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APRESENTA
Os ganhadores do YouTube Works 2022
Premiação celebra campanhas que uniram criatividade e efetividade na plataforma; Johnson & Johnson venceu o Grand Play
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Premiação celebra campanhas que uniram criatividade e efetividade na plataforma; Johnson & Johnson venceu o Grand Play
Na última quarta-feira, 21, foram revelados os vencedores da terceira edição do YouTube Works. A entrega dos prêmios fez parte do YouTube Brandcast 2022, evento anual em que a plataforma de vídeo divulga novidades ao mercado.
A premiação, realizada em parceria com a Kantar, reconhece as campanhas que melhor uniram planejamento e estratégia efetivos a uma concepção criativa de excelência. Nove anunciantes disputavam cinco categorias regulares e o Grand Play (GP), o maior reconhecimento do YouTube Works.
Johnson & Johnson: a grande vencedora
A Johnson & Johnson foi o grande destaque, com a campanha #DeixaFluir. A ação competia em quatro categorias. Ganhou duas: Business Impact e Social Impact. Ficou, também, com o GP.
Fruto de uma parceria com as agências Wunderman Thompson, J3, Spark, Fleischman e Rpretas, a campanha é protagonizada pela cantora Bivolt. Unindo duas marcas de seu portfólio de absorventes, Carefree e Sempre Livre, a comunicação joga luz sobre um tema que atinge 11 milhões de mulheres cis e homens transsexuais no Brasil: a pobreza menstrual.
A vice-presidente de marketing da Johnson & Johnson Brasil, Daniella Brissac, celebrou o prêmio. “Conteúdo relevante é aquele que consegue ir além de quebrar o tabu. Trouxemos uma questão social muito importante, que mobilizou várias entidades e o governo. Foi muito além do dia a dia”, ressaltou.
Keka Morelle, chief creative officer da Wunderman Thompson, destacou o impacto social de #DeixaFluir. E agradeceu a todos os profissionais que participaram da produção e da criação da campanha. “Esse prêmio é muito coletivo. É a valorização de uma ideia importante, que é o tabu sobre os assuntos femininos”, disse.
Nescafé e Estácio também levam troféus
Outro anunciante reconhecido nessa edição do YouTube Works foi Nescafé. A marca da Nestlé foi responsável pela campanha Respeito ao Tempo, criada pela DPZ. E, com o filme Paciência, que conta com a música homônima de Lenine, ganhou as categorias The Unskippable e Meeting the Moment.
A Estácio, do Grupo Yduqs, levou o último prêmio, com a ação Expedição Enem, na categoria Best Work With Creators. Criada pela Artplan, a campanha trouxe criadores de dois universos distintos, o de games e o de vestibulares, para divulgar uma versão do jogo Fortnite, que gamificou o estudo ao Exame Nacional do Ensino Médio.
Plural, júri teve presidente pela primeira vez
A terceira edição do YouTube Works foi um marco para o prêmio. Inaugurou novas categorias e o cargo de presidente do júri, ocupado por Felipe Simi, CEO e CCO da agência Soko.
O júri, composto por 13 profissionais, representava a pluralidade de profissionais que atuam em Branding & Performance, com integrantes que têm conhecimento especializado e experiência significativa em todos os espectros da indústria e das categorias. Houve também creators e empresários, que representam agentes do ecossistema com visão de negócios, e profissionais que buscam garantir a inclusão e representatividade de todo mercado brasileiro.
O ano de 2022 foi destaque, ainda, por ser a primeira vez em que o evento ocorreu presencialmente. Até aqui, as medidas sanitárias preventivas contra a Covid-19 obrigaram a organização a realizar a entrega dos prêmios de maneira remota. Dessa vez, o evento, que foi celebrado em São Paulo, teve participação presencial de profissionais do mercado. E contou com apresentações de Tiago Leifert, Nobru, Pedro Sampaio, Flávia Paixão e Alê Xavier,além de shows de Jão, Glória Groove, Marina Sena e Liniker.
E os vencedores são…
BUSINESS IMPACT, SOCIAL IMPACT E GRAND PLAY
JOHNSON & JOHNSON
#DEIXAFLUIR
A Johnson & Johnson uniu duas marcas do portfólio de absorventes íntimos, Sempre Livre e Carefree, para ampliar a conscientização sobre a pobreza menstrual — problema que atinge 11 milhões de mulheres cis ou homens transsexuais no Brasil. O filme faz parte de uma campanha mãe, que tem como objetivo naturalizar os fluídos vaginais. A campanha contou com a participação da cantora Bivolt e foi criada pelas agências Wunderman Thompson, J3, Spark, Fleischman e Rpretas. Além do videoclipe, marcas da divisão Consumer Health promoveram iniciativas, como a realização de rodas de conversas com especialistas para jovens, no Recife e em São Luís, e doações de kits de higiene menstrual, em parceria com o Unicef.
THE UNSKIPPABLE E
MEETING THE MOMENT
NESCAFÉ
RESPEITO AO TEMPO
A marca de cafés da Nestlé promoveu uma campanha que pedia aos consumidores que eles respeitassem o próprio tempo. O filme principal tem quase quatro minutos e acompanha, em plano sequência, o processo de uma consumidora ao passar um café. A peça conta ainda com a trilha sonora de “Paciência”, do Lenine. Há ainda outros três filmes, de trinta segundos cada, que são desdobramentos da campanha e contam todo o caminho do grão até a mesa dos consumidores. Os protagonistas da campanha são as linhas Gold, Origens e Intensidade Máxima.
BEST WORK WITH
CREATORS
ESTÁCIO (GRUPO YDUQS)
EXPEDIÇÃO ENEM – ESTÁCIO
Junto com a Artplan, a Estácio criou e divulgou uma versão do jogo Fortnite, em que seria possível estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta para a universidade pública no Brasil e um dos critérios para a entrega de bolsas universitárias no Grupo Yduqs. No centro do game, está uma ocupação alienígena no planeta Terra. Os extraterrestres sequestram o conhecimento gerado pela humanidade e os jogadores precisam passar pelas cinco subcategorias do Enem para se livrarem dos invasores. Para a divulgação, a campanha contou com a participação de diversos criadores do universo dos games e do de preparadores para a prova.
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