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Combatendo o Desperdício de alimentos engajando a comunidade gastronômica

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Opinião

Combatendo o Desperdício de alimentos engajando a comunidade gastronômica

A Casa Zero reforça o papel da empresa como parceira estratégica para seus clientes e abre possibilidades para que novos contatos com a marca sejam feitos

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13 de dezembro de 2024 - 10h10

O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo e uma potência criativa na culinária, temos sabores plurais em nossas regiões, variedade de ingredientes e chefs que cada vez mais se destacam em premiações e eventos. Ainda sim, somos um país com mais de 33 milhões de brasileiros com fome e que, de acordo com o movimento social Pacto Contra a Fome, desperdiça 55 milhões de toneladas de alimentos por ano

É essencial que toda a cadeia de produção busque alternativas para reduzir esse desperdício. No setor de alimentação fora do lar, otimizar o rendimento dos ingredientes é uma prática sustentável para o planeta e para a saúde dos negócios. Segundo a Abrasel, restaurantes com má gestão de resíduos e porcionamento errado de ingredientes podem sofrer um prejuízo de até 15%.

Para otimizar a produção de refeições, a tecnologia pode ser uma aliada, com equipamentos de cocção mais modernos e sistemas de gestão de estoque. Porém, é essencial o investimento na conscientização da equipe e na disseminação de conteúdos que fomentem o debate sobre as melhores práticas. E essas conversas não precisam ser maçantes, pelo contrário, podem muito bem serem pensadas como experiências imersivas e momentos de troca e aprendizado em conjunto. Um exemplo desse tipo de abordagem lúdica para o desperdício é a Casa Zero, projeto da Unilever Food Solutions, que traduziu tendências globais em ações práticas e impactantes para profissionais da gastronomia.

A Casa Zero é a materialização do relatório Menus do Futuro, uma iniciativa que identificou, por meio da colaboração de mais de 1.600 chefs ao redor do mundo, as principais tendências gastronômicas do futuro. Entre os destaques está o conceito de menus de baixo desperdício de alimentos, que endereça justamente a necessidade de aumentar o rendimento das preparações.

A ativação, realizada no mês de dezembro, foi pensada para promover uma experiência imersiva e educativa para operadores de restaurantes e outros profissionais do setor.
Com workshops, degustações e palestras conduzidas por chefs renomados, como Bel Coelho, Thomas Troisgros e Dario Costa, o evento abordou soluções práticas e de fácil implementação como compostagem, conservas, planejamento de cardápios e técnicas de cocção que reduzem o desperdício.

Para a Unilever Food Solutions, a Casa Zero reforça o papel da empresa como parceira estratégica para seus clientes e abre possibilidades para que novos contatos com a marca sejam feitos. A experiência gera histórias e aprendizados que são facilmente compartilháveis, ampliando o alcance da iniciativa.

Além de todo conteúdo disponibilizado no evento, temos uma série de cursos online gratuitos na Unilever Food Academy e a companhia participa de diferentes ações voltadas para a redução do desperdício de alimentos.

Assim, com conteúdo e experiências imersivas e práticas, vamos contribuindo para o compromisso da companhia de impactar positivamente a sociedade, por meio de nossas marcas e unidades de negócios, sempre com criatividade, inovação e muito sabor.

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