Pesquisa Ahgora by Totvs: tecnologia ainda não supre necessidades de RH
55% dos líderes entrevistados afirmam que as tecnologias utilizadas não atendem demandas empresariais
Pesquisa Ahgora by Totvs: tecnologia ainda não supre necessidades de RH
Buscar55% dos líderes entrevistados afirmam que as tecnologias utilizadas não atendem demandas empresariais
Meio & Mensagem
29 de abril de 2025 - 6h03
Pesquisa da Ahgora by Totvs mostra que profissionais de RH ainda exploram pouco a tecnologia na gestão de pessoas (Crédito: Tomertu Shutterstock)
A 5ª. edição do estudo HR Innovation, da Ahgora by Totvs, que mapeia cenários, desafios e tendências do recursos humanos no Brasil, mostra que mais de 70% dos participantes já utilizam ferramentas tecnológicas como apoio no dia a dia.
Por outro lado, 55% dos líderes entrevistados afirmam que as tecnologias utilizadas não suprem as necessidades empresariais presentes e futuras.
Assim, na gestão de pessoas, o estudo aponta que, aproximadamente, 30% dos profissionais da área ainda não utilizam softwares para apoiar esse processo.
Segundo o levantamento, as principais áreas de RH nas quais são se usam tecnologias são registro e gestão de ponto (60%), folha de pagamento (51%), gestão de férias (45%) e atração e seleção (40%).
Por outro lado, quando questionados sobre o valor estratégico do RH, o número de profissionais que afirmaram que sua área é vista como estratégica na empresa saltou de 26% para 33% desde a última edição.
Ainda, os dados evidenciam que a digitalização da área de gestão de pessoas deixou de ser novidade para se tornar prática essencial.
De fato, as empresas brasileiras reconhecem o valor da tecnologia, mas ainda há um enorme potencial para exploração nas mais variadas subáreas do RH.
Sobre o uso de inteligência artificial (IA), 72,94% dos respondentes afirmam estar prontos para lidar com essa tecnologia, enquanto 37,4% acreditam que a IA terá alto grau de importância para os negócios ainda este ano.
De acordo com o estudo, 48,7% dos respondentes afirmaram que as ações para serem mais responsáveis e sustentáveis são prioridade em suas organizações.
Por outro lado, 22,5% afirmaram que não e 26,1% disseram não saber responder.
Já 50,2% apontam que suas empresas levam as práticas de ESG dos fornecedores em consideração na hora de fechar contrato.
Sobre ética, transparência e integridade, 71,8% do público participante afirma que suas empresas adotam medidas para garantir esses valores na gestão de pessoas, enquanto 23,2% ainda não se atentam ao tema.
Levando-se em conta a conexão e relevância do pilar Social, o estudo analisou as iniciativas das organizações voltadas para a temática de diversidade e inclusão.
A pesquisa mostra que 48% dos entrevistados afirmaram que suas empresas possuem iniciativas estruturadas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).
Ainda, 39,6% afirmaram que empresas não possuem essas iniciativas e 9,9% não souberam responder.
Entre os principais grupos priorizados pela área de recursos humanos, nessas ações estão mulheres, pessoas com deficiência, público LGBTQIAP+ e pessoas pretas ou indígenas.
Responderam ao questionário online profissionais da área de RH.
Assim, a maioria atua na liderança (53,5%), em cargos como coordenadores, supervisores, gerentes, diretores, proprietários e C-levels.
Entre os respondentes, ainda, 34,45% são clientes da Totvs e 61,09% não são clientes. A adesão foi espontânea e aleatória.
A coleta de dados aconteceu no período de 18/12/2024 a 27/01/2025. A margem de erro é de 3,7 p.p. para mais ou para menos.
Compartilhe
Veja também
KPMG: adoção de IA no varejo aumentará nos próximos três anos
Relatório da KPMG aponta um crescimento de mais de 150% na implementação da ferramenta no setor
Mercado de low-code deve chegar a US$ 264 bilhões até 2032
Setor que até ano passado era avaliado em US$ 28,75 bilhões teve alta demanda e projeta crescimento anual de 32%