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YouTube Works 2023: inscrições vão até 15/05
Premiação que enaltece a excelência criativa de campanhas veiculadas na plataforma de vídeos se aproxima da seleção dos finalistas
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Premiação que enaltece a excelência criativa de campanhas veiculadas na plataforma de vídeos se aproxima da seleção dos finalistas
Faltam poucos dias para a edição de 2023 do YouTube Works entrar na etapa de escolha dos finalistas que disputarão as cinco categorias regulares e o Grand Play (GP), principal premiação do evento. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 deste mês. O prêmio reconhece as marcas que conquistaram a excelência criativa, aliada ao resultado de negócio nas campanhas veiculadas dentro do YouTube.
Em sua quarta edição, o YouTube Works consolida-se como referência para o desenvolvimento da indústria de publicidade. “O YouTube Works é um reflexo das histórias de marcas que viram histórias de pessoas e da nossa cultura. Valoriza, incentiva e premia, simultaneamente, criatividade, eficiência e ineditismo”, destaca Stella Pirani, chief strategy officer da Wunderman Thompson Brasil e presidente do júri do YouTube Works 2023.
A escolha dos finalistas do YouTube Works
A premiação é dividida em cinco categorias: Business Impact, Best Work With Creators, Social Impact, The Unskippable e Meeting the Moment. Há ainda o Grand Play, que define, entre as premiadas, a campanha que melhor demonstra eficácia, criatividade, inovação e uso de dados, apresentando resultados de negócios (entenda cada categoria no quadro abaixo).
Para o processo de escolha dos finalistas, o YouTube e a Kantar, empresa parceira do YouTube na realização do prêmio, fazem um shortlist com as campanhas inscritas que mais se adequam ao escopo definido em cada categoria.
Depois dessa etapa, é a vez do júri entrar em ação. São profissionais de diferentes áreas da comunicação. Há dirigentes de marketing de grandes anunciantes, líderes de agências e criadores de conteúdo. Os profissionais escolhem o vencedor de cada categoria e indicam o Grand Play.
A presidente do colegiado deste ano afirma que deve buscar uma característica em comum entre os cases premiados: histórias transformadoras, que geram impacto e influenciam o nível do mercado publicitário. “A vocação da premiação do YouTube Works é, justamente, reconhecer trabalhos que funcionaram na plataforma, mas que também geraram resultados de marcas e negócios para além dela. Criatividade estratégica combinada com o uso inovador da plataforma são o foco da nossa busca, como júri”, destaca Stella.
A entrega dos prêmios será realizada na cidade de São Paulo durante o Brandcast, maior evento anual do YouTube para anunciantes.
Confira as categorias do YouTube Works 2023
Best work with creators – Deu Match
Leva em consideração o melhor uso de creator para atingir os objetivos da campanha. É avaliado como a marca usou da essência do criador para contar uma história ou como creator teve um papel de dupla com o anunciante e agência para pensar a ideia.
The Unskippable – Não deu pra “skipar”
Premia a introdução de cinco segundos mais convincente, que envolveu o público a ponto de desejarem continuar vendo o anúncio em vez de dar skip. Destaque para criações que envolvam novos formatos, como TVs conectadas.
Meeting the Moment – Do limão, uma limonada
Uma nova tendência de conteúdo, um novo comportamento dos usuários do YouTube, uma nova demanda da sociedade. Marcas que foram espertas e ágeis para reagir a um contexto cultural e identificar uma oportunidade de conexão e autenticidade com o público na plataforma são as levadas em conta nesta categoria.
Business Impact – #Impactou
É avaliado o melhor uso da plataforma e suas ferramentas para resultado de negócio, seja por meio de construção da marca ou vendas.
Social Impact – Merece replay
A categoria considera campanhas que apoiaram uma causa e geraram resultados. Por impacto social, entende-se: diversidade, inclusão e impacto ambiental.
Grand Play – Indispensável
Celebra a campanha que melhor demonstra eficácia, criatividade, inovação e uso de dados nos resultados de negócios. O Grand Play é o prêmio principal do YouTube Works, concedido a uma campanha que se destaca de várias maneiras.
Em busca de estratégia e efetividade
O YouTube oferece diversos formatos e ferramentas que permitem às marcas contarem suas histórias, de maneira criativa e envolvente. O objetivo da plataforma é fazer com que o prêmio sirva como um farol para a indústria, destacando as melhores práticas e possibilidades para contar histórias com mais eficiência. Além disso, o prêmio estimula a evolução e inovação do mercado.
Ao acompanhar os cases vencedores ao longo dos anos, é possível perceber a evolução na qualidade e criatividade dos projetos, comprovando o impacto positivo do prêmio na indústria. Parte essencial desse processo de evolução é a concepção estratégica de cada campanha.
Para Stella, planejamento e estratégia são essenciais para unir a efetividade e excelência criativa. Isso, da idealização à implementação e mensuração dos resultados de um projeto. “A partir das estratégias podem vir as inovações criativas e ineditismos com o uso de dados. Planejamento e estratégia atuam como coluna vertebral e como inspiração para o nascimento de ideias efetivas”, afirma a chief strategy officer da Wunderman Thompson Brasil.
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