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As 10 melhores campanhas de real-time marketing de 2013

Especialistas em social e representantes das redes sociais elegem suas ações favoritas


9 de dezembro de 2013 - 3h33

POR DÉBORA YURI

O real-time marketing deu o que falar neste ano – e segue como tendência para 2014. ProXXIma consultou especialistas em social e redes sociais, que elegeram seus cases favoritos de 2013. Confira a lista com 10 ações bem-sucedidas e entenda por que elas se destacaram.  


1. British Airways, Look Up
A companhia aérea instalou em Londres outdoors que reconhecem a posição de suas aeronaves no céu. Um menino aponta para cima: “Vejam, este é o vôo X para Barcelona, e a passagem custa apenas Y”. Para Guilherme Gomide, CEO da agência CASA, este é o melhor case do ano porque mostra um jeito diferente de encarar o conceito. “Tempo real não se resume a eventos ou aproveitar o buzz do momento. E a tecnologia certa pode dispensar a necessidade de uma equipe real-time.”

 


2. Kit Kat e Oreo, jogo da velha

“Posso dizer que gosto muito de chocolate quando sigo Oreo e Kit Kat”, tuitou uma fã. A marca da Nestlé, então, chamou a “rival” para uma partida de jogo da velha, com um X feito de seus chocolates no tabuleiro. A Oreo respondeu com os chocolates comidos: “Desculpe, Kit Kat. Não resistimos”. “Quando se faz real-time, é preciso ter sensibilidade para não ser ‘só mais um’. Se todo mundo fizer um post sobre o bebê real, a graça se perde”, diz Janaina Borges, diretora de planejamento da CASA.
 

3. Red Balloon, Celeb Grammar Cops
A ação de relacionamento da escola de inglês gerou buzz no Brasil a custo zero. Com todo o respeito de fãs, alunos de 8 a 10 anos usaram o Twitter para corrigir erros de inglês de celebridades estrangeiras. “É um exemplo de como criar um fato para atuar em tempo real, sem esperar alguma coisa acontecer”, analisa Janaina.
 

4. Oreo, apagão no Super Bowl
Diretor-geral da agência Pereira & O’Dell no Brasil, Michel Lent destaca o case de Oreo: o tuíte que roubou o buzz de campanhas milionárias no Super Bowl. Durante o apagão que paralisou o evento, a marca postou a imagem de um biscoito na penumbra: “Mesmo no escuro, dá para mergulhar uma bolacha no leite”. Fechados num QG, executivos da Mondelez e a equipe de marketing – já famosa quando se trata de real-time – desenharam, escreveram e aprovaram a ação em minutos. 

 

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5. Rossi, outlet digital
Usando o Hangout do Google+, a Rossi promoveu o primeiro leilão virtual do mercado imobiliário brasileiro, que teve abrangência nacional e rendeu mais de R$ 130 milhões em vendas. Gerente de produtos e soluções do Google para a América Latina, Michel Sciama destaca o case do outlet digital da empresa. “As barreiras geográficas são um desafio, e este é um exemplo de como as marcas podem usar o real-time para além do engajamento, obtendo resultados de negócios.”
 


6. Diane Von Furstenberg, shoppable Hangout

Outro case do Google+ ficou com a estilista, que promoveu um shoppable Hangout em outubro. A experiência real-time em vídeo permitiu aos usuários participar de conversas sobre moda e comprar os produtos exibidos. “Esta ação mostra que os varejistas podem levar a experiência do e-commerce a um patamar extremamente interativo. Foi uma inovação no comércio social”, diz Sciama.
 


7. Topshop, Semana de Moda de Londres

A Topshop, que transmitiu seu desfile na Semana de Moda de Londres ao vivo, via YouTube e Google+, também é outro destaque da rede social do Google. Câmeras especiais fizeram os usuários assistir a tudo como se estivessem na passarela, e a marca colocou a nova coleção à venda por meio de aplicativo no Google+.

 

8. Nextel, Aceita, Laura
Entre os cases brasileiros favoritos do Twitter, a medalha de ouro foi para Aceita, Laura. Criado para o Dia dos Namorados, o comercial da Nextel usava a hashtag #aceitalaura e mostrava um biólogo pedindo sua namorada em casamento. A campanha registrou quase 500 mil views no YouTube, virou trending topic mundial e culminou num vídeo com a resposta da moça.
 

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9. Heineken Brasil, Heineken Replay
Na final da Champions League, a Heineken integrou Vine e Twitter e produziu replays da partida em tempo real, usando dedos personalizados como jogadores do Bayern de Munique e Borussia Dortmund. A ação gerou um aumento de 10% na base de seguidores da marca, além de 23 Vines criados e mais de 5 milhões de impactos. 
 

10. TIM Brasil, #cantaissolatino
A operadora usou o Twitter para que a audiência pedisse a Latino músicas com temas variados. Os escolhidos ganharam vídeos feitos pelo cantor e a ação, o posto de 3a melhor do ano no Brasil, na avaliação do Twitter. Segundo a agência Wieden+Kennedy, a campanha gerou 6 milhões de views em menos de oito horas.

 

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