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Carreiras: 6 cargos promissores na área de social media

À medida que mais empresas buscam soluções de marketing nas redes, cresce a demanda por profissionais


28 de fevereiro de 2014 - 9h56

Uma pesquisa realizada em maio de 2013 pela Constant Contact’s Small Businesses: Then and Now Survey revelou que cerca de 87% de pequenos negócios utiliza as mídias sociais como ferramenta de marketing atualmente. Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho de social media vai muito além de simplesmente curtir ou retuitar um post; é uma forma inovadora de marketing, com potencial ilimitado e indispensável ao comércio global.

 

Para ser um profissional de social media é necessária uma combinação de habilidades analíticas, boa comunicação e um trabalho de extensa pesquisa. Portanto, diplomas de administração, comunicação, inglês e outros relacionados são fortes candidatos às vagas de social media em 2014. Confira seis cargos promissores na área:

 

1. Especialista SEO

O trabalho desse profissional envolve analisar sites, testar diferentes técnicas de marketing e criar novo conteúdo de qualidade a fim de deslanchar o ranking do site da empresa com resultados de busca relevantes. O cargo requer diploma de bacharel e experiência com Web de pelo menos um a três anos. Conhecimentos em HTML, CSS e blog são um diferencial. 

 

2. Estrategista de mídias sociais

Esse profissional trabalha com a criação de um perfil público para as empresas, permitindo que elas interajam livremente com seus clientes por meio das redes sociais. Embora as postagens sejam referentes a serviços e produtos da empresa, esses perfis auxiliam no desenvolvimento da relação entre a marca e o cliente. Geralmente, os requisitos dessa profissão são diploma de bacharel e dois anos de experiência prévia em social media marketing. 

 

3. Gestor de comunidades online

O gestor ou gerente de comunidades é responsável pela ligação entre a empresa e uma comunidade online (redes sociais, fóruns, grupos de e-mail). O objetivo desse profissional é utilizar essas comunidades online para aumentar a fidelidade à marca e o tráfego da web, além de maximizar a estratégia de social media marketing da empresa. O trabalho envolve habilidades analíticas, criativas e voltadas para o negócio, visando promover a marca e seus produtos e serviços. Ele deve estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias online e ferramentas de mídias. Para exercer o cargo, é necessário diploma de bacharel, dois anos dentro do ambiente de negócios e experiência com Photoshop, edição de vídeo e desenvolvimento de site. 

 

4. Gerente em social media marketing

O objetivo do gerente de mídias é conduzir o crescimento da audiência. Inúmeras ferramentas são utilizadas para analisar a melhor estratégia de marketing para cada site. Visto que cada rede social trabalha de forma diferente, o conteúdo deve ser adaptado para maximizar os efeitos. A posição de gerente de mídias sociais geralmente requer diploma de bacharel (de preferência um MBA), experiência em marketing digital de no mínimo cinco anos, excelente comunicação verbal e escrita e um entendimento sólido de mídias sociais. 

 

5. Coordenador de mídias sociais

O coordenador de social media deve redigir conteúdo único e providenciar fotos e vídeos para os perfis das redes sociais que ele administra. O trabalho envolve postagens frequentes nas redes (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest, etc.) e utilização das ferramentas de análise das redes. Um diploma de faculdade não é requisito obrigatório, mas excelentes habilidades escritas e orais, proficiência em blog e conhecimento em mídias sociais e edição de vídeo são necessárias para o cargo. 

 

6. Blogger ou redator de mídias sociais

Apesar de a palavra “blogger” ter se generalizado para designar um simples hobby, o trabalho de bloggers e redatores de mídias no ambiente corporativo de multinacionais é essencial para criar uma presença online e receber atenção do público. As duas funções básicas são: 1) criar engajamento e conteúdo factual online por meio de postagens em blogs, redes sociais, entre outros; e 2)atrair leitores e seguidores. Para exercer essa função, é necessária habilidade escrita excepcional a fim de fornecer uma informação concisa. Um diploma universitário não é obrigatório, mas é preferível. 

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