RH nas agências: do back office às decisões de negócio
Luciana Bastos, sócia e chief people officer da Ampfy, reflete sobre o protagonismo conquistados pelos profissionais de recursos humanos em agências e fala sobre cultura, talentos e desafios das agências em lidar com pessoas
O talento humano e a construção de uma cultura sólida são dois fatores indispensáveis a qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida. No mercado de agências, esses dois pontos são focos de atenção e de preocupação constantes, pois a força do negócio do setor reside nas pessoas que formam as equipes.
Durante muito tempo, as agências não foram exatamente conhecidas por sua organização interna, ainda que muitas delas tivessem culturas sólidas. Nos últimos anos, as áreas de operações e sobretudo de recursos humanos foram ganhando protagonismo no mercado, diante da necessidade cada vez maior de as agências atraírem e reterem talentos em um mercado mais competitivo.
Além disso, a ascensão das pautas de diversidade e inclusão também adicionou mais camadas às missões do profissional do RH. A trajetória da publicitária Luciana Bastos ilustra bastante o ganho de importância do desse profissional em agências. Ela trabalhou como headhunter e em diversas agências e, há cerca de dois anos, foi para a Ampfy como diretora executiva de cultura e pessoas. Em outubro de 2024, se tornou chief people officer e sócia da agência.
Neste episódio do Next, Now, Luciana fala sobre cultura, talentos e desafios das agências em lidar com pessoas.