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Informação confiável onde e como a audiência quiser

UOL une credibilidade jornalística e soluções multiplataforma para posicionar-se como ambiente estratégico para anunciantes e público


17 de março de 2025 - 0h00

Maior publisher digital do País e responsável por conectar-se mensalmente a mais de 110 milhões de pessoas, o UOL é destaque no mercado publicitário por oferecer um ambiente seguro para as marcas.

Além da produção de informações confiáveis, a plataforma investe em iniciativas voltadas à segurança dos anunciantes, se diferenciando no ecossistema digital, em meio ao movimento das big techs e empresas de social media pelo fim da moderação de conteúdo por parte das empresas de tecnologia.

“As redes sociais não estão preocupadas com a moderação do conteúdo divulgado. Nosso foco é esse: entregar notícias de qualidade aos usuários e ser uma plataforma segura para os anunciantes realizarem suas campanhas”, afirma Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL. “Geramos valor para as marcas ao oferecer qualidade e diversificação das informações produzidas, possibilitando exposições dentro do contexto de brand safety”, adiciona.

Em meio ao desafio crescente de proteger sua reputação no digital, as marcas veem no UOL um aliado para agregar relevância entre seus consumidores. Atualmente, oito em cada dez brasileiros acessam suas plataformas, consolidando-o como o maior produtor de conteúdo do Brasil na internet. Os números refletem essa liderança: mais de 1 bilhão de visualizações em conteúdo e mais de 875 milhões nas redes sociais.

Carna UOL, que está em sua décima edição, atinge 10 milhões de pessoas e gera 223 milhões de views

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Atuação multiplataforma ao longo da jornada de consumo
Pacotes do UOL conectam marcas e consumidores em diferentes momentos, com foco em ações customizadas e cocriadas

À frente de uma grande variedade de produtos que permite aos anunciantes se conectar com diversas audiências ao longo da jornada de consumo, o UOL permite a criação de projetos personalizados e multiplataforma.

Cocriação para projetos customizados
Um exemplo dessa estratégia é o Ampli360, uma iniciativa que visa ampliar as ações de marcas por meio de branded content em plataformas como WhatsApp, newsletter e Instagram.

Com a possibilidade de customização e cocriação de projetos, as campanhas levam em conta princípios de social, brand safety e contexto, garantindo um alcance de até 18 milhões de pessoas. Além disso, para garantir a adequação de conteúdo à estratégia dos anunciantes, as ações podem ser adaptadas a dez temas centrais: futebol, entretenimento, música, lifestyle, beleza, alimentos & bebidas, wellness, carros, finanças & empreendedorismo e viagens.

Somando as páginas do UOL, publicações nas redes sociais, e-mail marketing e listas de distribuição no WhatsApp, os projetos geram mais de 1 bilhão de views de conteúdo por mês. “Nosso objetivo é entregar informações e entretenimento de qualidade, onde quer que a audiência esteja. Com o Ampli360, conseguimos otimizar e amplificar conteúdo de marca de forma coesa e consistente, acompanhando toda a jornada da audiência”, afirma Karen Cunsolo, gerente geral do UOL Content Lab.

No off-line, eventos ganham projeção
A parceria do UOL com agências e anunciantes vai além da customização de campanhas, uma vez que busca a melhor adequação das peças e produtos dentro da estratégia de comunicação dos profissionais de marketing. Além da atuação no digital, o UOL se destaca pela capacidade de criar projetos off-line, como eventos. “Criamos plataformas que combinam digital e físico, conectando as marcas com um público altamente qualificado e alinhado às mensagens das campanhas”, afirma Karen.

Um exemplo disso foi uma ação realizada com uma empresa do setor farmacêutico, focada em tratamentos para a obesidade. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a agência, o anunciante e o núcleo de saúde da redação do UOL, e contou com a participação de influenciadores, médicos especialistas e profissionais da área de saúde. A ação não só entregou relevância e credibilidade ao anunciante, como também teve um grande impacto na audiência, indo além dos participantes do evento.

Outro sucesso que reflete a integração entre o digital e o off-line é o CarnaUOL, festival de música realizado anualmente que é considerado o maior evento pré-Carnaval de São Paulo. Além das atrações presenciais, o festival tem um forte impacto digital, atingindo 10 milhões de pessoas e gerando 223 milhões de views. Na edição deste ano, realizada no Allianz Parque, em São Paulo, a cantora Christina Aguilera foi a principal atração para um público de 35 mil pessoas. O evento inclui um portfólio de produtos com patrocínios, posts nas redes sociais, ativações de marcas, branded content e ações com influenciadores.

A atuação com eventos também se diversifica por diferentes regiões do País. Em Pernambuco, por exemplo, o UOL mantém parceria comercial com o Carvalheira na Ladeira e, no Rio de Janeiro, com o Camarote Nº1, na Marquês de Sapucaí.

Para reverberar o conteúdo junto aos mais diferentes públicos, o UOL mantém parcerias com influenciadores para a produção de conteúdo exclusivo diretamente dos eventos.

Visual, compacto e mobile-first

É diante desse cenário cada vez mais inseguro para o brasileiro e hostil para as marcas anunciantes que UOL lançou o UOL Flash. O formato combina a agilidade das redes sociais à credibilidade editorial da empresa, garantindo informação confiável de forma rápida e acessível.

A novidade aposta em um conteúdo mais visual e compacto. Com um design inspirado na experiência mobile-first e navegação otimizada, a ferramenta permite que os usuários acompanhem as principais notícias de forma dinâmica e sem interrupções. O UOL Flash conta com o rigor editorial de seus jornalistas, garantindo que informações relevantes e verificadas sejam divulgadas.

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Parceria estratégicas ampliam oportunidades para marcas
Iniciativas, como a aquisição de participação da NEOOH, abrem possibilidades de conexão com a audiência

Além dos produtos e serviços divulgados e realizados em plataformas próprias, o UOL conta com parcerias estratégicas que ampliam a sua presença no mercado. São alianças que levam o conteúdo produzido pelo time de profissionais da casa para canais como out-of-home (OOH) e TV conectada (CTV), além de espaços publicitários no ambiente digital, expandindo as possibilidades de contato das marcas com sua audiência.

Uma das parcerias é com NEOOH, uma das empresas líder em mídia OOH, com cerca de 250 faces digitais distribuídas pelo Brasil. Em julho de 2024, o UOL adquiriu uma parte da companhia, visando oferecer mídia em áreas públicas e diversificar o impacto na audiência ao longo do dia.

Com essa iniciativa, os anunciantes têm a oportunidade de complementar os anúncios divulgados nas plataformas do UOL, abrangendo painéis em locais de grande fluxo de pessoas, como aeroportos e terminais rodoviários. Além disso, a atuação é reforçada com conteúdo interativo baseado em dados e alta segmentação.

Alto alcance e engajamento

Com uma presença multiplataforma consolidada, o UOL expande a qualidade e confiabilidade de seu conteúdo para diferentes mídias, oferecendo ao público formas de se informar e entreter. Entre os destaques dessa estratégia, estão as comunidades no WhatsApp e o Canal UOL.

No aplicativo de mensagens, o UOL tornou-se o maior produtor de conteúdo do mundo, com mais de 190 canais que abordam temas variados e que somam cerca de 40 milhões de assinantes. O ecossistema permite que anunciantes posicionem suas marcas em comunidades alinhadas às suas estratégias de comunicação, garantindo visibilidade em um ambiente de alto alcance e segurança. “Os canais do WhatsApp reforçam nosso compromisso em levar conteúdo de marca relevante para diferentes audiências, sempre com qualidade e sem expor os anunciantes a riscos”, afirma Garavello.

Outro diferencial dos canais do UOL no WhatsApp é a segmentação contextualizada dos anúncios. As marcas podem direcionar suas campanhas dentro de temas específicos como esporte, entretenimento, comidas e bebidas, música, saúde e beleza.

Já o Canal UOL, que no final do ano passado chegou aos canais de TV por assinatura, se destaca no mercado pela produção envolvendo a divulgação de conteúdo exclusivo ao público. A estrutura conta com sete estúdios dedicados a jornalismo ao vivo, programas de entretenimento, entrevistas, sabatinas, além da produção de podcasts e videocasts, que formam uma programação de 24 horas por dia, transmitida em TV paga, parabólica, TV conectada (CTV) e YouTube.

“Nosso objetivo é levar informação de qualidade para as pessoas onde e como elas quiserem, sempre em ambientes confiáveis e seguros para as marcas”, ressalta Garavello. “Diferentemente de outros publishers, somos especialistas em distribuição de conteúdo multiplataforma, adaptando-nos a diferentes formatos e contextos”, acrescenta.

Junto com uma programação abrangente, o UOL disponibiliza formatos de publicidade que vão desde break comercial e top cinco de abertura até merchandisings e product placement.

Para garantir a credibilidade das informações, o UOL aposta no envolvimento direto de seus profissionais de redação, que seguem rígidos padrões éticos do jornalismo. “Essa atuação é essencial para assegurar conteúdo preciso e de qualidade, além de proporcionar um ambiente seguro para a exposição das marcas dentro do conceito de brand safety”, diz o diretor de conteúdo.

No time de apresentadores e jornalistas do canal, estão nomes como Fabíola Cidral e Leonardo Sakamoto, enquanto as atrações voltadas ao entretenimento contam com Otaviano Costa e Titi Müller.

Uol: soluções de conteúdo, alcance e segurança
Portfólio diversificado de canais e produtos potencializa presença das marcas e maximiza resultados

UOL Flash
Ferramenta visa informar de forma rápida e prática com conteúdo em formatos que prezam pelo visual. Espaço altamente seguro para as marcas por contar com a curadoria dos profissionais da redação.

Canal UOL
Produz conteúdo 24 horas por dia, que é transmitido em PayTV, parabólica, TV conectada e YouTube. Programas com os principais jornalistas e influenciadores da plataforma, e produtos que contam com sete estúdios para a gravação.

Ampli360
Iniciativa que amplifica as ações das marcas com branded content, em diferentes canais do UOL. A plataforma une customização e escala em contexto seguro, e tem alcance de até 18 milhões de pessoas.

Canais Whatsapp
O UOL é o maior produtor de conteúdo para Whatsapp do mundo. As comunidades permitem ações de marca para diferentes audiências com segurança e alto alcance. Possui 39 milhões de assinantes e mais de 190 canais no aplicativo.

Eventos físicos
Realiza parcerias comerciais e produz eventos para expandir conteúdo em diferentes plataformas. O Carna UOL, que está em sua décima edição, conta com ações como patrocínios, influenciadores, live marketing e branded content.

Verticais especializadas
Plataformas de conteúdo com temas específicos, como: Nossa, de viagens, gastronomia, moda e lifestyle; Universa, sobre o universo feminino; e Toca, plataforma de música.

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