ProXXIma
15 de agosto de 2017 - 14h29
Por Fhabyo Matesick (*)
A semana passada foi das mais intensas da minha vida. Como criador Moments.Surf, um app-market place que conecta surfistas e fotógrafos em todo o mundo, fui um dos 13 selecionados brasileiros para participar do TechMission NYC 2017, que tem como missão promover a inovação por meio da tecnologia, fortalecendo empreendedores e suas startups, além de ajudar grandes companhias a mudar seu mind set. Foram 22 reuniões com 22 empresas diferentes, das mais variadas, em cinco dias.
Teve conversa boa, teve papo médio e teve trocas que vou levar para a vida, não apenas profissional, mas pessoal também. Desde o Google, um gigante que todo mundo conhece, até a Kaltura, um gigante que pouca gente conhece. Em todos, sempre foi possível tirar um aprendizado e perceber que a cultura do compartilhamento de experiências, de conhecimento, de acertos e de erros está intrínseca ao universo das empresas que se propõem a resolver. por meio da tecnologia. problemas que ainda não estão resolvidos, as famosas e incensadas startups.
Espero que os insights que eu recebi e transmito aqui sirvam para os leitores da PróXXIma como serviram para mim. Mas que fique claro: não existe um mapa que guie você e sua startup rumo ao sucesso. Mas há um monte de coisas que podem ajudar a tornar o caminho menos pauleira. Vamos lá
– Seja uma pessoa legal. A primeira coisa que vão olhar na sua empresa é você
– Ideia não tem valor algum, o que importa é a execução
– Escolha e monte um time admirável, sem ele você não será nada
– Ame o problema que você se propõe a resolver
– Conheça tudo sobre o mercado em que você quer atuar: números, players, fails e benchmarks
– Leia tudo que conseguir sobre o mundo das startups
– Tenha sempre algo para dar em troca, pois o empreendedorismo é uma via de mão dupla
– Olhe sempre para o que os outros estão fazendo, mas faça sempre do seu jeito
– Não tenha vergonha de ter um produto falho e inacabado, coloque-o na rua o mais cedo que conseguir
– Crie uma cultura de valores claros para a sua startup, pois são eles que a tornarão admirável desde o começo
– A proposta de aprendizado é o que trará as pessoas para a sua empresa, mais do que o dinheiro
– Foque na experiência mobile, mesmo que o seu produto seja físico
– Ofereça para seu usuário uma experiência única desde o primeiro segundo
– Capte dinheiro quando você pode, não quando você precisa
– Escolha qual vai ser o seu negócio e faça com que as pessoas saibam disso
– Foque 300% no usuário e no problema, o resto vai seguir e vir atrás
– Aprender é tão importante quanto ensinar
– Tenha resiliência. Empresas só decolam depois de sobreviverem a várias tentativas de assassinato
– Seja positivo, pois ninguém quer estar perto de urubus
– Crie grupos de afinidades entre seus times
– Seja rápido, tanto no acerto, quanto no erro
– Engaje as pessoas
– Observe o tempo todo, todos lados
– Busque vantagens sustentáveis
– Faca relacionamento o tempo todo
– Nada vem fácil e nada vem rápido
Nessa semana em NY percebi que existe uma grande admiração pelo Brasil e pelos empreendedores brasileiros, inclusive muitos de grande sucesso ali são brazucas. Vivemos uma situação de descrença muito grande em nosso país e somos nós, os empreendedores, que vamos ajudar a sair desse limbo. Acredite em você e na sua empresa, antes de qualquer coisa.
Não tem segredo, você vai ter que trabalhar muito e realmente resolver problemas que ainda não estão sendo resolvidos. Vai ser pauleira e nada estará garantido, mas pode ter certeza de que a jornada é a melhor parte.
(*) Fhabyo Matesick é sócio e diretor de planejamento da agência TIF e criador do Moments.Surf