maio de 2024 - 10h17

As metodologias que guiam o processo de branding exigem conhecimento profundo sobre a história da marca em si, o público a quem ela se destina e a sociedade na qual a empresa está inserida. Na série Brandpedia, criada pelo M&M Content Lab em parceria com a TroianoBranding, Jaime Troiano, presidente do conselho, e Cecília Russo, presidente da TroianoBranding, explicam como fugir das armadilhas no processo de construção de posicionamento, propósito e valores das companhias e apontam as principais tendências de branding.

Ao longo de três episódios, os profissionais destrincham o processo de branding a partir de casos de uso práticos e de referências teóricas sólidas. Essa abordagem ecoa a prática diária da TroianoBranding, que se destacou ao apostar no conhecimento multidisciplinar e na criação de conexões entre negócios, pessoas e seus desejos.

Cada um dos programas trata sobre um desafio específico do branding: uso de arquétipos, naming em branding e as conexões entre as práticas ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) e o branding. Ao longo da série de podcast, Jaime e Cecília ainda buscaram explicitar quais são as diferenças entre as tendências passageiras no branding e o que dá resultado a partir da abordagem científica do uso das ferramentas de construção de uma marca.

Episódio 1
Arquétipos em branding

No primeiro episódio da série Brandpedia, Jaime Troiano, presidente do conselho, e Cecília Russo Troiano, presidente da TroianoBranding, debatem sobre o diferencial do uso de arquétipos em branding, tendo como influência a obra do psiquiatra suíço Carl Jung. Os sócios ainda dão orientações de como evitar armadilhas no uso dos arquétipos e rebatem as críticas de quem defende o fim da ferramenta no branding.

Confira o episódio Arquétipos em branding:

Episódio 2
Naming em branding

No segundo episódio da série Brandpedia, Jaime Troiano, presidente do conselho, e Cecília Russo Troiano, presidente da TroianoBranding, falam sobre a importância de nomear uma marca. Revelam, ainda, os desafios que enfrentam quando precisam trocar o nome de um negócio já estabelecido no mercado. E indicam as maiores referências teóricas que guiam o processo de estabelecimento de um brand name.

Confira o episódio Naming em branding:

Episódio 3
ESG e branding

No terceiro episódio da série Brandpedia, Jaime Troiano, presidente do conselho, e Cecília Russo Troiano, presidente da TroianoBranding, discutem a relação fundamental entre a cultura ESG e o processo de construção de uma marca. O debate avança sobre a aplicação dos princípios da abordagem do conceito do capitalismo consciente, desenvolvido pelo fundador da rede de supermercados Whole Foods e pelo professor de marketing, Raj Sisodia. O episódio traz exemplos práticos de como o branding pode se tornar um “obediente aliado da cultura ESG”, segundo a classificação de Jaime Troiano.

Confira o episódio ESG e branding:

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