Aprendizado sob demanda mantém cursos online em alta

Buscar
Publicidade

ProXXIma

Aprendizado sob demanda mantém cursos online em alta

Demanda por cursos online cresce na pandemia, mas apenas aqueles que apresentam resultados efetivos conquistam o reconhecimento do mercado

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


23 de junho de 2023 - 6h03

A falta de tempo na rotina dos brasileiros alinhada à necessidade maior de especialização para se destacar no mercado de trabalho são fatores que contribuem para o aumento da demanda pelos cursos online.

A pandemia também impulsionou esse setor visto que, com o isolamento social, a única forma de estudar era a distância.

Estudo do Google mostra que a procura por cursos de especialização de educação a distância (EAD) cresceu 130% no pico da quarentena.

Entretanto, mesmo com o fim da pandemia, o interesse das pessoas por esse formato de ensino se manteve.

Segundo Chiquinho Lucchini, diretor de criação da Take4Content, o que aconteceu foi a mudança de hábitos e comportamentos que todas as pessoas experimentaram com muita intensidade.

cursos online

A Take4Content fez joint venture com o portal de notícias IG para lançar o IG4learn, uma plataforma de aulas e cursos online (Crédito: Divulgação)

Paixão que aumentou

Assim, o relatório Online Education Steps Up, da Udemy, marketplace de cursos online, analisa justamente essa tendência.

“Como 67% dos trabalhadores buscaram oportunidades educacionais durante a pandemia, essa paixão pelo aprendizado sob demanda só aumentou após a pandemia”, pontua Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina.

O executivo ainda enfatiza que as pessoas recorrem ao aprendizado online para melhorar suas habilidades, manter-se ocupadas e aumentar a produtividade.

Portanto, ao constatar esse movimento de crescimento, a Take4Content fez joint venture com o portal de notícias IG.

Juntos, lançaram o IG4learn, plataforma de aulas e cursos para professores, produtores de conteúdo e alunos.

“O IG é um nativo digital. Foi a primeira internet e e-mail grátis do País. Possui números muito expressivos de usuários que só consomem conteúdo e informação no portal. Então, nada mais natural que colocar esse canhão a favor de criadores de aulas, produtores de conteúdo, cursos online”, explica Lucchini.

Reconhecimento do mercado

Ademais, nesse mar de conteúdo e cursos online, na visão do diretor de criação da Take4Content, o mercado filtra cursos que realmente têm entrega efetiva de resultado e aprendizagem e cria provas sociais (testemunho espontâneo) que servem de ação e referência para outros interessados.

Portanto, mostrar o resultado para o mercado é fundamental.

Estudo recente da IDC com clientes da Udemy Business relata aumento de quase cinco vezes em funcionários qualificados, produtividade aproximadamente 12% maior e economia significativa de custos de contratação e recrutamento.

A Udemy Business  é a solução de aprendizagem business-to-business da Udemy.

A Udemy Business tem mais de 14 mil clientes, com acesso a mais de 22 mil cursos. A plataforma conta com conteúdo em 15 idiomas.

Era de rápida transformação

Dessa forma, Spinelli, da Udemy, destaca que, nessa era de rápida transformação digital, novas habilidades técnicas, de poder e de liderança estão constantemente surgindo em áreas como mídia e publicidade.

“Por exemplo, com o aumento da popularidade do ChatGPT, os profissionais buscam cursos sobre a melhor forma de aproveitar as ferramentas de inteligência arificial generativa nesses campos”, complementa.

Confira também: O que é e quais as tendências do Marketing 5.0

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a NFL utiliza IA para aprimorar desempenho de atletas

    Como a NFL utiliza IA para aprimorar desempenho de atletas

    Competição investe no aprimoramento de dados a partir do uso de inteligência artificial e machine learning para gerar mais informações durante os jogos

  • Agtechs: como o agronegócio tem abraçado a tecnologia?

    Agtechs: como o agronegócio tem abraçado a tecnologia?

    Em razão das responsabilidades e resultados, o agronegócio busca startups em tecnologia para otimizar colheitas e reduzir os desperdícios