post patrocinado
Por
Temporada de Compras no Waze
A importância do deslocamento para as marcas durante o período de compras
Por
A importância do deslocamento para as marcas durante o período de compras
O valor de anunciar durante o deslocamento na temporada de compras
Copa do Mundo. Black Friday. Natal. Tudo isso em trinta dias. O fim de ano, que por si só já é historicamente um período de boom para o varejo, esse ano será mais intenso que nunca.
E não estamos falando apenas de compras online – a tendência que mais tem ganhado força por conta do fim da pandemia é o deslocamento para as lojas físicas na hora de comprar.
Os dados de navegação do Waze apontam que houve um aumento de 25% em comparação ao primeiro semestre do ano passado, especialmente em datas sazonais como no Dia das Mães, no Dia dos Namorados e no Dia dos Pais.
Quais insights as marcas podem utilizar para aproveitar esse fenômeno e aumentar os seus resultados?
Principais destinos dos Wazers nas datas de fim de ano
Quem usa o Waze no dia a dia sabe que ele está presente ao longo de toda a jornada dos consumidores. Como o recurso conhece bem os movimentos dos usuários, analisar os seus comportamentos durante a temporada dos anos anteriores pode ser um ótimo ponto de partida para marcas que buscam mais visibilidade durante este período.
Em 2021, a Black Friday foi a terceira data mais importante para o varejo no Waze, obtendo 60% de navegações a mais do que a média do ano.
De acordo com os dados de navegação dos usuários do Waze, as categorias com as maiores movimentações foram:
Logo em seguida, no Natal, o Waze registrou a sazonalidade mais importante para o varejo na plataforma com um aumento de 96% nas navegações.
Estas são as principais categorias que foram destino dos Wazers, de acordo com os dados da plataforma:
On the go: compreendendo o desejo dos consumidores em movimento
O Waze tem mais de 20 milhões de motoristas ativos na sua plataforma no Brasil. São usuários segmentados que, na rotina frenética do dia a dia, têm boa parcela do seu tempo ocupado pelo deslocamento entre os lugares – seja para o trabalho ou para o lazer.
Para marcas que buscam aumentar suas navegações aos pontos de venda, entender as necessidades e desejos destes consumidores durante seus trajetos é imprescindível.
Dentro deste contexto, nossa recomendação é investir em um plano eficiente com presença em todas as etapas dessa jornada.
Graças às segmentações contextuais do Waze, as marcas são capazes de:
● Estimular motoristas próximos ao seu PDV a irem até você;
● Lembrar ao consumidor em movimento (shopping, supermercado, etc) sobre uma oferta ou produto e
● Associar sua marca a diferentes territórios, como música, lazer, esporte, etc, segmentando pelo destino do usuário.
Por ser um momento de alta influência, é importante aproveitar o deslocamento para colocar seus pontos de venda em evidência.
Aparecer para os motoristas neste período de relevância em um contexto estratégico traz maiores resultados: marcas ativas na plataforma têm um aumento de 105% em relação à lembrança de marca. Já aquelas que mais aparecem no aplicativo no momento de viagem podem contar com um aumento de até 12% em suas navegações.
Com o aumento da relevância dos espaços físicos, estar presente durante os momentos de antecipação aos grandes eventos do ano – Copa do Mundo, Black Friday e Natal – é a chave para se conectar efetivamente com os consumidores nessa temporada.
Por isso, investir sua estratégia de fim de ano no go to market do Waze tem tudo para ser o ponto virada para o sucesso das suas campanhas. Afinal, apostar em uma das únicas mídias digitais do mercado que atua de forma complementar a outros meios, gerando consistência de comunicação e alcançando o consumidor em um momento de alta influência da jornada, não apenas aumenta a sua visibilidade como também reforça a presença da sua marca em momentos tão importantes como o de pré-compra.
Sabemos que o deslocamento faz parte do dia a dia de todo mundo. A pergunta que fica é: sua marca está aproveitando a influência que esse momento oferece?
Heloisa Pinho
Country Manager, Waze Brasil
Compartilhe
Veja também