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Inteligência Artificial para mídia programática

Publya agrega tecnologia da SciBids para otimizar campanhas programáticas. A plataforma da empresa francesa oferece uma solução “plug & play”, baseada em Inteligência Artificial, que facilita o uso do Custom Bidding nas principais DSPs do mercado.


26 de agosto de 2020 - 7h47

Sendo a primeira Trading Desk no Brasil a adotar a tecnologia, a equipe da Publya iniciou os experimentos em Maio deste ano, quando foram otimizadas campanhas de diferentes objetivos para comprovar a eficácia da plataforma na geração de resultados.

As tecnologias para compra programática foram um dos catalisadores no uso da Inteligência Artificial na publicidade online, permitindo o processamento de dados para direcionar a veiculação de anúncios. Conforme esse ecossistema evolui, novas ferramentas de IA como a SciBids trouxeram maior agilidade para as operações, além do alinhamento entre o uso do digital e os objetivos de negócio dos anunciantes.

“Acreditamos que ferramentas de tratamento de dados e inteligência artificial contribuem diretamente na eficiência dos processos e na melhoria do desempenho das campanhas. A contratação da SciBids reforça o posicionamento Data-Driven da Publya, que visa trazer melhorias frequentes aos anunciantes”. Comenta Luiz Kozma, CEO da Publya.

Dentre os diferenciais da plataforma, a integração com as DSPs ganhou notoriedade. Principalmente, por automatizar a gestão de estratégias utilizando diferentes variáveis como domínio, frequência, região geográfica, horários, entre outros. Segundo informações da SciBids, é possível utilizar até 22 milhões de combinações para otimizar as campanhas de acordo com o seu objetivo.

Atualmente, as principais DSPs do mercado oferecem recursos de Custom Bidding para criar regras personalizadas de lances de compra. A equipe de matemáticos da SciBids liderada pelo Rémi Lemonnier, PHD em Inteligência Artificial aplicada ao RTB, se baseou no conhecimento acerca deste recurso para desenvolver uma solução robusta e compatível com diferentes plataformas. Facilitando sua aplicação nas campanhas e por meio de um processo continuamente aprimorado com machine learning.

Outro destaque foi a aplicação de múltiplos indicadores para uma visão holística da performance. Wandrille Leroy, VP Sales da SciBids, comenta “É comum os anunciantes cobrarem por KPIs distintos em uma mesma campanha como CPA (Custo por Aquisição), CPM (Custo por Mil Impressões) e Viewability. E, normalmente, a DSP otimiza para um único indicador. A tecnologia SciBids permite a otimização de diferentes indicadores em uma mesma campanha.”

A primeira campanha da Publya otimizada com a tecnologia SciBids foi para um cliente do Setor de Saúde, que utilizou a Programática Vídeo para gerar reconhecimento de marca. Com a adição dessa inteligência artifical, foi possível atingir uma melhoria de 72% na taxa de visualização completa dos vídeos. Após esse resultado, outra ação realizada pela equipe da Publya, foi a limitação da Site List para veicular anúncios apenas nos sites mais desejados pelo anunciante. Mesmo em um ambiente restrito, a Inteligência Artificial pôde identificar as melhores impressões para comprar, reduzindo em 87% o custo médio por visualização completa (CPCV) durante a veiculação e mantendo os KPIs elevados.

Thiago Oliveira, responsável pela gestão dessa campanha, comenta: “A aplicação da tecnologia superou nossas expectativas. A partir de uma integração simples e intuitiva foi possível personalizar a plataforma de acordo com o objetivo do anunciante, visto que a campanha necessitava de um olhar para mais de um KPI, e garantir sua performance. Outro benefício foi no processo de análise da campanha, a tecnologia permitiu reduzir o tempo empreendido para entender se as estratégias estavam funcionando, além de permitir experimentar novas possibilidades na utilização da mídia nas ações do anunciante.”

Para um anunciante do Segmento Industrial, foi utilizado a Programática Display para divulgar os produtos à decisores de armazenamento e logística de empresas de médio e grande porte, um público muito segmentado. Com o uso de Dados Third Party, Site Lists, e ações de Brand Safety, a campanha foi veiculada nos meses de Maio, Junho e Julho, onde foi possível reduzir em 49,83% o custo por clique (CPC) quando comparado aos meses anteriores, e aumentar em 108,33% a taxa de cliques (CTR). Resultando em rendimento superior para cada real investido pelo anunciante.

Outra campanha destaque foi para o Segmento Gastronômico, onde a Publya utilizou a Programática Display para a geração de leads. Com a tecnologia SciBids, houve uma redução de 67,30% no custo de aquisição (CPA), comparado ao período sem a plataforma. Nesse caso, a implementação da tecnologia permitiu explorar diferentes segmentações a fim de encontrar o público de maior aderência para a campanha, resultando em um crescimento de 184% no número de conversões e por um custo menor.

Para Marcelo Martha, Diretor Comercial da Publya “a utilização de tecnologias como a da SciBids colocam a Publya mais uma vez como pioneira no mercado de programática no Brasil e confere à empresa um grande diferencial competitivo que, na prática, entrega mais resultados para os anunciantes”.

 

 

 

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