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Memes e conteúdos engraçados continuam sendo a pauta da Internet
Quase um terço dos internautas dos EUA e Reino Unido visualizaram em média um meme por dia. O número aumenta para 54%, entre pessoas de 16 a 23 anos
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Quase um terço dos internautas dos EUA e Reino Unido visualizaram em média um meme por dia. O número aumenta para 54%, entre pessoas de 16 a 23 anos
Os memes fazem sucesso globalmente há mais de uma década. No Brasil especialmente, os conteúdos vão desde o vídeo viral de uma senhora distinta falando sobre o uso diário do “cachimbo”, até os famosos “eita, Giovana” ou “já acabou, Jéssica?”. Nos EUA, os memes tomaram conta na época das eleições presidenciais e, no Reino Unido, durante o Brexit.
De acordo com pesquisa do GlobalWebIndex, 32% dos entrevistados dos Estados Unidos e Reino Unido checaram ao menos um meme no dia em que participaram da pesquisa. Quando a pergunta foi direcionada ao público de 16 a 23 anos, o percentual saltou para 54%. A chamada Geração Z usou as redes sociais em 2020 especialmente para ouvir música (71%), se atualizar sobre a pandemia (67%) e conferir memes.
Mas o que leva esses os memes ao top 3 na preferência das atividades da geração Z? E por que eles são o terceiro tipo de conteúdo mais compartilhado nas redes sociais (atrás apenas de atualizações pessoais e vídeos engraçados)? Continue a leitura para descobrir mais sobre os memes e como sua marca pode usá-los.
Um pouco mais sobre a popularidade dos memes
O ano de 2020 entrou para a história como um ano de grandes transformações. A busca por memes e entretenimento aumentou em um ano dominado por notícias sobre a pandemia. “É uma forma de escapismo”, disse Travis Hawley, consultor de mídia social e ex-vice-presidente de mídia social da agência de marketing de influência Viral Nation.
É claro que parte do aumento no engajamento dos memes se deve ao fato de que as pessoas têm passado mais tempo nas redes sociais em geral do que antes da pandemia. De acordo com dados do eMarketer, o tempo médio diário gasto em redes sociais por adultos norte-americanos é de cerca de 1 hora e 5 minutos por dia.
Já no Brasil, o tempo médio sobe para 5 horas por dia, de acordo com estudo do Cuponation. O Brasil perde apenas para a Indonésia, cujo tempo de uso diário é de 5 horas e 20 minutos.
Além disso, no Brasil, 90% dos entrevistados pela pesquisa TIC Domicílios relataram acessar a internet todos os dias. E se conteúdo e vendas não podem mais se separar do acesso às redes sociais, ao focarmos no compartilhamento de memes e outros conteúdos divertidos, a situação não é diferente.
Memes são conteúdos com imenso potencial de compartilhamento
Ainda de acordo com a pesquisa do GlobalWebIndex, os memes são o terceiro tipo de conteúdo mais popular para compartilhar. Eles foram mencionados por 29% dos entrevistados. Assim, os memes ficam atrás apenas de notícias pessoais (40%) e vídeos engraçados (36%).
Além do mais, 44% das pessoas de 16 a 23 anos e 34% das pessoas de 24 a 37 anos disseram que compartilharam mais memes durante o isolamento e a pandemia do que faziam antes.
A pesquisa também revelou que os usuários do TikTok foram os que mais aumentaram o uso de memes. Entre os usuários de mídia social nos Estados Unidos e no Reino Unido, 39% dos afirmaram compartilhar mais desse tipo de conteúdo no aplicativo do que antes. O mesmo aconteceu com 34% dos usuários do Instagram e 29% dos usuários do Facebook pesquisados.
Dessa forma, a popularidade dos memes está diretamente relacionada ao crescimento do conteúdo gerado pelo usuário e marketing de influência. Por isso, é muito provável que continuemos a ver os memes fazendo sucesso não apenas nas plataformas digitais, mas também em TV, jornais, e até em planos de mídia de profissionais de marketing.
Como sua marca por entreter a audiência
1. Encontre o balanço correto entre marca e conteúdo
Assim como os stories, com o timing certo, eles ajudam a construir valor e awareness da marca por meio de conteúdo atual e leve. Por isso, encontre uma forma natural e divertida de entrar em conversas do momento e em movimentos culturais.
2. Colabore com creators
Quem melhor do que os influenciadores admirados e seguidos por seu público-alvo para servir como termômetro do que está sendo falado, curtido e compartilhado? Procure conhecer sua audiência e formar parcerias com quem mais entende o seu público.
3. Se baseie em dados
O Social Listening é uma ótima forma de medir o que sua audiência tem publicado, perguntado e comentado. Por isso, monitore e use os dados para tomar decisões. Com essas informações em mãos, será mais fácil criar conteúdo certeiro e natural, sem riscos de sua marca parecer oportunista.
4. Entenda quem é sua audiência
Não basta criar conteúdo divertido, é preciso contexto. A faixa etária e outros dados influenciam diretamente na preferência ou compreensão de um meme. Por isso, é fundamental mapear a origem do meme e quem anda curtindo e compartilhando, a fim de não cometer gafes que possam comprometer a imagem da marca.
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