Pyr Marcondes
1 de agosto de 2017 - 8h02
O que era para ser apenas uma reunião de rotina com um parceiro de negócios se tornou a primeira marca desenvolvida a partir do Watson, software de inteligência artificial da IBM. Durante o projeto para um cliente, realizado em conjunto entre a Jüssi, uma das principais agências digitais orientada a dados e performance e a Inove Cloud, consultoria especializada na aplicação de inteligência artificial, surgiu a ideia da Jüssi construir uma nova marca para a Inove.
Com o desafio lançado e o curto tempo – apenas duas semanas -, a Jüssi foi além e resolveu inovar, transformando o Watson, a principal ferramenta de trabalho da Inove Cloud, em um diretor de arte. A agência se propôs a ensinar o sistema da IBM, pela primeira vez, tendências e conceitos de design, achar a fonte tipográfica perfeita, bem como definir as cores ideais através de uma solução cognitiva, tudo isso com o objetivo de criar uma nova cara para a Inove Cloud.
Para isso, a Jüssi trabalhou em um briefing minucioso, passado para Inove Cloud que, por sua vez, programou o Watson para que ele aprendesse de forma ágil. O resultado: o software pesquisou entre bilhões de referências, analisou a personalidade da marca através de um manifesto criado pela agência, cruzou com estudos de psicologia das cores gerando padrões, e analisou campanhas publicitárias para, então, indicar a fonte e forma ideal do novo posicionamento. Por fim, Watson mergulhou ainda no nosso extenso vocabulário atrás de uma única palavra que traduzisse o espírito do negócio da, agora, antiga Inove Cloud. A partir de todos os dados coletados, a criação da Jüssi partiu para o desenho e, dessa forma, nasceu a Nexo.