Aprendizado sob demanda mantém cursos online em alta
Demanda por cursos online cresce na pandemia, mas apenas aqueles que apresentam resultados efetivos conquistam o reconhecimento do mercado
Aprendizado sob demanda mantém cursos online em alta
BuscarDemanda por cursos online cresce na pandemia, mas apenas aqueles que apresentam resultados efetivos conquistam o reconhecimento do mercado
Amanda Schnaider
23 de junho de 2023 - 6h03
A falta de tempo na rotina dos brasileiros alinhada à necessidade maior de especialização para se destacar no mercado de trabalho são fatores que contribuem para o aumento da demanda pelos cursos online.
A pandemia também impulsionou esse setor visto que, com o isolamento social, a única forma de estudar era a distância.
Estudo do Google mostra que a procura por cursos de especialização de educação a distância (EAD) cresceu 130% no pico da quarentena.
Entretanto, mesmo com o fim da pandemia, o interesse das pessoas por esse formato de ensino se manteve.
Segundo Chiquinho Lucchini, diretor de criação da Take4Content, o que aconteceu foi a mudança de hábitos e comportamentos que todas as pessoas experimentaram com muita intensidade.
Assim, o relatório Online Education Steps Up, da Udemy, marketplace de cursos online, analisa justamente essa tendência.
“Como 67% dos trabalhadores buscaram oportunidades educacionais durante a pandemia, essa paixão pelo aprendizado sob demanda só aumentou após a pandemia”, pontua Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina.
O executivo ainda enfatiza que as pessoas recorrem ao aprendizado online para melhorar suas habilidades, manter-se ocupadas e aumentar a produtividade.
Portanto, ao constatar esse movimento de crescimento, a Take4Content fez joint venture com o portal de notícias IG.
Juntos, lançaram o IG4learn, plataforma de aulas e cursos para professores, produtores de conteúdo e alunos.
“O IG é um nativo digital. Foi a primeira internet e e-mail grátis do País. Possui números muito expressivos de usuários que só consomem conteúdo e informação no portal. Então, nada mais natural que colocar esse canhão a favor de criadores de aulas, produtores de conteúdo, cursos online”, explica Lucchini.
Ademais, nesse mar de conteúdo e cursos online, na visão do diretor de criação da Take4Content, o mercado filtra cursos que realmente têm entrega efetiva de resultado e aprendizagem e cria provas sociais (testemunho espontâneo) que servem de ação e referência para outros interessados.
Portanto, mostrar o resultado para o mercado é fundamental.
Estudo recente da IDC com clientes da Udemy Business relata aumento de quase cinco vezes em funcionários qualificados, produtividade aproximadamente 12% maior e economia significativa de custos de contratação e recrutamento.
A Udemy Business é a solução de aprendizagem business-to-business da Udemy.
A Udemy Business tem mais de 14 mil clientes, com acesso a mais de 22 mil cursos. A plataforma conta com conteúdo em 15 idiomas.
Dessa forma, Spinelli, da Udemy, destaca que, nessa era de rápida transformação digital, novas habilidades técnicas, de poder e de liderança estão constantemente surgindo em áreas como mídia e publicidade.
“Por exemplo, com o aumento da popularidade do ChatGPT, os profissionais buscam cursos sobre a melhor forma de aproveitar as ferramentas de inteligência arificial generativa nesses campos”, complementa.
Confira também: O que é e quais as tendências do Marketing 5.0
Compartilhe
Veja também
IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação
Com IA como carro-chefe, executivos da empresa de tecnologia falam sobre as tendencias tecnológicas para o ano que vem
10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media
Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce