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Transformação digital estimula produtividade no agronegócio
Marketing da Yara Brasil fideliza cadeia produtiva com o programa Boa Colheita
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Marketing da Yara Brasil fideliza cadeia produtiva com o programa Boa Colheita
A transformação digital do campo permite ganhos de produtividade e competitividade inéditos. Para o agronegócio brasileiro, isso significa conquistar ainda mais espaço em uma indústria em que os produtores nacionais já são referência. Parte fundamental dessa jornada para quem planta é o uso estratégico de insumos agrícolas.
Com esse objetivo, a Yara, líder global em nutrição de plantas, aposta no fortalecimento de toda a cadeia de valor do campo, por meio do projeto Boa Colheita, desenvolvido para estimular, fidelizar e incentivar pesquisadores, cooperativas, revendas e produtores agrícolas a expandirem suas atuações por meio de benefícios, capacitações e disseminação de informação.
Foram anos de planejamento e concepção para alcançar a estrutura ideal do projeto. A equipe interna do marketing da Yara foi responsável por todo o desenvolvimento e renovação dos quatro pilares — revendas e cooperativas; representantes comerciais; experts; e produtores — do Boa Colheita.
Para atingir esse objetivo, um fator foi essencial: “a multidisciplinaridade dos profissionais da equipe”, avalia Chantal Ghannam, diretora de marketing estratégico e digitalização da Yara Brasil.
O programa de fidelização foi protagonista na busca pela transmissão dos valores e da missão da Yara nos pontos de contato com stakeholders. “Reformulamos toda a nossa marca para termos uma mensagem unificada a todos os nossos parceiros. Assim, conseguimos melhorar a experiência deles nos diversos pontos de contato da nossa cadeia produtiva”, explica.
Entenda como funciona o projeto Boa Colheita, da Yara:
Clientes e colaboradores como fios condutores
Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, está idealmente posicionada nos principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do País no desafio de alimentar uma população mundial crescente.
O foco em se firmar como a principal parceira dos agricultores da cadeia de produção de alimentos conta, ainda, com o fornecimento de soluções nutricionais completas para ajudá-los a produzir mais, de maneira sustentável e responsável. Para isso, a companhia construiu, nas últimas duas décadas, um modelo de negócio global único, voltado à oferta de produtos de alto valor agregado ao agricultor.
Para continuar crescendo, a estratégia de negócios da Yara concentra-se na transformação do segmento de fertilizantes, por meio da digitalização, indo ao encontro da tendência do agronegócio brasileiro, que vem adotando o uso de novas tecnologias no campo, assim como a disseminação dos canais digitais.
“A Yara quer ser a parceira de soluções nutricionais para toda a cadeia produtiva. Com a chegada da nova geração à liderança, a digitalização do campo já se tornou uma realidade. Nos últimos anos, adaptamos a nossa atuação para oferecer um atendimento diferenciado e soluções de alto valor agregado para cada perfil de cliente, baseado na forma com que ele deseja se relacionar com a Yara. Para isto, investimos em plataformas digitais, como e-commerce e marketplace, que aproximam ainda mais os clientes de nosso portfólio, aumentam o alcance da marca e fortalecem o relacionamento com cooperativas e revendas, que podem se beneficiar do alto volume de tráfego presente no universo online para incrementar a receita de seus negócios”, afirma Chantal Ghannam, diretora de marketing estratégico e digitalização da Yara Brasil.
Programa de fidelidade dobra número de parceiros
Cada uma das frentes de atuação do Boa Colheita aborda um elo essencial à manutenção da competitividade do agronegócio brasileiro.
O programa de contato direto com o consumidor final foi a última etapa do projeto a ser lançada. É um programa de fidelidade que chegou ao mercado no primeiro semestre de 2022. Nele, cada compra de produtos Yara gera pontos ao produtor. Esse cliente pode trocar o saldo por produtos e serviços na plataforma Orbia, marketplace líder de mercado no setor e com um dos maiores programas de fidelidade do agronegócio no Brasil. Para participar, basta comprar insumos Yara em qualquer meio — consultores de venda, canais parceiros, cooperativas e revendas, e-commerce ou via marketplace Orbia. Em pouco menos de um ano, a empresa superou suas metas e já são mais de 7 mil clientes cadastrados.
Já na frente de cooperativas e revendas, chamada de Boa Colheita Canais, o objetivo é valorizar e recompensar os parceiros que trabalham com os Programas Nutricionais Yara. No começo de cada ano, esses canais de venda acordam suas metas com a Yara, que norteiam seu desempenho e, consequentemente, a bonificação que recebem para investir no negócio. Esse mesmo modelo é adotado em outra frente, pelos representantes comerciais aliados à Yara.
Já com o programa Boa Colheita Experts, a empresa promove a cooperação com professores universitários, pesquisadores e químicos ligados ao setor agronômico. Nesta frente, a finalidade é contribuir em pesquisas e promover novos conhecimentos em nutrição vegetal, aplicando inovação em soluções nutricionais que aumentem a produtividade, sustentabilidade e lucratividade das lavouras. O programa também possibilita a interação e a colaboração entre os pesquisadores e o time técnico da Yara.
“Quando decidimos entrar de cabeça nos programas de fidelidade, fizemos isso ao lado dos produtores, cooperativas revendas e experts. E os resultados têm sido ótimos. Uma coisa é certa: junto aos nossos parceiros, vamos gerar cada vez mais engajamento sobre a nutrição de plantas”, afirma Ghannam.
Ecossistema do projeto Boa Colheita
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