9 de agosto de 2019 - 16h39
Quem está no Twitter define o que será tendência, os memes da vez e as conversas mais relevantes do dia. São comunidades, como fãs de música, esportes e TV, capazes de quebrar paradigmas e impactar o mundo de verdade.
Nova geração do futebol feminino desafia estereótipos antigos e atrai mais mulheres para o esporte
Foi o que aconteceu quando o time dos #LoucosPorFutebol abraçou as jogadoras da seleção feminina na Copa do Mundo na França e mostrou que demos um belo passo rumo à igualdade de gênero dentro de campo.
Esse movimento mundial é liderado por pessoas como Nancy Baker (@NanceBaker), para trazer mais mulheres para o futebol e desafiar estereótipos antigos sobre #MulheresNoEsporte.
Em um trabalho voluntário, em Londres e ao redor do mundo, Nancy treina adolescentes que serão futuras craques no futebol. Ela usa sua voz para atrair mais meninas para o campo e para a torcida — em um movimento em que, unidas, todas se aplaudem.
A beleza de uma boa resposta
Quando Salem Mitchell (@salemmitchell) enfrentou críticas por postar fotos de sua beleza não convencional, usou o Twitter para retrucar de maneira criativa aqueles que apontaram o dedo: postou uma foto de seu rosto com uma banana madura ao lado, cheia de bolinhas como suas sardas. Respostas de incentivo e apoio não faltaram à atitude ousada.
Defensores da beleza que quebra padrões, como a de Salem, ajudam a refletirmos sobre como pensamos a autoestima, a autoaceitação, enfim, sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos.
O engajamento que o Twitter proporciona significa influência. Não é sobre alcançar as pessoas, simplesmente, mas alcançar as pessoas que fazem a diferença.
O espaço é o limite para as marcas
Tudo começa no Twitter – Quando a primeira imagem de um buraco negro saiu, seu impacto foi imediato e ganhou força, em grande parte, por causa do Twitter. A descoberta se espalhou em tempo real. Milhares de pessoas aplaudiram a Dra. Katie Bouman, jovem cientista da computação que ajudou a construir o algoritmo que permitiu a captura da imagem. Enquanto os usuários compartilhavam a notícia e geravam memes, algumas marcas usaram o buraco negro como tática de vendas. Aproveitar as conversas que bombam no Twitter para campanhas de mídia gera resultados, pois o público da plataforma está mais receptivo a novas mensagens, inclusive de marcas. E a compartilhar, influenciando opiniões.
Fontes: GlobalWebIndex Q4 2018, Global 2. GlobalWebIndex Q1 2019, Global 3. OMG + Twitter, Receptivity with Neuro-Insight, outubro de 2018; EUA, BR, JP