
iD\TBWA
Nossa receita: dados, criatividade e inovação.
Crescemos 18% em 2024, conquistamos quatro grandes contas nos últimos meses e temos apetite para mais. Mais ideias, mais impacto, mais resultados. Crescemos e fazemos nossos clientes crescerem. Porque quando marcas têm coragem de romper com o óbvio, é aí que o crescimento começa.
A iD\ é uma das agências da TBWA no Brasil. Com mais de 17 anos, somos um time multidisciplinar de quase 300 pessoas, que trabalham sob a bandeira da Disruption®, uma metodologia proprietária do coletivo global, que reiventa o que for preciso e ajuda a construir verdadeiras plataformas de crescimento para as marcas e negócios.
Acreditamos em uma comunicação estratégica e criativa, que conecta marcas com pessoas e negócios com cultura.
Geramos valor para os anunciantes trabalhando na interseção entre inovação, relevância e performance, com ideias que inspiram, provocam e fazem a diferença.
Ideias a preço de banana – e vice-versa
Publicado em 09/04/2025 (17 dias atrás)
Neste artigo, Marco Sinatura, Chief Strategy & Innovation Officer da iD\TBWA, compartilha sua visão sobre os desafios de atribuir valor à criatividade na publicidade.
Para ele, a publicidade vive um impasse: apesar de ter a criatividade como seu principal ativo, ainda a remunera com base em modelos ultrapassados, como horas trabalhadas ou entregáveis. Ao comparar com a arte e a creator economy, ele questiona como atribuímos valor a ideias que não são mensuráveis objetivamente e defende que o verdadeiro impacto criativo está na transformação que uma ideia gera, e não no tempo gasto para produzi-la. Marco sugere que o futuro da publicidade deve passar por modelos híbridos e descentralizados de remuneração, como royalties ou até a tokenização de ideias, capazes de reconhecer a longevidade e o impacto real das criações. Para ele, só assim será possível construir um ecossistema justo, que valorize e incentive a criatividade de forma consistente e transformadora.