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Como plataformas de tecnologia podem ser o melhor parceiro possível? Da mesma maneira que a publicidade e a tecnologia têm se desenvolvido com o tempo, a resposta para essa pergunta também passou por um processo de evolução.
Historicamente, a publicidade digital foi uma grande força de democratização, garantindo às pessoas acesso a conteúdo de qualidade — notícias, vídeos, músicas e jogos — de forma gratuita, enquanto financiava redações e publicações pelo mundo. Agora, a evolução da internet tem dado ao público diversos pontos de acesso a conteúdos verdadeiramente diferenciados, e por conseguinte, um poder de escolha sem precedentes.
Como resultado, a resposta para essa pergunta hoje tem um forte comprometimento com uma tecnologia de publicidade aberta, eficiente e transparente, que aprimore o retorno para publishers e anunciantes, enquanto ajuda potenciais consumidores a avaliar os custos das opções de assinaturas, que continuam aparecendo com a explosão de conteúdo online. Concomitante a esse comprometimento, vem a responsabilidade de ajudar compradores, vendedores e consumidores a navegarem novos, e às vezes até inesperados, ambientes. Para a execução de tudo isso, desenvolver raízes tecnológicas ágeis, flexíveis, e mais importante ainda, com um alicerce forte, é crucial.
É por isso que quando a Xandr lançou as novas marcas de seus produtos no ano passado, incluindo a plataforma de compra omnichannel, Xandr Invest, e a plataforma estratégica de vendas, Xandr Monetize, ambas construídas com base no histórico de inovação da AppNexus, a nova empresa — uma combinação da AppNexus com a recém formada unidade de publicidade digital da AT&T — priorizou o desenvolvimento da tecnologia de base, que poderia continuar a evoluir e expandir sem dificuldades. E agora, enquanto une forças com a WarnerMedia, tem como principal objetivo fortalecer o seu impacto e o seu alcance. Além disso, enquanto certamente intencionada a encontrar as necessidades de anunciantes, publishers e consumidores, o atual contexto — imensamente repleto de incertezas no mercado — tem evidenciado o importante papel que as plataformas de tecnologia tem de prover a todo o ecossistema as soluções para um futuro de sucesso.
Por exemplo, sabemos que o mercado de vídeo digital da América Latina está crescendo, impulsionado pela demanda do consumidor por conteúdo “em qualquer hora, em qualquer lugar”. Além disso, como as pessoas podem se mover rapidamente por variadas telas — mobile, desktop, CTV, smart TV etc. — também sabemos que a qualidade de um anúncio é muito mais importante do que a quantidade, e por isso, é necessário que anunciantes não só saibam, mas compreendam quem é a sua audiência, o tipo de conteúdo que consomem e quando consomem. Isso significa que anunciantes que utilizam tecnologia para publicidade se baseiam principalmente em uso de dados, limite de frequência e diferenciação competitiva.
Tudo isso se faz ainda mais real no contexto recente, já que as pessoas estão procurando o tempo todo por atualizações sobre o cenário ou formas de entretenimento nos mais diversos canais e dispositivos. Ainda assim, profissionais de marketing hesitam ao fazer investimentos — adotando medidas que previnam a associação de suas marcas a conteúdos negativos e/ou sensíveis. Com o intuito de manter alguma equidade, as empresas estão deslocando suas verbas para estratégias de target baseado em audiência, incluindo OTT e CTV. Somente no primeiro mês do “fica em casa”, a Xandr pôde notar um crescimento de 96% na demanda de anúncios em CTV na América Latina e de 76% no índice “completion rate” em CTV, em sua plataforma.
A fim de aliviar as preocupações das marcas, as abordagens e táticas publicitárias precisam estar alinhadas ao sentimento do cliente. No entanto, ainda é importante mantê-lo informado sobre o que as marcas estão fazendo, e a relevância é a peça chave.
Como parte desse comprometimento constante, as plataformas de tecnologia precisam trabalhar próximas aos compradores de mídia para realocar investimentos impactados, levando-os para formatos com forte engajamento, como streaming, vídeo digital, TV linear, mídias sociais e pontos de contato digitais, ajudando-os assim a sustentar o “awareness” da marca e continuar a educar consumidores. Ao mesmo tempo, as plataformas também precisam trabalhar com os publishers, garantindo a oferta de conteúdos que contenham todas as características necessárias para construir ambientes atrativos para as marcas.
Então, qual é a resposta para a pergunta: “Como plataformas de tecnologia podem ser o melhor parceiro possível?”? Ser flexível, ágil e se adaptar rapidamente ao se deparar com necessidades inesperadas.
Nosso objetivo é simples: ajudar marcas a identificar, atingir e ativar a audiência mais qualificada em diversas telas, com conteúdo de alta qualidade, de uma forma empática e consistente. Tudo isso, enquanto entrega alcance e frequência por meio de plataformas singulares e reporta a atribuição dos anúncios, ajudando anunciantes a irem além de “clicks” e “views”, e começarem a medir suas campanhas por meio de conversões, vendas ou visitas.
Nós queremos colaborar e ajudar a remover a fricção do processo de compra e venda, assegurando que todos os lados da cadeia de distribuição possam atingir seus objetivos de negócios, ao mesmo tempo em que promovem as melhores experiências possíveis para seus consumidores.
Patrick Casal
Senior Director, LatAm, Xandr
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