Assinar

Transações via smartphones já representam 41% das vendas online no Brasil, aponta Criteo

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Transações via smartphones já representam 41% das vendas online no Brasil, aponta Criteo

Buscar
Mobile payment, Man using mobile payments online shopping and icon on night background, All on mobile screen are design up.
Publicidade

Notícias

Transações via smartphones já representam 41% das vendas online no Brasil, aponta Criteo

Relatório revela crescimento de 48% nas transações móveis em relação ao ano anterior e indica ascensão global das compras em aplicativos


17 de outubro de 2018 - 7h10

A Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO), plataforma de anúncios para a Internet aberta, acaba de divulgar o relatório Global Commerce Review referente ao segundo trimestre de 2018. De acordo com a pesquisa, o mobile continua ganhando espaço no mercado brasileiro, impulsionado por um aumento nas compras feitas via smartphones. De maio a junho deste ano, as vendas por celulares e tablets (apps excluídos) chegaram a 43% das transações online. Sendo que destas, 41% foram concluídas em telefone móveis.

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 48% nas compras por meio de smartphones no Brasil. Já as vendas em tablets e desktops tiveram queda de 22% e 18%, respectivamente. O estudo, que analisa dados de navegação e compras de mais de 5 mil varejistas em mais de 80 países, revela que a adesão à web móvel e à tecnologia dos aplicativos vem crescendo globalmente.

“No mundo todo, as preferências dos consumidores têm mudado à medida que eles se tornam mais dependentes da conveniência e da personalização que as experiências de compra dentro dos aplicativos podem oferecer. Entretanto, é importante que os varejistas tenham em mente que o lançamento de um app não significa necessariamente resultados imediatos. Existe uma forte correlação entre o crescimento de transações nesse canal e varejistas que desenvolvem e se comprometem com uma estratégia contínua de promoção do aplicativo”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.

As três principais tendências globais identificadas pelo relatório da Criteo revelam que:

  • As transações concluídas na web mobile, especialmente nos smartphones, continuam a crescer na maioria dos países e regiões.
  • A participação dos aplicativos aumenta constantemente ao longo do tempo para varejistas que promovem seus apps.
  • Varejistas com lojas físicas tendem a ficar atrás de seus concorrentes com presença unicamente online quando se trata de capturar a demanda no aplicativo.

Para fornecer ainda mais insights acionáveis antes da temporada de compras de fim de ano, a Criteo também acaba de lançar o Seasonal Sales Dashboard. Online e gratuita, a ferramenta possibilita que os varejistas tenham acesso a uma análise de como os consumidores se comportaram no Brasil e em mais 15 países durante a temporada de 2017. A ferramenta interativa é alimentada por um bilhão de transações de mais de 2,5 mil varejistas. Os usuários podem detalhar o conjunto de dados e classificar por país, categoria de varejo e intervalos de datas entre 1º de novembro de 2017 e 31 de dezembro de 2017.

“Com pouco mais de dois meses até o Natal, os varejistas precisam entender os padrões diferenciados de navegação e compra de seus consumidores no celular para promover experiências que realmente farão a diferença neste final de ano, incluindo a Black Friday. Agora é o momento de ajustar as estratégias com foco em dispositivos móveis para garantir o sucesso da temporada”, afirma Firmino.

 

Confira abaixo mais descobertas do Global Commerce Review:

 

  • Mobile continua a crescer
  • Em muitos países, particularmente no norte da Europa e no Japão, as transações mobile representam mais de 50% das transações online
  • A região da Ásia – Pacífico, APAC,  tem sido líder em transações mobile (51%), mas todas as outras regiões acompanham o crescimento, incluindo Oriente Médio e África (47%), Europa (44%), América do Norte (39%) e América Latina (38%).
  • O sucesso do aplicativo de compras depende de uma divulgação inteligente
  • Globalmente, o mobile domina entre os varejistas que promovem seus aplicativos de compra. Nesses casos, a Criteo registrou um aumento de 30% em transações feitas via app em relação ao mesmo período do ano anterior.
  • A região da Ásia – Pacífico (APAC) conta com a maior parcela de transações em aplicativos (46%), seguida pela Europa (26%) e Américas (18%).
  • Varejistas que possuem ou estão considerando um aplicativo de compra têm boas razões para investir na divulgação. Na América do Norte, a taxa de conversão nos aplicativos de compra é mais de três vezes maior que na web mobile.

 

  • Varejistas exclusivamente online continuam a superar os tradicionais quando os dois promovem aplicativos de compras
  • Para os varejistas exclusivamente online que promovem seus aplicativos, 31% das transações são provenientes app.
  • Varejistas com lojas físicas que promovem um aplicativo de compra têm menos transações no app (21%) em comparação com os players online, mas possuem a oportunidade de integrar ainda mais a tecnologia dos aplicativos à experiência dos consumidores antes, durante e depois da visita ao estabelecimento

Metodologia do Q2 Global Commerce Review

Para conferir o relatório Q2 Global Commerce Review completo, clique aqui. O Global Commerce Review analisou navegação e compra individuais de mais de 5 mil varejistas, em mais de 80 países, durante o segundo trimestre de 2018.

Metodologia do Seasonal Sales Dashboard

O painel analisa o tráfego diário e os dados de vendas de mais de 2.500 anunciantes de varejo em 16 países, respondendo por mais de 1 bilhão de transações no quarto trimestre de 2017. Os dados mais granulares são sempre confirmados por dados verificados de pelo menos 10 varejistas. O tráfego indexado e os dados de vendas são comparados com a média em outubro de 2017. O compartilhamento de tráfego e vendas por dispositivo não inclui aplicativos.

Mapa Global Interativo

Para visualizar o mapa mundial interativo que apresenta um panorama global de dados regionais agregados, visite: https://www.criteo.com/insights/global-commerce-review-map/

 

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também