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YouTube Works: e os vencedores são…
Ambev e Africa levam o Grand Play, com o Circuito Brahma Live. Evento premia campanhas que ditam tendência e bom uso dos recursos da plataforma de vídeos
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Ambev e Africa levam o Grand Play, com o Circuito Brahma Live. Evento premia campanhas que ditam tendência e bom uso dos recursos da plataforma de vídeos
Após muita expectativa, foram finalmente revelados, no último dia 29 de junho, os ganhadores do YouTube Works. Em sua segunda edição no Brasil, a premiação indica, entre os anunciantes, aqueles que foram capazes de se tornar referência em um segmento e lideraram a inovação criativa dos formatos disponíveis na ferramenta.
Com o objetivo de celebrar a criatividade como ativo indispensável ao bom relacionamento entre marcas e o público massivo do YouTube, o prêmio conseguiu apontar caminhos para que seja possível aliar, sempre, proatividade e objetivo de negócio.
Uma marca destacou-se como a grande vencedora da noite. Das seis categorias regulares, a Cervejaria Brahma levou os prêmios de Brand Building e de 2020 Reaction, com o Circuito Brahma Live. O anunciante conquistou, ainda, o Grand Play, maior prêmio do evento.
A equipe de marketing da Ambev e da agência Africa, responsável pela comunicação, receberam o troféu, virtualmente, dos criadores do canal Diva Depressão, Edu e Fih. “Sempre tivemos uma ligação muito forte com o universo sertanejo e, mesmo com todas as dúvidas do início da pandemia, nos antecipamos e criamos o Circuito Brahma Live. Foi um sucesso”, comemora Gustavo Castro, diretor de marketing de Brahma.
Este ano, a categoria Best Work With Creators não consagrou um vencedor porque, segundo o júri, nenhuma campanha em 2020 foi uma grande referência para o mercado quanto ao uso de criadores da plataforma por marcas. O júri do YouTube Works 2021 foi formado por 15 profissionais que atuam em marcas ou agências de publicidade.
Circuito Brahma Live
Brahma / Africa
Categorias: 2020 Reaction e Brand Building
Única vencedora em duas das categorias regulares, a Ambev, com a pandemia, precisou reformular a principal ativação do ano para a marca Brahma: o calendário de patrocínio de shows de música sertaneja. Dessa forma, nasceu o Circuito Brahma Live. Foram mais de 250 atrações que, juntas, conquistaram a marca de meio bilhão de visualizações no YouTube. Segundo um estudo da Kantar, o calendário rendeu à Brahma R$ 38 milhões em earned media e aumentou em 30% a afinidade do brasileiro à cervejaria em comparação ao ano anterior. “As lives foram uma forma de levar, para as pessoas, formatos de entretenimento novos e que aproximassem ainda mais elas de seus artistas favoritos”, afirma Gustavo Castro, diretor de marketing da Brahma. Para os jurados, a campanha mereceu conquistar os troféus de Brand Building e 2020 Reaction, porque foi capaz de agir com rapidez no planejamento e na execução e conseguiu adaptar o formato de maneira envolvente para o ambiente virtual. Além disso, os jurados consideraram que a campanha se tornou referência no mundo das lives, para marcas dos mais diversos segmentos.
Learn something new
Google / Wunderman Thompson
Categoria: Data Driven
Vencedor da categoria Data Driven, o Google lançou a campanha Learn Something New com o objetivo de mostrar como é possível criar habilidades com auxílio de sua ferramenta de pesquisa. A campanha foi separada em duas linhas: uma voltada para a vertical de “Food & Drink”, com receitas e sugestões de delivery, e a segunda para a categoria “Helpful Search”, com lições como passos de k-pop e parkour em casa para iniciantes. “O Google criou a campanha a fim de mostrar aos usuários quão útil o Google Search pode ser nesta nova realidade. O uso cuidadoso das ferramentas do YouTube, durante todo o funil de conversão, pode ter resultados surpreendentes no comportamento do usuário e no lift da marca”, afirma Lauren Pachaly, head of consumer marketing do Google para a América Latina. A campanha contou com 13 filmes criados pela AKQA. Segundo os jurados do prêmio, o anunciante ganhou a disputa porque foi capaz de construir um funil completo para entregar mensagens e criativos feitos sob medida.
Fábulas da Conexão
Vivo / VMLY&R
Categoria: Visibility & Inclusion
O projeto Futuro Vivo busca posicionar a Vivo como uma marca tecnológica comprometida com a diversidade. Dentro desse guarda-chuva, o anunciante lançou a campanha Fábulas da Conexão, que rendeu à marca o YouTube Works 2021 na categoria Visibility & Inclusion. A equipe de marketing da Vivo e a agência VMLY&R idealizaram uma série de histórias animadas, que buscam ampliar a visibilidade de criadores e personagens negros brasileiros. Ao todo, foram quatro curtas-metragens e, como desdobramento, um videoclipe da música Bola de Cristal. Para os jurados, a campanha conquistou o prêmio por saber unir, ao mesmo tempo, uma criação encabeçada por criadores negros e a proximidade do conteúdo com o posicionamento da Vivo. “Foi muito valioso contar com profissionais tão talentosos e que nos ajudaram a vencer o desafio de unir as ideias de nove jovens de diferentes regiões do Brasil, para transmitir uma mensagem em comum: a importância da representatividade negra”, afirma Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo.
Live Feirão Chevrolet
Chevrolet / WMcCann
Categoria: Strategy for Action
Com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, uma data que já´ era tradição do setor automobilístico se tornou um desafio a Chevrolet: o Feirão de Fábrica, da General Motors. Para renovar o evento a um mundo de transações virtuais, a marca promoveu, então, o Live Feirão Chevrolet. Com uma seleção de influenciadores, foi possível comandar transmissões que mostravam, ao vivo, todas as características dos modelos ofertados e as condições oferecidas pela montadora. Em apenas um final de semana, a Chevrolet vendeu mais de 1,9 mil carros. “Conectado a uma ferramenta de mensageria, o YouTube acabou por nos dar um retorno em vendas imediato. Era a principal mídia do evento e gerou tráfego em todos os sentidos: para nosso site e para as lojas em si”, afirma Bruno Silva, gerente de marketing da Chevrolet. Na categoria Strategy for Action, a Chevrolet ganhou destaque após conseguir construir, dentro do YouTube, o funil de conversão completo, desde o pré-lead até o final da transação.
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