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Conheça os finalistas do YouTube Works 2023

Premiação exalta conexão bem-sucedida entre as marcas e a audiência do YouTube


7 de agosto de 2023 - 0h00

O YouTube divulgou os finalistas da quarta edição do YouTube Works. A premiação, que reconhece a excelência criativa aliada ao resultado de negócios, conta com 11 campanhas que competem em cinco categorias. Todas vão disputar, ainda, o Grand Play, que é o mais importante reconhecimento do evento e que indica quem se sobressaiu em termos de impacto notável, narrativa cativante e eficiência incontestável. Os ganhadores serão divulgados no dia 29 de agosto, durante o Brandcast, principal evento do YouTube voltado ao mercado publicitário.

As campanhas finalistas foram escolhidas por um colegiado formado por jurados de diferentes expertises da indústria.

Neste ano, uma característica foi destaque em praticamente todas as campanhas finalistas: ousadia ao experimentar o YouTube como um campo fértil para a criatividade, baseando-se em insights do comportamento da audiência. “Os cases encontram as pessoas nos contextos em que elas estão fazendo coisas, e tornam a mensagem da marca o complemento perfeito para cada contexto. Estamos falando de uma empatia não só sobre o que qualifica cada pessoa, mas que qualifica o momento em que cada um está no YouTube, como se sente e qual é a sua intenção naquele momento específico”, destaca José Lucas de Paula, head of creative works do Google Brasil.

Captação de criatividade e performance

Neste ano, a Vivo foi a marca com mais indicações ao shortlist. São quatro chances de ganhar. O anunciante inaugura ainda um ineditismo no prêmio: é a primeira marca a concorrer com duas campanhas em uma mesma categoria. A empresa de telecomunicações disputa o prêmio com as ações “Vem Com Vivo Fibra” e “O Sonho do Hexa está Mais Vivo do que Nunca” na categoria Business Impact.

Com a campanha voltada à Copa do Mundo, o principal ativo foi o poder de uma música. Na outra, a ativação contou com o poder de segmentação das audiências do YouTube para alcançar momentos de busca de quem queria um upgrade da internet a cabo para a fibra ótica.

Confira ambas as campanhas da Vivo:

Em seguida, estão empatados em número de indicações o Mercado Livre, com o case “Files of Freedom”, e BIS, com a campanha “A-BIS-tinência”. Cada um dos anunciantes concorrem em duas categorias.

Copa do Mundo do Catar ganha destaque

A Copa do Mundo do Catar, inclusive, foi o tema mais recorrente das campanhas do prêmio neste ano. Das 11 finalistas, três tinham como protagonistas o mundial de futebol masculino — além de Vivo, PepsiCo, com a ativação “Campeões da Rua Catar”; e Brahma, com a campanha “A Volta da Camisa Amarela”, protagonizada pelo narrador Galvão Bueno.

Para o YouTube, a Copa do Mundo é um marco na jornada do amadurecimento digital. A cada quatro anos, há novos recursos tecnológicos e o consumidor aponta novos comportamentos que dão lugar à criatividade das marcas. Em 2022, houve ainda a novidade da transmissão ao vivo no YouTube, com o recorde de mais de seis milhões de usuários simultâneos na transmissão da CazéTV.

“Essa foi a Copa que consagrou novos ângulos de vídeos em torno dos jogos no YouTube. As resenhas nos podcasts, os sketches de humor, as danças, os reacts dos jogos, os clipes dos hinos, as recriações de jogadas nos games. Os cases finalistas demonstram essa característica de serem grandes, mas também de chegarem em cada audiência com uma intimidade renovada, ainda mais próxima”, afirma De Paula.

Os cases finalistas do YouTube Works 2023

Business Impact

Vivo – Vem com Vivo Fibra
A campanha, com criação da VMLY&R, teve como objetivo reforçar a eficiência da conexão doméstica da Vivo Fibra. Para isso, a marca uniu-se ao Google para analisar os dados e adaptar a comunicação ao perfil de cada consumidor. Foram diversas peças diferentes, envolvendo públicos como gamers, entusiastas de tecnologia e fãs de esportes e de séries.

BIS – A-BIS-tinência
A marca de wafer com cobertura de chocolate da Mondelez Brasil lançou uma campanha, criada pela David, com situações fictícias em que os consumidores tomam ações inusitadas para garantir um BIS. Foram seis filmes de até 15 segundos, além da participação do time de embaixadores da marca que divulgaram a ação, aumentando o engajamento.

Vivo – O Sonho do Hexa está Mais Vivo do que Nunca
A campanha, criada pela VMLY&R, apresentou o atacante Vinicius Júnior como representante da seleção brasileira de futebol, destacando a expectativa positiva em relação ao desempenho do Brasil na Copa do Mundo. Também participou da ação o streamer Casimiro Miguel, responsável pela transmissão dos jogos da Copa no YouTube. O conjunto de ações e filmes mobilizou a audiência do YouTube em favor da torcida brasileira, tendo a Vivo como protagonista dessa conexão.

The Unskippable

Bis – A-BIS-tinência

Tinder – Match o Papo
O Tinder lançou, em 2022, o videocast Match o Papo, apresentado pela influenciadora Valentina Bandeira. Na conversa, personalidades debatem relacionamentos e o uso da plataforma de encontros. A iniciativa foi criada pela Adventures.

Pernod Ricard Brasil – Reality Bar Aberto 3ª temporada
Em 2022, o reality show Bar Aberto migrou da TV para o YouTube. Na plataforma, o programa da Pernod Rircard entregou, entre dez entusiastas da coquetelaria, o título de melhor bartender amador do País. O conteúdo é apresentado pelo bartender Márcio Silva e pela jornalista Fernanda Catania.

Best Work With Creators

Vivo – O Sonho do Hexa está Mais Vivo do que Nunca

Mercado Livre – Files of Freedom
O Mercado Livre anunciou uma parceria com a cantora Pabllo Vittar para desenvolver batidas e insumos que foram disponibilizados a qualquer artista que quisesse fazer uma música em parceria com a Pabllo. A campanha criada pela Gut teve como objetivo impulsionar a carreira de artistas LGBTQIAP+.

Jeep Compass – Como um Carro Híbrido Funciona?
A Jeep realizou uma parceria com o canal Ciência Todo Dia para explicar o que é um carro híbrido. A parceria, com criação da EssenceMediacom, fugiu do padrão do mercado automotivo, que fala apenas com influenciadores do segmento e garantiu acesso a novos consumidores para a marca.

Meeting the Moment

Vivo – O Sonho do Hexa está Mais Vivo do que Nunca

Brahma/Ambev – A Volta da Camisa Amarela
A Brahma, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira, aproveitou o mundial para divulgar uma campanha que exaltou a camiseta verde e amarela do Brasil. O objetivo era afastar qualquer significado político da vestimenta, até então identificada com movimentos partidários de direita. A ação, criada pela Africa Creative, contou com a participação do narrador e influenciador Galvão Bueno.

PepsiCo – Campeões da Rua Catar
Com criação da Fbiz, a Pepsi transformou a Rua Catar, na Zona Leste de São Paulo, em uma arena de futebol, de onde transmitiu um campeonato amador que contou com a presença de influenciadores esportivos. A ação transformou-se em um filme protagonizado pelo comentarista Denilson Show.

Social Impact

Mercado Livre – Files of Freedom

TIM – Modo Silencioso
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a TIM e a BETC Havas fizeram uma parceria com a cantora Negra Li para desenvolver uma canção inspirada em discursos antirracistas históricos. A música foi disponibilizada pela operadora em formato de ringtone e publicada no YouTube.

Banco do Brasil – A Linguagem da Acessibilidade
O Banco do Brasil inovou e fez um comercial, criado pela Lew’Lara\TBWA, de um minuto e 30 segundos, em que toda a mensagem foi transmitida por meio da linguagem brasileira de sinais, sem narração. O objetivo era chamar a atenção para as iniciativas de acessibilidade do banco aos mais de 10 milhões de brasileiros com deficiência auditiva.

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