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Premiação do YouTube é guia prático às marcas que buscam planejamento assertivo e conexão com o público


20 de julho de 2022 - 0h00

O YouTube Works chega à sua terceira edição como um prêmio único no mercado brasileiro. Celebra a criatividade como motor fundamental do relacionamento bem-sucedido entre marcas e públicos-alvo. E, ao mesmo tempo, enaltece as campanhas que levam em consideração o potencial das diversas ferramentas que o YouTube oferece aos anunciantes.

A premiação busca ajudar o mercado a ter novas referências sobre como integrar da melhor forma os seus processos, desde o desenvolvimento de estratégia de marca, à criação e o planejamento de mídia.

O case Circuito Brahma Live aumentou em 30% a afinidade do brasileiro à marca

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“O que mais encanta sobre essa premiação é o quanto provoca o mercado a questionar os formatos tradicionais de vídeo e os limites das plataformas, para ir além deles”, diz Milton Souza, managing director da Kantar Insights, consultoria responsável por gerenciar o processo de curadoria e julgamento das campanhas da premiação, bem como por moderar as sessões do júri.

Em edições anteriores, de acordo com  executivo, foram destaques cases que exploraram modelos de parceria com criadores e tiveram integrações entre várias etapas do funil de vendas. Além disso, aspectos como o buzz entre os próprios influenciadores e os usuários, interação nos comentários do YouTube e conexão da campanha com os assets fora da plataforma conquistaram relevância.

Premiação do YouTube é guia prático às marcas que buscam planejamento assertivo e conexão com o público

Tinder foi destaque da edição estadunidense do YouTube Works na categoria Breaking Barriers

Liderança criativa
A expectativa para 2022 é de que a premiação mostre o amadurecimento do universo do marketing digital no Brasil e indique os benefícios do entendimento das dinâmicas de diferentes plataformas — que, quando combinadas, podem resultar em significativos ganhos de imagem pela criação de vínculos emocionais.

Um exemplo desse tipo de campanha ganhou recentemente outra importante premiação da publicidade. O case Lu do Magalu conquistou o Leão de Ouro no festival Cannes Lions, na categoria Social e Influenciadores. Para Souza, o case causou uma mudança de paradigmas: “É uma personagem criada inicialmente com o objetivo funcional de auxiliar o processo de compra, que se torna parte da cultura pop e constrói, de maneira consistente, uma série de atributos desejados pela marca”, afirma Milton.

YouTube Works nos EUA
Outro farol criativo que pode auxiliar as marcas é a edição estadunidense do YouTube Works. Neste ano, as marcas premiadas foram Sheba, Kayak, Target, Tinder, BLK e BlendJet.

Premiada no YouTube Works estadunidense, Kayak costurou insight de consumidor com as características da plataforma

Premiada no YouTube Works estadunidense, Kayak costurou insight de consumidor com as características da plataforma

Uma característica comum a todas essas campanhas foi a capacidade de costurar um insight de consumidor com os hábitos de uso e as características do YouTube. Com a plataforma de turismo Kayak, por exemplo, uma campanha voltada para o formato de TVs Conectadas mostrou como viajantes se sentiam com a falta de possibilidade de desbravar novos destinos durante a pandemia.

“Também foram premiados cases que combinaram um bom uso de linguagem e criadores adequados para tratar de temas sensíveis de uma maneira bastante autêntica, como no case de Tinder, premiado na categoria Breaking Barriers.

Estamos ansiosos para ver como isso se reflete nos cases inscritos este ano, aqui no Brasil”, afirma Milton Souza.

Premiação revisitada
A edição deste ano promoveu mudanças também nas categorias que formam o prêmio. O objetivo é proporcionar maior entendimento ao mercado.

Entre as novidades, está a categoria Unskippable, que busca provocar o setor de comunicação e marketing a pensar sobre as características específicas de YouTube, que se tornaram ainda mais fortes em 2022 com o avanço da presença de vídeos curtos. Outra nova segmentação é a categoria Meeting the Moment, que dá visibilidade aos aprendizados da premiação do ano passado, em que muitas marcas se esforçaram para conseguir superar os desafios impostos pela pandemia.

Neste ano, há novidades no colegiado. Pela primeira vez, haverá um presidente do júri, responsável por administrar o Grand Play (GP), maior reconhecimento do YouTube Works. O nome do profissional que ocupará a função ainda será anunciado.

As categorias do YouTube Works

Best Work With Creators
Deu Match
A categoria define o melhor aproveitamento do potencial dos creators para atingir os objetivos da campanha. O júri definirá o resultado a partir da avaliação de como a marca usou a essência do criador para contar uma história ou, ainda, o papel desse talento na cocriação da campanha com a marca e a agência.

Business Impact
#Impactou
Nesta categoria, os jurados buscam a marca que melhor usou os recursos da plataforma para atrair resultados de negócio. A régua é ampla: pode ser tanto a construção da marca quanto o aumento no volume de vendas, por exemplo.

Social Impact
Merece Replay
Palco ideal para o reconhecimento das campanhas que apoiaram uma causa ao longo do ano. São três frentes de atuação que se encaixam nessa categoria: diversidade, inclusão e impacto ambiental.

Meeting The Moment
Do limão, uma limonada
A categoria dá reconhecimento às marcas que melhor reagiram a um contexto cultural. Retomada das atividades presenciais e crise econômica foram alguns dos desafios do brasileiro no último ano — e marcas buscaram se aliar ao usuário nesse período.

The Unskippable
Não deu para “Skipar”
A categoria avalia a campanha que usou os primeiros cinco segundos de uma campanha no YouTube de maneira mais convincente. Premia o anunciante que envolveu o público e convenceu a audiência a continuar o vídeo, ao invés de apertar o skip. Destaque para peças voltadas a novos formatos, como Connected TVs.

Grand Play
Indispensável
Maior reconhecimento da premiação, o Grand Play celebra a campanha que melhor demonstra eficácia, criatividade, inovação e uso de dados. Tudo em prol de um resultado de negócio. Não é uma categoria na qual é possível fazer inscrição — são consideradas as peças que comprovadamente preenchem todos os requisitos para concorrer ao GP.

Inscreva-se!

Os jurados do YouTube Works estão procurando campanhas que tenham usado a plataforma, de forma criativa, estratégica e eficaz, para alcançar resultados de negócios. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 25 deste julho.

Inscreva-se, veja os cases premiados e entenda as melhores práticas: https://www.youtube.com/intl/pt-BR/ads/youtube-works/

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