26 de outubro de 2022 - 10h46
(Crédito: Shutterstock)
A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro. Em 2021, com apenas dois dias de campanha no ar, as vendas no e-commerce chegaram a R$ 4,18 bilhões, um crescimento de 6% nas vendas digitais em relação ao ano anterior. E na Black Friday de 2022, as expectativas não poderiam ser melhores, dado o contexto de celebração reforçado pela simultaneidade do evento com os jogos da Copa do Mundo, paixão do brasileiro, que impulsionarão as vendas do varejo.
Estamos chamando essa zebra no calendário de “Super Novembro”, que promete ser um marco do retorno do consumo pós-pandemia com foco no e-commerce, com 71% dos brasileiros optando pelas compras online, segundo levantamento da ConQuist, e o digital sendo responsável por R$118 bi em vendas no primeiro semestre do ano.
E o crescimento não vai parar por aí, uma vez que o setor vem sendo marcado por uma fidelização cada vez maior! Segundo pesquisa da All iN | Social Miner, em parceria com a Opinion Box e Bornlogic, cerca de 50% dos usuários tiveram uma jornada de compras tranquila em 2021 e 27% deles consideraram que a compra foi realizada com um excelente atendimento.
Para esses 27%, a qualidade da experiência foi tão elevada que se tornaram fiéis a uma loja online específica e pretendem continuar fazendo compras nela com alguma frequência. Nesse ponto, os melhores amigos das campanhas de marketing com foco em performance serão a boa gestão do estoque, a relevância da publicidade exibida às audiências e a qualidade da navegação pelo site, de modo que a sua comunidade, cativada nos últimos meses nas ações de topo e meio de funil, chegue ao final da jornada de compra com o carrinho de vendas repleto de aquisições, as quais se converterão em experiências positivas com a marca mais adiante.
Por isso é de extrema importância que, antes de qualquer coisa, a marca conheça seu público. Diferentes verticais têm tempos de conversão diferentes, por exemplo. No caso da indústria Fashion, 80% das conversões acontecem em média 6 dias após o clique em um anúncio da RTB House, segundo nossos dados internos.
Já na categoria de Home & Office, em 80% dos casos a compra costuma acontecer cerca de 12 dias após o clique nos nossos banners. Esse é um dos dados que podemos utilizar para definir o tempo exato das campanhas na black friday. E é claro que uma base aquecida é fundamental para colher frutos o quanto antes. Por isso, vale apostar em campanhas para públicos menos engajados, como visitantes inativos, já no começo do mês, com o intuito de aumentar esse pool de usuários ativos do site próximo à semana que antecede a Black Friday, em que os bids são tradicionalmente mais caros. Esse investimento permitirá que as campanhas de retargeting sejam mais eficazes, melhorando sua receita neste período altamente competitivo.
Há uma expectativa de que o Super Novembro também impulsione a economia brasileira, apesar da inflação. Dados internos da RTB House mostram que, em novembro, a receita das campanhas costuma aumentar entre 60% e 65%, considerando dados internos dos anos de 2018 a 2021. Dessa maneira, é fundamental que os profissionais de Marketing acompanhem de perto os investimentos em mídias digitais versus as expectativas de resultados, apoiados sempre por tecnologia avançada – para garantir a veracidade e velocidade dos dados.
As análises podem medir em detalhes o desempenho das campanhas, dos formatos de anúncios, canais e métricas específicas. Cada mídia digital possui ferramentas e recursos próprios para esse tipo de monitoramento e entre os dados analisados estão a quantidade de cliques em anúncios, número de visualizações e impressões, tempo de navegação no website, porcentagem de engajamento, taxa de conversão, entre outros que podem mensurar em tempo real o interesse do público pelos produtos/serviços da marca.
É preciso ter olhar crítico para os dados e flexibilidade para aceitar mudanças! As informações coletadas podem impactar o rumo das campanhas, visto que, ao deixar de se basear em suposições para se apoiar em dados reais, novos insights podem vir à tona. Além disso, com novas informações, é possível identificar possíveis erros com antecedência. Como as campanhas voltadas à performance são focadas no ROI (Retorno sobre o investimento), o anunciante tem acesso antecipado ao custo unitário das ações, o que diminui muito os riscos. Percebendo esses fatores, é possível ajustar as otimizações das métricas e potencializar investimentos. Ou seja, por mais que haja planejamento prévio, é válido considerar “mexer no time” que não está indo muito bem, e até fazer substituições necessárias para buscar os melhores resultados.
Com essa estrutura, o foco inevitável em ganhos de performance para as campanhas, impulsionadas em grande parte pelos descontos do período, é maximizado por meio da análise de dados extraídos em tempo real, com o apoio de soluções baseadas em Inteligência Artificial, como o Deep Learning. A tecnologia ajuda a definir as audiências mais qualificadas, impactá-las com precisão e aumentar os retornos da campanha, a partir da possibilidade de uma alocação de budget mais eficaz, com foco real em “levar a taça para casa”!