7 de dezembro de 2021 - 0h00
Nos últimos anos, muito tem sido discutido sobre o papel das marcas na vida das pessoas e da sociedade em geral. Com a preocupação com o ESG e a mudança de cenário acelerada pela pandemia, cada vez mais consumidores esperam que as marcas se posicionem e ofereçam soluções de impacto social.
Se na Europa uma pesquisa da Global Index revelou que 64% dos internautas consideram que as marcas deveriam fazer campanhas publicitárias referentes à pandemia, na América Latina esse número aumenta.
Vamos analisar, a seguir, o impacto das marcas na transformação social e como os consumidores entendem esse fenômeno. Ao fim da leitura, vamos apresentar também ideias para que a sua marca participe mais ativamente das questões sociais.
Marcas: o poder da publicidade para abordar causas de impacto social
O cenário político e social efervescente no Brasil, na América Latina e no mundo tem influenciado a forma como as pessoas lidam com as marcas. Uma pesquisa da WMcCann revelou que o público mais jovem, especificamente aqueles que fazem parte da chamada Gen Z, são mais propensos a comprarem mais de marcas que demonstrem algum engajamento social.
A valorização do propósito da marca é uma tendência e se tornará critério para quem deseja iniciar ou manter uma relação de consumo. Assuntos como governança, economia circular e sustentabilidade, racismo e muitas outras devem entrar na pauta com mais frequência.
Ao menos é isso que revela a pesquisa da Opinion Box, de janeiro de 2021, divulgada pelo eMarketer. Cerca de 58% dos entrevistados brasileiros consideram que as marcas devem apoiar causas sociais de combate de fome ou pobreza; 53% defenderam que as marcas devem se posicionar em relação à sustentabilidade e 51% sobre a violência contra as mulheres. Além disso, 49% destacaram a causa da igualdade racial como prioritária para as marcas.
Assim, se antes uma marca era considerada estratégica por se manter aparentemente neutra frente a determinadas polêmicas, hoje a própria audiência espera um posicionamento.
Isso demonstra que não basta que as marcas participem de ações como voluntariado ou doações. Hoje, é necessário que as empresas também aproveitem o poder único da publicidade para promover e participar de causas sociais, se envolvendo mais ativamente nessas discussões.
4 dicas para envolver seu negócio no impacto social
Seja fiel aos valores da marca
Ser autêntico é fundamental para que uma marca tenha vida longa e mantenha um relacionamento duradouro com a audiência. Isso significa que as marcas não devem decidir apoiar uma causa social apenas porque os concorrentes estão fazendo isso ou porque isso parece ser estratégico. Avalie as iniciativas e permita que elas se alinhem organicamente com a missão e os valores centrais do seu negócio.
Conheça o seu público
Mais uma vez, é fundamental ouvir a audiência (por meio do social listening é bem mais fácil) e se envolver na conversa. As marcas que realmente conhecem seus clientes podem assumir posições mais fortes em causas sociais. Isso demonstra uma incrível oportunidade de se conectar mais profundamente ao público e alcançar novos clientes, o que pode desenvolver ou aumentar a fidelidade à marca.
Crie conexão e experiência
Além da autenticidade, os consumidores da geração Y e da geração Z esperam que as marcas ofereçam uma experiência personalizada, por meio de um consumo que beneficie toda a comunidade. Táticas que priorizem essa imersão tem mais potencial de manter o público engajado.
Contorne possíveis crises
As marcas devem estar preparadas para a possibilidade de desagradar e contornar situações que gerem crise. Por isso, elas precisam ter “cartas na manga” que facilitem a resposta rápida e cuidadosa, que garanta consistência nas mensagens, sem que pareçam vazias ou oportunistas.