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Brandcast 2023, do YouTube, aponta tendências de consumo de vídeo, reforça protagonismo da plataforma de vídeos e revela os vencedores do YouTube Works
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Brandcast 2023, do YouTube, aponta tendências de consumo de vídeo, reforça protagonismo da plataforma de vídeos e revela os vencedores do YouTube Works
Em São Paulo, o YouTube realizou, em 29 de setembro, a nona edição do Brandcast, evento anual da plataforma de vídeos junto ao mercado publicitário.
Durante a celebração, que conecta criadores de conteúdo, agências de propaganda e anunciantes, foram apresentados quatro estudos sobre o comportamento dos usuários em relação ao consumo de vídeos e revelados os ganhadores do YouTube Works, premiação realizada em parceria com a Kantar que celebra a excelência criativa nos anúncios da plataforma aliada a resultados de negócio.
Levantamento da Comscore, apresentado no Brandcast, consolida um fato que já é de conhecimento do mercado: o YouTube é a plataforma de consumo de vídeo mais utilizada no Brasil. Segundo dados levantados em janeiro de 2023, 120 milhões de usuários com mais de 18 anos estão conectados, mensalmente, à plataforma.
O YouTube é a plataforma de vídeo mais acessada pela Geração Z para explorar, com profundidade, assuntos de interesse, segundo pesquisa da Kantar. Os consumidores entre 18 e 24 anos dizem que passariam, significativamente, mais tempo no YouTube do que em outras plataformas de mídia social. Foram ouvidos 2.102 pessoas da Geração Z, em maio de 2023.
Já o levantamento Target Group Index (TGI), realizado com 24 mil pessoas maiores de 18 anos e que assistiram à TV nos últimos sete dias pela Kantar Ibope Media, ressaltou a essência multiplataforma, multiformato e multiaudiência do YouTube. Tais propriedades fizeram com que o portal de vídeos conquistasse uma posição de destaque junto à audiência da TV, se consolidando como o player mais amado das CTVs (TVs Conectadas).
O painel mostra que há mais adultos assistindo ao YouTube, em uma semana normal, do que em cada uma das cinco principais emissoras de TV aberta. Quando o foco é a Geração Z, o YouTube abre uma diferença de 25 pontos percentuais, em comparação ao canal aberto mais assistido do Brasil.
Além disso, um estudo da Offerwise mostra que 74% dos entrevistados adoram assistir a vídeos do YouTube em suas Smart TVs, e 78% das pessoas assistem à plataforma em vários dispositivos, além das CTVs, como smartphones, desktops ou laptops e tablets.
Oito em cada dez entrevistados disseram que recorrem ao YouTube para se aprofundar em suas maiores paixões e temas de interesse, enquanto 69% afirmam ter o YouTube como sua principal opção para consumo de podcast e videocast. A plataforma ocupa ainda o primeiro lugar no Brasil, quando o assunto é a percepção de ser um espaço capaz de permitir acesso à uma ampla variedade de tipos de conteúdo. A Offerwise entrevistou mil usuários com mais de 18 anos, durante julho de 2023.
Durante o evento, a plataforma divulgou os ganhadores da quarta edição do YouTube Works. O objetivo foi selecionar campanhas que refletissem estratégias sólidas e capazes de alcançar sucesso comercial significativo. Quatro campanhas venceram em cinco categorias distintas. Um júri formado por profissionais que lideram a indústria criativa definiu os ganhadores.
O destaque foi a Mondelez, que levou duas categorias, Business Impact e The Unskippable, e o Grand Play (GP), prêmio mais cobiçado da noite. Criada pela agência David, a campanha “A-BIS-tinência” busca aumentar a relevância da marca BIS entre os consumidores da Geração Z. Para isso, foram criados vídeos de 15 segundos que narram situações absurdas causadas pela abstinência do produto. Como resultado de negócio, a marca teve avanços expressivos nas metas de penetração entre o público escolhido e as pesquisas de brand lift.
Com BIS, o foco tem sido cada vez maior na Geração Z, nas loucuras que se faz para conseguir o produto da marca. A ‘A-BIS-tinência’ é uma campanha que apostamos muito”, diz Amanda Affonso, senior brand marketing manager da Mondelez International.
Veja os donos dos troféus da edição 2023 do Youtube
Business Impact, the unskippable e grand play
Mondelez / David
“A-BIS-tinência”
A fim de dialogar com a Geração Z, a campanha explorou as loucuras que as pessoas fazem para matar a vontade de Bis, via vídeos de 15 segundos. Mereceu destaque o uso criativo das opções de mídia do YouTube, como TrueView In-Stream Ads, Bumper Ads, Video Reach Campaigns e Non-Skippable Ads.
Best Worl With Creators
Vivo / VMLY&R
“O sonho do Hexa está mais vivo do que nunca”
Em campanha para a Copa do Mundo de Futebol, a Vivo contou com a criação de vídeos e a participação de criadores de conteúdo, como o atacante Vini Jr. O destaque foi a capacidade de escolher os melhores influenciadores para o momento, o que deu visibilidade às mensagens da marca.
Meeting the moment
Pepsico / FBIZ
“Campeões da rua Catar”
A marca construiu uma arena esportiva na Rua Catar, em São Paulo, para divulgar a Pepsi Black, em meio à Copa do Mundo. Também promoveu um campeonato de várzea com influenciadores e produziu filmes que divulgaram valores de inclusão. A PepsiCo fez uso do formato TrueView In-Stream Ads, do YouTube, que captou a atenção dos usuários para a transmissão do campeonato.
Social Impact
Tim / BETC Havas
“Modo silencioso”
Sob o pilar “diversidade e inclusão”, a TIM divulgou para o Dia da Consciência Negra uma música com a cantora Negra Li, que convidou as pessoas brancas a saírem do modo silencioso e a apoiarem a causa antirracista. A marca disponibilizou a canção em formato de toque de celular e fez uma ação com hosts de podcasts, que amplificaram o chamamento antirracista.
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