Notícias
Telefônica Vivo apresenta soluções para carros e cidades
Operadora aposta em produtos conectados desenvolvidos para públicos distintos; novidades foram apresentadas na Futurecom
Telefônica Vivo apresenta soluções para carros e cidades
BuscarTelefônica Vivo apresenta soluções para carros e cidades
BuscarOperadora aposta em produtos conectados desenvolvidos para públicos distintos; novidades foram apresentadas na Futurecom
16 de outubro de 2014 - 5h00
Durante a Futurecom 2014, realizada nesta semana, em São Paulo, a Telefônica Vivo apresentou solução para carros conectados e o projeto Cidade Digital e Inteligente. Os serviços têm como base a Internet das Coisas, tema que posiciona a empresa como Telco Digital.
Entre as funcionalidades da solução para veículos conectados estão: ferramentas de localização, telemetria, manutenção preventiva, diagnóstico de controle de emissões e leitura de comportamento na direção. O lançamento está previsto para 2015 e contará com aplicativo para acesso remoto ao veículo com informações enviadas por um dispositivo instalado no carro.
Já o projeto Cidades Digitais e Inteligentes está sendo implantado no município Águas de São Pedro. Além de modernizar os serviços de conexão e voz, a iniciativa também abrange a implantação de 20 diferentes soluções de tecnologia voltadas à educação, saúde e gestão pública.
Com o propósito de investir em Internet das Coisas, a Telefônica Vivo inaugurou um centro de pesquisas na FEI, faculdade de engenharia de São Bernardo, para o desenvolvimento de tecnologiais digitais. A operadora também firmou uma parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, que resultou na criação de disciplina eletiva sobre como programar interfaces com dispositivos móveis, plataformas e kit de desenvolvimento IoT.
SERVIÇOS DIGITAIS
No estande do evento, a empresa também promoveu o serviço 4G Vivo, que deve chegar a mais 11 localidades no dia 30 de outubro, totalizando. Outra atração apresentada foi a Nuvem do Jornaleiro, que oferece um acervo de mais de 240 títulos de revistas e jornais brasileiros, além de notícias em tempo real produzidas pelas agências EFE e AFP.
Entre os 64 serviços digitais da operadora, destaca-se o Vivo Som de Chamada, que permite que o usuário escolha sua música preferida como alerta de chamada. Outra ferramenta voltada à música é o Vivo Música by Napster, em que é possível ouvir músicas ilimitadas por streaming via smartphones, tablets ou desktop.
Já na área de educação, um dos grandes destaques é o Kantoo, com 1 milhão de clientes participando dos cursos de inglês, espanhol, italiano e francês.
Por fim, o estande traz o Vivo Internet Fibra, um serviço de acesso à internet que leva a fibra ótica ao ambiente doméstico, com velocidade de 50, 100 e 200 Mbps. A partir dessa tecnologia, a empresa também oferece o Vivo TV Fibra, disponível em São Paulo e em outros 11 municípios da região metropolitana.
MERCADO CORPORATIVO
A solução Unified Communication (UC) é voltada para grandes empresas de comunicação IP em nuvem com gerenciamento da operadora. O serviço oferece telefonia IP, mensagens, mobilidade, áudio e videoconferência. Com isso, a empresa possibilita uma redução de custos operacionais, além de outros benefícios.
O Vivo Cloud Plus também foi umas das novidades da Futurecom. O serviço oferece integração da rede de comunicação ao centro de dados e aos produtos de segurança da operadora.
A operadora atende às PMEs por meio do seu braço de negócios onthespot, especializado em ativação digital de ponto de venda. Entre os produtos apresentados no evento estão vitrines interativas e contadores de pessoas, ambientação musical e serviços de wi-fi social para clientes. O modelo permite oferecer outsourcing da infraestrutura de telecom e atender às necessidades de voz, dados, TV, telefonia móvel e serviços como cloud computing, social wi-fi, on music e eficiência energética.
ATACADO
Uma das soluções para o segmento atacado é o Metrolan Ethernet, conectividade qua utiliza tecnologia ethernet para circuitos de alta velocidade em fibra ótica, com topologias ponto a ponto ou ponto-multiponto. O Metrolan EFM apresenta velocidades de 4 a 8 Mbps e está disponível no estado de São Paulo. Já o Interligação consiste em uma banda IP, a partir de 100Mbps, para atendimento dedicado e desempenho superior no acesso aos principais provedores.
Há também o Interconexão Classe V IP – Peering, que também oferece capacidade a partir de 100 Mbps para redes IP, além de garantir redução da latência para a rede Vivo. Por fim, a Telefônica Vivo apresenta a solução MVNO, uma ferramenta para atuar em nichos de mercado específicos para alavancar o core business.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores