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YouTube Works: e os vencedores são…

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YouTube Works: e os vencedores são…

Ambev e Africa levam o Grand Play, com o Circuito Brahma Live. Evento premia campanhas que ditam tendência e bom uso dos recursos da plataforma de vídeos

  • O case Circuito Brahma Live dá à Cervejaria Brahma e à Africa os prêmios de Brand Building, 2020 Reaction e Grand Play

    O case Circuito Brahma Live dá à Cervejaria Brahma e à Africa os prêmios de Brand Building, 2020 Reaction e Grand Play

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8 de julho de 2021 - 12h58

Após muita expectativa, foram finalmente revelados, no último dia 29 de junho, os ganhadores do YouTube Works. Em sua segunda edição no Brasil, a premiação indica, entre os anunciantes, aqueles que foram capazes de se tornar referência em um segmento e lideraram a inovação criativa dos formatos disponíveis na ferramenta.

Com o objetivo de celebrar a criatividade como ativo indispensável ao bom relacionamento entre marcas e o público massivo do YouTube, o prêmio conseguiu apontar caminhos para que seja possível aliar, sempre, proatividade e objetivo de negócio.

Uma marca destacou-se como a grande vencedora da noite. Das seis categorias regulares, a Cervejaria Brahma levou os prêmios de Brand Building e de 2020 Reaction, com o Circuito Brahma Live. O anunciante conquistou, ainda, o Grand Play, maior prêmio do evento.

A equipe de marketing da Ambev e da agência Africa, responsável pela comunicação, receberam o troféu, virtualmente, dos criadores do canal Diva Depressão, Edu e Fih. “Sempre tivemos uma ligação muito forte com o universo sertanejo e, mesmo com todas as dúvidas do início da pandemia, nos antecipamos e criamos o Circuito Brahma Live. Foi um sucesso”, comemora Gustavo Castro, diretor de marketing de Brahma.

Este ano, a categoria Best Work With Creators não consagrou um vencedor porque, segundo o júri, nenhuma campanha em 2020 foi uma grande referência para o mercado quanto ao uso de criadores da plataforma por marcas. O júri do YouTube Works 2021 foi formado por 15 profissionais que atuam em marcas ou agências de publicidade.

Circuito Brahma Live
Brahma / Africa
Categorias: 2020 Reaction e Brand Building
brahma live - frame 01Única vencedora em duas das categorias regulares, a Ambev, com a pandemia, precisou reformular a principal ativação do ano para a marca Brahma: o calendário de patrocínio de shows de música sertaneja. Dessa forma, nasceu o Circuito Brahma Live. Foram mais de 250 atrações que, juntas, conquistaram a marca de meio bilhão de visualizações no YouTube. Segundo um estudo da Kantar, o calendário rendeu à Brahma R$ 38 milhões em earned media e aumentou em 30% a afinidade do brasileiro à cervejaria em comparação ao ano anterior. “As lives foram uma forma de levar, para as pessoas, formatos de entretenimento novos e que aproximassem ainda mais elas de seus artistas favoritos”, afirma Gustavo Castro, diretor de marketing da Brahma. Para os jurados, a campanha mereceu conquistar os troféus de Brand Building e 2020 Reaction, porque foi capaz de agir com rapidez no planejamento e na execução e conseguiu adaptar o formato de maneira envolvente para o ambiente virtual. Além disso, os jurados consideraram que a campanha se tornou referência no mundo das lives, para marcas dos mais diversos segmentos.

Learn something new
Google / Wunderman Thompson
Categoria: Data Driven
google - frameVencedor da categoria Data Driven, o Google lançou a campanha Learn Something New com o objetivo de mostrar como é possível criar habilidades com auxílio de sua ferramenta de pesquisa. A campanha foi separada em duas linhas: uma voltada para a vertical de “Food & Drink”, com receitas e sugestões de delivery, e a segunda para a categoria “Helpful Search”, com lições como passos de k-pop e parkour em casa para iniciantes. “O Google criou a campanha a fim de mostrar aos usuários quão útil o Google Search pode ser nesta nova realidade. O uso cuidadoso das ferramentas do YouTube, durante todo o funil de conversão, pode ter resultados surpreendentes no comportamento do usuário e no lift da marca”, afirma Lauren Pachaly, head of consumer marketing do Google para a América Latina. A campanha contou com 13 filmes criados pela AKQA. Segundo os jurados do prêmio, o anunciante ganhou a disputa porque foi capaz de construir um funil completo para entregar mensagens e criativos feitos sob medida.

Fábulas da Conexão
Vivo / VMLY&R
Categoria: Visibility & Inclusion
abulas da conexão - frame
O projeto Futuro Vivo busca posicionar a Vivo como uma marca tecnológica comprometida com a diversidade. Dentro desse guarda-chuva, o anunciante lançou a campanha Fábulas da Conexão, que rendeu à marca o YouTube Works 2021 na categoria Visibility & Inclusion. A equipe de marketing da Vivo e a agência VMLY&R idealizaram uma série de histórias animadas, que buscam ampliar a visibilidade de criadores e personagens negros brasileiros. Ao todo, foram quatro curtas-metragens e, como desdobramento, um videoclipe da música Bola de Cristal. Para os jurados, a campanha conquistou o prêmio por saber unir, ao mesmo tempo, uma criação encabeçada por criadores negros e a proximidade do conteúdo com o posicionamento da Vivo. “Foi muito valioso contar com profissionais tão talentosos e que nos ajudaram a vencer o desafio de unir as ideias de nove jovens de diferentes regiões do Brasil, para transmitir uma mensagem em comum: a importância da representatividade negra”, afirma Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo.

Live Feirão Chevrolet
Chevrolet / WMcCann
Categoria: Strategy for Action
live feirão chevrolet - frameCom o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, uma data que já´ era tradição do setor automobilístico se tornou um desafio a Chevrolet: o Feirão de Fábrica, da General Motors. Para renovar o evento a um mundo de transações virtuais, a marca promoveu, então, o Live Feirão Chevrolet. Com uma seleção de influenciadores, foi possível comandar transmissões que mostravam, ao vivo, todas as características dos modelos ofertados e as condições oferecidas pela montadora. Em apenas um final de semana, a Chevrolet vendeu mais de 1,9 mil carros. “Conectado a uma ferramenta de mensageria, o YouTube acabou por nos dar um retorno em vendas imediato. Era a principal mídia do evento e gerou tráfego em todos os sentidos: para nosso site e para as lojas em si”, afirma Bruno Silva, gerente de marketing da Chevrolet. Na categoria Strategy for Action, a Chevrolet ganhou destaque após conseguir construir, dentro do YouTube, o funil de conversão completo, desde o pré-lead até o final da transação.

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