Assinar

Transformação digital estimula produtividade no agronegócio

Buscar

Transformação digital estimula produtividade no agronegócio

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Transformação digital estimula produtividade no agronegócio

Marketing da Yara Brasil fideliza cadeia produtiva com o programa Boa Colheita


10 de julho de 2023 - 0h00

A transformação digital do campo permite ganhos de produtividade e competitividade inéditos. Para o agronegócio brasileiro, isso significa conquistar ainda mais espaço em uma indústria em que os produtores nacionais já são referência. Parte fundamental dessa jornada para quem planta é o uso estratégico de insumos agrícolas.

Com esse objetivo, a Yara, líder global em nutrição de plantas, aposta no fortalecimento de toda a cadeia de valor do campo, por meio do projeto Boa Colheita, desenvolvido para estimular, fidelizar e incentivar pesquisadores, cooperativas, revendas e produtores agrícolas a expandirem suas atuações por meio de benefícios, capacitações e disseminação de informação.

Projeto Boa Colheita beneficia representantes comerciais, cooperativas, experts e produtores

Projeto Boa Colheita beneficia cooperativas, experts e produtores

Foram anos de planejamento e concepção para alcançar a estrutura ideal do projeto. A equipe interna do marketing da Yara foi responsável por todo o desenvolvimento e renovação dos quatro pilares — revendas e cooperativas; representantes comerciais; experts; e produtores — do Boa Colheita.

Para atingir esse objetivo, um fator foi essencial: “a multidisciplinaridade dos profissionais da equipe”, avalia Chantal Ghannam, diretora de marketing estratégico e digitalização da Yara Brasil.

O programa de fidelização foi protagonista na busca pela transmissão dos valores e da missão da Yara nos pontos de contato com stakeholders. “Reformulamos toda a nossa marca para termos uma mensagem unificada a todos os nossos parceiros. Assim, conseguimos melhorar a experiência deles nos diversos pontos de contato da nossa cadeia produtiva”, explica.

Entenda como funciona o projeto Boa Colheita, da Yara:

Clientes e colaboradores como fios condutores

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, está idealmente posicionada nos principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do País no desafio de alimentar uma população mundial crescente.

O foco em se firmar como a principal parceira dos agricultores da cadeia de produção de alimentos conta, ainda, com o fornecimento de soluções nutricionais completas para ajudá-los a produzir mais, de maneira sustentável e responsável. Para isso, a companhia construiu, nas últimas duas décadas, um modelo de negócio global único, voltado à oferta de produtos de alto valor agregado ao agricultor.

Para continuar crescendo, a estratégia de negócios da Yara concentra-se na transformação do segmento de fertilizantes, por meio da digitalização, indo ao encontro da tendência do agronegócio brasileiro, que vem adotando o uso de novas tecnologias no campo, assim como a disseminação dos canais digitais.

“A Yara quer ser a parceira de soluções nutricionais para toda a cadeia produtiva. Com a chegada da nova geração à liderança, a digitalização do campo já se tornou uma realidade. Nos últimos anos, adaptamos a nossa atuação para oferecer um atendimento diferenciado e soluções de alto valor agregado para cada perfil de cliente, baseado na forma com que ele deseja se relacionar com a Yara. Para isto, investimos em plataformas digitais, como e-commerce e marketplace, que aproximam ainda mais os clientes de nosso portfólio, aumentam o alcance da marca e fortalecem o relacionamento com cooperativas e revendas, que podem se beneficiar do alto volume de tráfego presente no universo online para incrementar a receita de seus negócios”, afirma Chantal Ghannam, diretora de marketing estratégico e digitalização da Yara Brasil.

Programa de fidelidade dobra número de parceiros
Cada uma das frentes de atuação do Boa Colheita aborda um elo essencial à manutenção da competitividade do agronegócio brasileiro.

O programa de contato direto com o consumidor final foi a última etapa do projeto a ser lançada. É um programa de fidelidade que chegou ao mercado no primeiro semestre de 2022. Nele, cada compra de produtos Yara gera pontos ao produtor. Esse cliente pode trocar o saldo por produtos e serviços na plataforma Orbia, marketplace líder de mercado no setor e com um dos maiores programas de fidelidade do agronegócio no Brasil. Para participar, basta comprar insumos Yara em qualquer meio — consultores de venda, canais parceiros, cooperativas e revendas, e-commerce ou via marketplace Orbia. Em pouco menos de um ano, a empresa superou suas metas e já são mais de 7 mil clientes cadastrados.

Já na frente de cooperativas e revendas, chamada de Boa Colheita Canais, o objetivo é valorizar e recompensar os parceiros que trabalham com os Programas Nutricionais Yara. No começo de cada ano, esses canais de venda acordam suas metas com a Yara, que norteiam seu desempenho e, consequentemente, a bonificação que recebem para investir no negócio. Esse mesmo modelo é adotado em outra frente, pelos representantes comerciais aliados à Yara.

Já com o programa Boa Colheita Experts, a empresa promove a cooperação com professores universitários, pesquisadores e químicos ligados ao setor agronômico. Nesta frente, a finalidade é contribuir em pesquisas e promover novos conhecimentos em nutrição vegetal, aplicando inovação em soluções nutricionais que aumentem a produtividade, sustentabilidade e lucratividade das lavouras. O programa também possibilita a interação e a colaboração entre os pesquisadores e o time técnico da Yara.

“Quando decidimos entrar de cabeça nos programas de fidelidade, fizemos isso ao lado dos produtores, cooperativas revendas e experts. E os resultados têm sido ótimos. Uma coisa é certa: junto aos nossos parceiros, vamos gerar cada vez mais engajamento sobre a nutrição de plantas”, afirma Ghannam.

Ecossistema do projeto Boa Colheita

Publicidade

Compartilhe

Veja também